TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização da Ferramenta 5s em Organizações Públicas

Por:   •  30/4/2022  •  Monografia  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DOM ALBERTO

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

           CRISTIELE DAL OSTO MINUZZI

        

   UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

                                       

SANTA MARIA / RS

2019

UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Autor[1] Cristiele Dal Osto Minuzzi

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – Sabe-se da importância que os padrões de qualidade trazem tanto para as organizações que estão iniciando suas atividades, como para as organizações já estabelecidas e que visam manter seus processos, no setor público ou privado. Além disso, fatores críticos de sucesso tais como minimização de custos, de tempo, de processamento, melhoria da qualidade de produtos e serviços definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma organização. Desta forma, o objetivo central deste estudo consiste em analisar e discutir a utilização da Ferramenta 5s em organizações públicas, geralmente relacionadas a culturas organizacionais rígidas, ineficientes e resistentes a mudanças. E, de forma específica, pretende-se exibir as etapas de aplicação e os resultados alcançados com a utilização desta ferramenta. O estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica baseando-se em estudos já apresentados sobre o tema, com consistência literária suficiente para validar a preposição de que, mesmo com a existência de características culturais próprias dentro da administração pública, a aplicação disciplinada das etapas que compõem a Ferramenta 5S poderá ter êxito em relação aos objetivos propostos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão da Qualidade. Ferramenta 5S. Organização Pública


  1. INTRODUÇÃO

Toda organização que almeja se desenvolver e alcançar estabilidade no mercado de atuação tem por necessidade aderir a processos de transformação, utilizando-se das pessoas, mudando seus conceitos e alterando suas práticas gerenciais. Para isso, faz-se necessário um ambiente saudável e harmonioso entre os indivíduos, para que estes possam produzir mais e melhor, obtendo resultados com qualidade.

        Os programas de qualidade fornecem subsídios importantes nas tomadas de decisões da instituição, estreitam os laços com seus funcionários para traçar uma boa imagem da organização perante seus usuários e buscam elevar a qualidade dos serviços oferecidos. A qualidade deve ir bem além do serviço prestado pela empresa, a fim de alcançar o sucesso em todos os processos e atividades organizacionais, através do comprometimento de todos junto à organização.

        O sucesso de algumas organizações privadas enseja estudos relacionados a gestão da qualidade aplicada neste setor. Em busca de melhorias e maior eficiência também para o setor público, este trabalho procurou explorar na Ferramenta 5S uma forma, não apenas, de melhorar pontualmente o ambiente de trabalho, mas também evidenciar os benefícios que as boas práticas da gestão da qualidade proporcionam, apresentando desta forma o problema de pesquisa: Quais resultados práticos podem ser obtidos através da aplicação e utilização da Ferramenta 5S numa organização pública?

A metodologia do 5S enfatiza a prática de hábitos saudáveis para a integração do pensar, do agir e do sentir, partindo do princípio de que tudo pode ser feito de maneira melhor, eliminando desperdícios e transformando o local de trabalho em um ambiente agradável. Sendo capaz de conscientizar a todos dentro da organização para a qualidade total através da organização e da disciplina. Onde é possível desenvolver um planejamento sistemático permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos colaboradores.

Assim, tem-se como objetivo geral deste trabalho discutir a utilização da Ferramenta 5S, propondo melhorias de qualidade para o ambiente de trabalho em organizações públicas, que muitas vezes são ligadas a um ambiente altamente burocratizado, com problemas na forma de organizar e gerir tarefas, fonte de inúmeros conflitos funcionais, culturas inflexíveis e hesitantes a transformações. E, de forma específica, pretende-se analisar os processos de qualidade das organizações públicas, exibindo as etapas de aplicação e os resultados alcançados com a utilização da Ferramenta 5S.

O estudo apresenta grande relevância não só para a comunidade acadêmica, mas também para a comunidade em geral, por se tratar da implementação de uma ferramenta de qualidade que proporciona à organização pública atingir seus objetivos de forma eficaz. Sugerindo a replicação das técnicas utilizadas em outras esferas da administração, trazendo assim ainda mais benesses à população que clama por melhorias nos serviços públicos.

Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para a elaboração do presente trabalho, baseando-se em estudos já apresentados sobre o tema, com objetivo de reunir informações e dados para basear a  preposição de que, mesmo com a existência de características culturais próprias dentro da administração pública, a aplicação disciplinada das etapas que compõem a Ferramenta 5S poderá ter êxito em relação aos objetivos propostos.

                

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A Ferramenta “5S”

Criada e idealizada no Japão, na década de 60, a Ferramenta 5S também conhecida como House Keeping (serviço de limpeza) foi inicialmente utilizada pelas donas-de-casa para envolver todos os membros da família na organização do lar (SILVA, 1994). Segundo Filho (2003) visava também a melhoria do ambiente das empresas, que eram muito sujas e desorganizadas, e ainda, acabar com o desperdício, diminuir o número de acidentes e melhorar a produtividade.

Possui diferentes nomenclaturas, tais como: ferramenta, movimento, programa, metodologia. Apesar disso sua aplicação se dá em prol da organização, saúde, limpeza e qualidade dos processos, por meio de um conjunto de atividades. (PETO, 2012; SRINIVASAN et al., 2016; FILIP e MARASCU-KLEIN, 2015). Para o presente trabalho, o 5S será considerado uma ferramenta, conforme os estudos de Peto (2012), sintetizando uma filosofia de gestão empresarial que gera mudanças significativas de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com