TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ULTIMA FORTALEZA

Por:   •  9/12/2019  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

A ÚLTIMA FORTALEZA.  The Last Castle. [Filme-DVD]. Produção de Robert Lawrence. Direção de Rod Lurie.  Roteiro de David Scarpa, Graham Yost Estados Unidos da América: DreamWorks SKG; Robert Lawrence Productions Inc. Universal Pictures do Brasil Distribuidora. (131 min.) 2001.

Em  um castelo prisional, eram confinados presos militares das forças armadas americana.  Estes viviam nesta prisão em precárias e subumanas condições sob o domínio do Coronel  Winter (James Gandolfini). No  desenrolar da trama, e enviado a esta prisão, o General Irwin (Robert Redford), que por condenação da  corte marcial do exército, após violar o código de conduta  militar, já que revogou uma ordem direta do presidente dos Estados Unidos da América, colocando a vida de outros militares em risco. Irwin considera-se culpado, e é submetido  às punições da prisão.

Observa-se no enredo do filme que quando chega ao presídio o General Irwin  é hostilizado porém, inicia um processo de observação dos demais presos e percebe que eles são pessoas desmoralizadas, sem estimativas de vida e completamente apáticas frente aos desmandos irregulares do Coronel Winter.  A partir daí, passa a almejar estratégias, tendo como pano de fundo o próprio sistema e a comunicação, credibilidade e carisma de sua personalidade. Com isso, alcança a confiança dos demais detentos que vêem em Irwin uma chance de mudança. Os detentos iniciam uma organização e unidos buscam um mesmo objetivo, a derrocada do tirano Winter.

O general Irwin, orienta os companheiros detentos e aos poucos passa a ser chamado de chefe, como uma forma de respeito. Por inúmeras vezes tenta alertar ao Coronel Winter para seus  excessos que poderiam acarretar algo muito perigoso para todos do castelo.

O general Irwin enfatizava as qualidades de cada um quando da construção do muro, elogiava cada ação, como o caso do detento Aguilar,  que era filho de um pedreiro, sempre tinha se expressado em relação a isto nunca fora ouvido, no entanto, quando Irwin, argumenta que os companheiros deveriam solicitar ajuda de Aguilar, foi prontamente atendido e o muro foi brilhantemente construído.

Especificamente nesta fase, o tirano Coronel Winter começa a perder espaço, em contrapartida, Irwin inicia sua escalada de comando em busca de seu objetivo que é a tomada do castelo, a derrubada do coronel diretor e a devolução da dignidade dos detentos no cumprimento de suas penas. Irwin motiva os presos e os leva a se reconhecerem como pessoas e principalmente como soldados, ao enfatizar que “ todos podem tirar tudo de cada um deles, menos o que eles realmente são”. Enfatizava sempre que o grupo deveria ter como foco alguns pontos primordiais para a tomada do castelo, ou seja,  observar aspectos necessários ao cumprimento de uma missão: Localização, proteção, guarnição e bandeira. Esta última representa o elemento que identifica o grupo.

Com suas atitudes,  General Irwin demonstra sua liderança democrática, demonstrada em varias situações, sobretudo, ao se arriscar para salvar o piloto Yates,  que tomou  helicóptero,  seu companheiro detento.outra situação para o líder nato, foi quando adquire adeptos ate mesmo na guarda do presídio, que se nega a cumprir a ordem para  atirar em Irwin quando ele insiste em hastear a bandeira. Tomado pela ira,  Winter comete homicídio contra Irwin.

Conclui-se que o autoritarismo ditatorial confronta-se com a autoridade democrática, fazendo com que seja revisto muitos conceitos em qualquer  que seja a função profissional e ate mesmo pessoal, uma vez que por meio de um mando autocrático  consegue-se o cumprimento de ações mediante a imposição do medo e punições entretanto, quando há o comando democrático e coerente, há o êxito em todas as ações por meio do respeito e da motivação para ampliar os horizontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com