TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Pode se dizer que a automação na logística se divide em duas partes, a automação do fluxo de materiais e a automação do fluxo de informações (TI).

        AUTOMAÇÃO DO FLUXO DE MATERIAIS

        

        Na cadeia de abastecimento, a logística engloba o fluxo de materiais desde o fornecedor até o cliente final. Nesse caminho, o material é processado, movimentado, estocado, manuseado, embalado e transportado, deixando o produto final de acordo com as expectativas do consumidor final.

        Existem diversas atividades de automação do fluxo de materiais.

        PROCESSAMENTO

São as atividades que agregam valor ao produto relacionadas a manufatura. A seguir é descrito alguns desses equipamentos.

Centros de usinagem: O produto fabricado recebe processos de usinagem, de acordo com a programação definida.

Sistemas de pintura automatizados: O produto passa por transportadores contínuos e recebe pintura feita por robôs de acordo com a sua programação.

MOVIMENTAÇÃO

Atividades de movimentação de materiais entre equipamentos, setores ou áreas próximas, contam com equipamentos como:

Transportadores contínuos: Sistemas de automatização da movimentação de materiais entre áreas que possibilitam a qualidade e a velocidade da movimentação.

Monovias eletrificadas: Aéreas ou ao nível do chão, elas movimentam materiais através de carros comandados por computador.

ESTOCAGEM

A atividade de estocagem conta com sistemas como:

Transelevadores: Por meio deles as cargas paletizadas podem ser elevadas e estocadas a alturas superiores a 35 metros.

Miniloads: Contentores estocados e separados rapidamente através desse sistema.

MANUSEIO E EMBALAGEM

A atividade de manuseio e embalagem conta com sistemas como:

Paletização automática: Permite o manuseio de volumes através de sistemas de paletização e despaletização automática, inclusive alguns sistemas realizam esse processo diretamente no veiculo de transporte.

Envolvimento de cargas: A carga paletizada é envolvida automaticamente através de filmes esticáveis.

TRANSPORTE

Movimentações em grande distancia requerem sistemas automatizados, que se concentram principalmente em transportadores contínuos.

Transportadores contínuos: Usados para transportes em grandes distancias, eliminam barreiras como o relevo da região instalada.

Transportadores contínuos do tipo teleférico: Transporte aéreo em grandes distâncias que podem substituir as rodovias.

AUTOMAÇÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES

Além do fluxo de materiais, a logística se preocupa também com o fluxo de informações, para ter qualidade e velocidade das informações, a fim de atender as expectativas do cliente final, utilizando os recursos da cadeia de abastecimento da melhor forma possível.

As soluções de automação do fluxo de informações podem ser divididas em cinco grupos, que são planejamento, execução, controle, comunicação e concepção.

“A informação flui através dos processos de planejamento das necessidades dos clientes, seguindo para a execução das instruções e subsequente controle da implementação do plano de ação gerado. Por fim, na concepção criamos e implementamos mudanças inovadoras buscando vantagens competitivas.“

Cada processamento na cadeia da informação traz um enriquecimento de conteúdo, da mesma maneira que cada agente da cadeia de suprimentos agrega valor ao produto enquanto processa as matérias primas e os componentes.

Depois de analisar a cadeia da informação, é necessário identificar os principais fornecedores das tecnologias fundamentais, que são o Hardware (1ª camada), o Software (2ª camada), o DBMS ou Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (3ª camada), os Aplicativos (4ª camada), a Tecnologia de Workflow (5ª camada) e o sistema de Interface de Voz (6ª camada). Veja a figura abaixo:

Interface de Voz (6ª Camada)

Workflow (5ª Camada)

Aplicativos (4ª Camada)

DBMS (3 ª Camada)

Software (2 ª Camada)

Hardware (1 ª Camada)

A 1ª camada refere-se ao processamento de dados em código de máquina, através de sistemas de hardware. São computadores, processadores, redes e periféricos.

A 2ª camada é referente ao sistema operacional, que gerencia os componentes e os periféricos dentro do sistema, servindo de ponte para a comunicação entre o hardware e os níveis seguintes.

Na 3ª camada encontram-se as linguagens de programação e os gerenciadores de banco de dados (DBMS).

Na 4ª camada, encontram-se os aplicativos desenvolvidos por meio das linguagens de programação para os usuários finais, podendo ser baseados nos bancos de dados da terceira camada.

Alguns aplicativos podem transmitir dados entre si.

A 5ª camada é referente a tecnologia de workflow. São sistemas de interface orientados por processos do dia a dia, onde o usuário realiza diversas tarefas em poucas telas, em um processo mais inteligente.

A 6ª camada inclui as tecnologias de interface de voz e linguagem natural.

SOLUÇÕES DE TI APLICADAS A LOGÍSTICA

As soluções de TI da 4ª camada (aplicativos) aplicada à logística podem ser classificadas em cinco grupos: planejamento, execução, comunicação, controle e concepção. A seguir são dados alguns exemplos.

PLANEJAMENTO

As soluções para planejamento na logística incluem:

Forecast (Previsão de Vendas): assegura a previsão da demanda da cadeia de suprimento.

CRM (Gerenciamento do Relacionamento com Clientes): sistemas para atendimento personalizado aos clientes.

SRM (Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores): sistemas para relacionamento personalizado com fornecedores.

ERP (Planejamento de Recursos Empresariais): softwares de gerenciamento de informações das mais variadas funções administrativas de uma organização. Eles integram os processos em todos os níveis da organização, com informações rápidas e precisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com