TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia na Educação

Por:   •  9/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PASSO 5

FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

Identificação

Nome

Henrique Vidal Bezerra

RA

2480280211

Curso

MBA em Gestão Estratégica de Negócio.

Período de ingresso

Março/2014

Tecnologia na Educação

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho procura mostrar a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, apontando desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica. 

Estamos assistindo no processo de desenvolvimento tecnológico, social,econômico e cultural, mudanças jamais vistas. As inovações estão acontecendo em praticamente todas as áreas, interferindo no cotidiano das pessoas, o que traz a necessidade da inovação educacional, pois as tecnologias são emergentes e irreversíveis. É necessário que as escolas se adaptem a esta nova realidade, com um olhar voltado às tecnologias, numa perspectiva de ganhos, de vantagens

A forma tradicional de aplicar o processo de ensino-aprendizagem vem passando por constantes mudanças inclusive pela introdução dos computadores nas escolas. Com o computador vem a exigência dos alunos por novas técnicas que tornem o processo de ensino mais dinâmico e motivador e o desafio dos educadores em dominar e adequar as mais diversas áreas do conhecimento dentro desse novo contexto que essas máquinas podem proporcionar dentro das escolas.

1.1. Delimitação do Tema

O objetivo do presente trabalho será traçar um diagnóstico sobre os avanços tecnológicos que vem sendo inseridos cada vez mais dentro do ambiente escolar, o desafio constante dos educadores para usar tal tecnologia em prol da educação, a relação mundo virtual x educação que deve ser acompanhada de perto para não afetar negativamente o aprendizado além de mostrar que o uso de ferramentas tecnológicas educativas melhoram o rendimento dos alunos em algumas matérias em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula. O trabalho permitirá paralelamente identificar a eficácia do uso das redes sociais dentro do âmbito escolar como cenário de troca de informações e pesquisas.

1.2. Formulação do Problema (Problematização)

Com esse vasto mundo de informações que a internet nos proporciona foram feitas algumas pesquisas que indicam que o uso em excesso dessa ferramenta pode conduzir ao isolamento social, afastando os internautas do convívio com a família e amigos em ambientes reais, já que preferem se relacionar aleatoriamente com pessoas desconhecidas e, muitas vezes, sem identidade na rede. Esse contexto pode ser levado para dentro da sala de aula pois o aluno que é alienado em internet fica distraído perdendo assim o foco no que é transmitido pelo professor.

1.3. Hipótese

O acúmulo de conhecimento, extraído de páginas ou redes sociais na internet pode em um dado momento senão processadas de forma correta causar um certo desconforto para o aluno, que acessa e passa a ler as notícias sem analisá-las. Isso acontece porque o aluno ao ter contato com a informação apressadamente não consegue emitir sua opinião sobre a mesma e o que produz é um conhecimento descartável que se apaga e rapidamente é esquecido. Para evitar tal situação seria necessário aulas dinâmicas com debates e troca de opiniões sobre qualquer informação adquirida na internet para estimular o pensamento crítico dos alunos sobre determinado tema, dessa forma o assunto é estudado a fundo.

1.4. Objetivo Geral

Identificar a relação saudável e proveitosa existente entre as tecnologias de hoje x educação dentro da sala de aula para que haja harmonia e melhoria no aprendizado dos alunos nas escolas.

1.5. Objetivos Específicos

- Elaborar um diagnóstico sobre as metodologias usadas dentro da sala de aula;

- Analisar se tais métodos de ensino podem ser melhorados com a soma de tecnologias no ensino;

- Traçar um plano de ação a fim de identificar a melhor maneira de inclusão das ferramentas tecnológicas;

- Implantar os recursos de tecnologia;

- Identificar as possíveis dificuldades dos alunos ou até mesmo dos educadores com essa nova forma de didática;

- Utilizar pesquisas para avaliação do desempenho dos alunos após a implantação da tecnologia na educação;

- Avaliar possíveis causas de desatenção ou queda no rendimento dos alunos devido aos recursos que a internet proporciona como acesso a redes sociais;

- Tornar o ambiente escolar mais dinâmico, com troca de opiniões, debates e um maior aproveitamento por parte de todos incluídos no processo de aprendizagem.

1.6. Justificativa

Este estudo nos mostra a importância da atualização constante quando falamos em tecnologia pois sabendo usar essa ferramenta não só em prol da educação mas de qualquer área os ganhos que a modernidade tecnológica nos proporciona é enorme. A necessidade por melhoria na educação brasileira é um tópico emergencial e tudo que possa servir de melhoria nesse processo de ensinamento x aprendizado é muito bem vindo. A pesquisa foi feita com intuito de demonstrar que a internet não se resume apenas em redes sociais e tão pouco que seu uso é maléfico aos usuários mas o foco é demonstrar que através da tecnologia usada de uma forma consciente traz benefícios independente do âmbito onde for inserida.

2. Referencial Teórico

As constantes mudanças na sociedade devem-se essencialmente ao desenfreado avanço tecnológico que assola nosso universo.Estas transformações colocam no sistema educativo novos desafios aos quais é necessário dar uma resposta rápida e inadiável. O compromisso com a educação e a preocupação com o futuro  dos jovens, leva os professores a uma preocupação com o novo, com a formação de valores e uma procura pela melhor forma de contextualizar consistentemente as práticas pedagógicas com as novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (655.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com