TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VICIABILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Por:   •  26/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

PRISCILA FERREIRA MARVILLA – RA 910116517

 A VISIABILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (MAKRO ATACADISTA S.A)

  1. UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

  2. UNINOVE

São Paulo

2017

PRISCILA FERREIRA MARVILLA – RA 910116517

 A VISIABILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Unidade Barra Funda, na disciplina de Projeto Integrador IV, sob orientação da Professora Valeria Freitas de Souza Andrade como requisito principal de avaliação para o Projeto IV, 4º Módulo do curso de Tecnologia em Logística.

  1. UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

  2. UNINOVE

São Paulo

2017

SUMÁRIO

Introdução1

Origem da empresa2

Visão3

Missão3

Sustentabilidade3

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos 4

Logística Internacional 5

Técnicas de Armazenagem e movimentação de Carga 6

Gestão de Suprimentos e Recursos Materiais7

Gestão de Projetos8

Considerações Finais9

Referência10


Introdução

A cadeia de suprimentos é responsável por controlar e administrar os fluxos de compra, transporte, armazenamento e distribuição de materiais, seu foco principal é garantir o atendimento da demanda de consumo do cliente de forma eficiente e baixo custo. Segundo Chopra e Meindl (2010), uma cadeia de suprimento típica pode envolver vários estágios que incluem os fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejo e cliente.

CHOPRA; MEINDL, 2010 descreve o cliente como fator principal para fonte de receita de uma cadeia de suprimentos, tendo influência em todos os estágios da cadeia pois o consumo gera consequentemente receita para todos os envolvidos na cadeia como varejo e fornecedores.

Para Pozo (2010) umas das mais importantes funções da cadeira de suprimentos é a administração e controle de estoque, o autor expressa a necessidade de desenvolver e aplicar ações para resolução de problemas que afetam os estoques e resultados das empresas.

Investimentos em armazenagem e distribuição são formas eficazes para garantir gestão e controle de estoques de forma sustentável, pois facilita a proteção de materiais, controle de entrada e saída, controle de estoque, distribuição e controle de demanda. Bowersox, Closs e Cooper (2007) descrevem que "a Logística refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo possível".

Origem da Empresa Makro Atacadista S.A

O Makro Atacadista S.A foi fundado pelo Grupo Holandês SHV (Steenkolen Handeis Vereeniging) em 1968 na Holanda, e atualmente opera em 5 países da América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela, com mais de 130 lojas. Parte de suas atividades iniciaram-se no Brasil em 1972 com a primeira loja na cidade de São Paulo, se tornando a primeira empresa a operar no Brasil no sistema Cash-and-Carry, também conhecido como atacado de autosserviço, que designa um modelo de negócios híbrido, voltado tanto para o comprador profissional como para o consumidor final. Atualmente no Brasil, o Makro é uma das maiores empresas do ramo Atacadista, estando presente em 24 estados do Brasil e no Distrito Federal (DF), com um total de 76 lojas e com áreas de venda entre 3100 e 9900 metros quadrados.

Com uma sólida rede de parceiros, composta por cerca de 2 mil fornecedores, o Makro atua como um dos mais eficientes distribuidores do Brasil, atendendo certa de 2 milhões de clientes em todos os estados, oferecendo mais de 12,7 mil itens, baixo custo e alta capilaridade, o que garante recordes de volume de distribuição em bebidas e inúmeros outros itens alimentares e não alimentares, firmando-se como um dos principais intermediadores na venda de produtos com preços e condições competitivas para empreendedores de todo o País.

Visão

“Todo cliente profissional será suprido por nós!” (É profissional? Deve estar na nossa mira!).

Missão

“Ser o líder atacado de autosserviço no Brasil, focando os clientes profissionais e oferecendo um amplo sortimento de Alimentos Secos e Perecíveis, complementados por uma oferta de Não Alimentos” (Alimentos é onde devemos ser reconhecidos! Não Alimentos é “diferenciação” e margem!)

Sustentabilidade

Por mais de 120 anos, a estratégia da SHV se baseia em seu DNA único e na sua filosofia, que engloba investir em pessoas, com foco no crescimento contínuo e comprometida em criar uma cultura em que a inovação assume a liderança na geração de valor sustentável a longo prazo. No Makro, compartilhamos a mesma filosofia e estamos convencidos de que fazer negócios de forma sustentável tem tudo a ver com buscar sempre o melhor e fazer a diferença. É por isso que inovação é a chave para o nosso sucesso no futuro. A nossa ambição é desenvolver processos, procedimentos e produtos novos e inovadores, que irão concretizar benefícios para nossos negócios, as comunidades e o meio ambiente.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

A Gestão da Cadeia de Suprimentos da empresa Makro Atacadista S.A é operacionalizada pelos processos de planejamento logístico, gestão de fornecedores, gestão de abastecimento e administração materiais. A integração dos processos dentro da cadeia de suprimentos tem como objetivo garantir a disponibilidade de uma rede de suprimentos ao menor custo possível e satisfazer a demanda de seus clientes.  

Por ser uma empresa do ramo atacadista de autosserviço, o Makro aposta nas questões logísticas para garantir sua grande capacidade de armazenamento, movimentação e distribuição e produtos. A companhia conta com apoio de 4 operadores logísticos com capacidade de recebimento de cargas nacionais e importadas, garantindo o abastecimento das lojas de todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal. Desta forma, a cadeia opera de forma ágil, garantindo sistema de recebimento centralizado e distribuição eficiente, evitando excesso de recebimento de veículos nas lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com