TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ultima Fortaleza - Introdução

Por:   •  24/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 4

2- Discutir em grupo e reescrever resumidamente a história do longa metragem (nome do filme, gênero, ano, atores, diretor, premiações etc);

Este presente trabalho tem o intuito de demonstrar técnicas e elementos da administração presentes em um filme longa-metragem.  Serão abordados os seguintes temas: planejamento, liderança, organização e trabalho em equipe. Além disso, haverá um paralelo em como essas questões, presentes no filme, podem auxiliar o profissional no dia-a-dia  dentro das organizações.

A  seguir, apresenta-se a ficha técnica do filme The Last Castle, traduzido por A Última Fortaleza, produzido em 2001 e lançado em 2002. O longa-metragem é incluído no gênero ação/drama e foi dirigido por Rod Lurie. Cita-se alguns dos atores principais: Robert Redfort (General Irwin); James Gondolfini (Coronel Winter); Mark Ruffalo (Yates); Delroy Lindo (General Wheeler); Clifton Collins Jr. (Cabo Ramon Aguilar) e Steve Burton (Capitão Peretz). 

A Última Fortaleza narra a história do General Irwin, um condecorado militar do exército americano, que perde sua patente e liberdade, após ser condenado a passar o resto de sua vida em uma prisão de segurança máxima.

Na prisão, de início, há um respeito mútuo entre o prisioneiro - General Irwin, e o dirigente da prisão - o Coronel Winter. No entanto, com o passar dos dias, Irwin discorda do modo autoritário, agressivo e desrespeitoso que o coronel comanda os seus prisioneiros. Ao se opor a esses métodos e transparecer isso ao dirigente da prisão, o Coronel se vê ameaçado pelo populismo criado pelos prisioneiros em relação ao General recém-chegado. Com isso, trata de aplicar punições severas ao General a fim de calá-lo, e demonstrar sua autoridade, provando ser o líder da prisão – em que só a ele devem temer, respeitar e obedecer.

Entretanto, o que aconteceu foi exatamente o contrário. Irwin ganhou a confiança e o respeito de todos, de forma que, ocultamente e ludicamente, todos se tornaram soldados de um exército liderado pelo General com o intuito de derrubar o Coronel.

Irwin elabora um plano para comprovar a má administração vigente na detenção. O plano dá certo, quando ao chegar na prisão, o General Wheeler (superior do Coronel Winter) se depara com uma tremenda batalha interna, e pode assistir, pessoalmente, a crueldade no combate a desordem que Winter, constantemente, utilizava.

O general Irwin poupa seus subordinados delegando cargos para as pessoas certas – analisa as habilidades de cada um, e delega funções compatíveis a cada perfil. Cada grupo era responsável por uma parte do trabalho, e as etapas de execução do plano, criado pelo General, são executadas com precisão, disciplina e perfeição, apontando assim, uma gestão primorosa. O resultado não poderia ser diferente, apesar do fim trágico (o General morre, sacrificando sua própria vida em prol do êxito de seu trabalho), a vitória é alcançada com louvor.

4. Responder as seguintes perguntas:

a. De que forma o filme contribui para o melhor conhecimento dos  fundamentos da administração de empresas? (resposta do grupo)

Pode-se encontrar nesse filme vários pontos relacionados a Teoria da Administração. Alguns deles são: a divisão de tarefas; estudo de tempos e movimento; a departamentalização; a presença explícita de supervisores e setores que são apresentados na teoria clássica; liderança; planejamento; trabalho em equipe; motivação; inspiração e enxergar o potencial humano de cada um.

Com exemplos práticos, embora distante do contexto organizacional, percebe-se a importância que um trabalho diário, bem estruturado e organizado, tem para o êxito e bem-estar social das organizações. Pessoas que fazem o que tem aptidão para tal, bem reconhecidas, com líderes carismáticos e com visão estratégica trabalham de forma mais prazerosa e feliz, proporcionando assim um aumento na produtividade e menores índices de erro.

Pudemos analisar, ainda, de uma forma mais clara e didática, alguns pontos muito citados nas mudanças de paradigmas do século XXI a respeito da Administração. Por exemplo, o papel do gerente e o achatamento da hierarquia. No filme, percebemos que o papel do líder, como Winter, autoritário e que nem ao menos se dirige aos seus subordinados, está totalmente ultrapassado. O grande líder, hoje em dia, é aquele que possui uma linha horizontal de hierarquia, mantendo sempre contato com seus funcionários, e dando a eles também, poder de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com