TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIABILIZAÇÃO DE UM NEGÓCIO SOCIAL

Por:   •  3/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.798 Palavras (20 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 20

VIABILIZAÇÃO DE UM NEGÓCIO SOCIAL NA CIDADE DE MOGI DAS CRUZES: ESCOLA DE MÚSICA

Autor: Eliane da Conceição Martins - elimartins441@hotmail.com

Autor: Isabela Cristina Barreto de Brito Moraes - moraesisa9@gmail.com

Autor: Sabrina Motta dos Santos - sabrina_love.654@hotmail.com

ETEC de Suzano - Suzano

Resumo

Este estudo trata da criação de um projeto que tem como finalidade ser implantado em regiões que apresentem demasiado número de adolescentes em condições de vulnerabilidade social devido à exclusão social que estes venham a enfrentar, proporcionando-lhes uma saída para a difícil situação em que se encontrem. A proposta é oferecer aulas de música gratuitas ao público-alvo citado ao longo da pesquisa. Através dos estudos realizados, constatou-se ser viável tal projeto, a partir de parcerias com empresas interessadas na prática da Responsabilidade Social.

Palavras chaves: Empreendedorismo Social; Vulnerabilidade Social; Música.

Introdução

Este projeto, desenvolvido em forma de artigo científico, tem como tema o Empreendedorismo Social, cujo tende a colocar em prática uma solução para a situação-problema analisada: adolescentes brasileiros de 12 (doze) a 18 (dezoito) anos em condições sociais vulneráveis que acarretam limitação de acesso a atividades não oferecidas no âmbito escolar do respectivo público.

A questão orientadora que direcionou as autoras desta pesquisa a encontrarem uma hipótese para a solução da situação-problema foi a seguinte: Como despertar o interesse de adolescentes por atividades que os distanciem de condições de vulnerabilidade social?, e a hipótese: um projeto que envolva adolescentes em atividades culturais.

O estudo é embasado em de autores encontrados em materiais de apoio eletrônico e conta com uma pesquisa de mercado realizada com o público-alvo pelas autoras da pesquisa, sendo uma amostragem de 88 (oitenta e oito) pessoas residentes do bairro de Jundiapeba, na cidade de Mogi das Cruzes, tendo como finalidade comprovar que as condições de vida dos mesmos são limitadas.

O objetivo é promover e efetuar mudanças contribuindo na transformação social, assim, formando uma rede solidária que idealiza novos talentos e por consequência achega na criação de novas ideias e novas formas de criação.

Fundamentação Teórica

1. CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITOS

1.1 Empreendedorismo

Empreendedorismo é, segundo a escola de negócios, Babson College, “[...] uma forma de pensar em agir, guiada por visão holística e liderança, focada em agregar valor.”; ou seja, através de suas ações, voltadas para a empresa e/ou sociedade, o empreendedorismo busca solucionar determinados problemas presentes na mesma, de forma que inove e melhore alguma situação.

Através dessas ações, o empreendedorismo, de acordo com Chiavenato (2012, p. 9), implementa ou realiza mudanças em corporações, fazendo assim da empresa mais rentável e lucrativa, proporcionando energia econômica dentro do país, no qual criará mais oportunidades de emprego, e impulsionará talentos e competências. Competência é a "qualidade ou estado de ser funcionalmente adequado ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para uma determinada tarefa." (WEBSTER, 1981, p.63).

O empreendedorismo “[...] tem uma função importante na criação e no crescimento dos negócios, assim como no crescimento e na prosperidade de nações e regiões.” (HISRICH, PETERS, SHEPHERD, 2014, p.6).

As ações direcionadas para empresa e/ou sociedade são denominadas ações empreendedoras. As ações empreendedoras são realizadas através de um indivíduo empreendedor:

Aqueles que aprendem a transformar sonhos em realidade, oportunidades em ações decisivas, metas e objetivos em resultados concretos e boas ideias em ofertas de produtos e serviços inovadores. (CHIAVENATO, 2012)

Assim, o empreendedor é aquele capaz de solucionar problemas dentro de uma empresa, ou abrir um negócio a partir de uma oportunidade. E o objetivo de um negócio, segundo Chiavenato (2012, p.42), é produzir e vender com lucro produtos/serviços que satisfaçam necessidades e desejos da sociedade, os quais podem ser do mercado em geral, ou, mais especificamente, de um nicho específico de clientes.

Empreendedores enxergam oportunidades, como as que “[...] representam algo novo” (HISRICH, PETERS, SHEPHERD, 2014, p.6), que trarão benefícios para o empreendedor, corporação e sociedade, visto que, segundo Chiavenato (2012, p.6), empreender representa basicamente uma ação social, não apenas individual. Os empreendedores analisam as possibilidades e verificam se são possíveis, utilizando de seu discernimento para assim tomar ações decisivas.

[...] possibilidades exigem que um indivíduo empreendedor (ou grupo de indivíduos empreendedores) reconheça, avalie e explore essas situações enquanto oportunidades possíveis. (HISRICH, PETERS, SHEPHERD, 2014, p.6)

Sendo assim, de acordo com os autores já citados, o empreendedorismo é de extrema importância para questões sociais dentro de um país, onde irá alavancar a economia através da criação de oportunidades de emprego, visto que empreendedorismo pode ser associado à inovação (sendo considerado uma área de risco).

Inovação é “[...] uma etapa ou um processo intermediário entre a invenção e difusão [...]” (CONCEIÇÃO, 2000, p.1), ou seja uma invenção, é a possibilidade para arrecadar ganhos com o novo.

                As empresas, por sua vez demandam empreendedores que serão capazes de solucionar problemas presentes na organização, colocando em prática planos e ideias inovadoras, sendo através dessas ações que a corporação irá ser favorecida, gerando assim mais capital.

1.2 Empreendedorismo Social

É enfoque principal desta pesquisa o Empreendedorismo Social. De acordo com Leandro (2008), ao contrário do Empreendedorismo Empresarial, tem um objetivo social que não é voltado para a criação de lucro; ou seja, ao invés de obter lucro, o foco principal é desenvolver uma comunidade.

Melo Neto e Froes (2002, p.11) também acreditam que existem características que diferem o Empreendedorismo Social do Empresarial:

Empreendedorismo Empresarial

Empreendedorismo Social

1. É individual;

1. É coletivo;

2. Produz bens e serviços para o mercado;

2. Produz bens e serviços para a comunidade;

3. Tem foco no mercado;

3. Tem o foco na busca de soluções para os problemas sociais;

4. Sua medida de desempenho é o lucro;

4. Sua medida de desempenho é o impacto social;

5. Visa satisfazer necessidades dos clientes e ampliar as potencialidades do negócio.

5. Visa respeitar pessoas da situação de risco social e promovê-las.

Fonte: Melo Neto e Froes (2002, p.11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com