TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VERDADEIRA APLICAÇÃO DE CIDADANIA

Por:   •  29/10/2017  •  Seminário  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

A VERDADEIRA APLICAÇÃO DE CIDADANIA

Cidadania é um termo que se colocado ao pé da letra, tem o sentido daquele indivíduo que faz seu papel em sociedade, ou seja, cumpre seus deveres ali em seu meio social para que possa usufruir de seus direitos. Para ser um cidadão, deve-se cumprir deveres para ter seu direito como por exemplo; votar para que seja votado. Ser cidadão é ter liberdade e igualdade entre os indivíduos, mas não é o que ocorre verdadeiramente. Se for observar a cidadania que todos vivenciam, é perceptível que a teoria não está sendo colocada em prática. Visivelmente todos os dias tem uma manchete, ou até mesmo alguma atitude presencial de segregação, se ser cidadão é ser igual a todos perante a lei, qualquer tipo de segregação deveria ser extinta.

Como qualquer tipo de termo que envolva política nos dias atuais, a cidadania pode se dizer que é falha, dá para se ver com clareza que a cidadania na teoria é algo que seria agradável de se viver, porém não é o que acontece. A cidadania tem sua obscuridade, ou seja, aquele lado oculto, que um cidadão com pouco entendimento sobre o assunto, nunca irá perceber, cidadania deveria ser um termo que melhorasse a vida dos indivíduos de bem, e deixassem todos em um patamar de igualdade. Porém o que ocorre é totalmente ao contrário, ao mesmo tempo que é dado um direito ao cidadão, ele é tirado simultaneamente e sem que um indivíduo leigo e sem senso crítico perceba, deixando-o aos pés daqueles que tem o poder em mãos, e o conhecimento dos direitos como cidadãos. Um simples exemplo da desigualdade social, é a hierarquia social, onde aqueles que tem mais poder monetário, é tratado com privilégios super diferentes, a cidadania não é como deveria ser. Outro lado negativo é o ato controlador que o Estado tem sobre o cidadão, que está escancarado e nada é feito para corrigir essa lástima. A principal “arma” do Estado é a educação pública oferecida ao cidadão com uma péssima qualidade, mas que não irá mudar enquanto a sociedade não trazer à tona seu senso crítico, e buscar sabar mais sobre seus direitos, pois os deveres estão sendo cumpridos para que haja o retorno.

Portanto, percebe-se que a cidadania não é bem aplicado, e não tem igualdade como base. Cidadania é de suma importância para que qualquer país se desenvolva, tanto economicamente quando no sentido ético, um país com a cidadania em colapso não tem forças para se manter, pois é algo que influencia bastante. Como um indivíduo vive bem se seus direitos são tomados, ou sofrendo por desigualdade, mesmo que seus deveres estejam em dias. O único modo para que haja mudanças é cada um buscar saber seus direitos e reivindicar por eles, com um senso crítico e não aceitar qualquer ato controlador que o Estado aplica, sem o cidadão não tem o Estado, então quem tem que buscar a mudança é o próprio cidadão, que tem esse poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com