TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viabilidade de Projetos

Por:   •  27/3/2022  •  Resenha  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Métodos Ágeis

Módulo:

Aluno: Alexandre Scatolin Tem-Pass

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

PARTE I – DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Identifique as 7 dimensões do produto (ator, interface, ação, informação, regras do negócio, ambiente e requisitos não funcionais).

As sete dimensões do produto auxiliam na criação do produto analisando várias etapas e características necessárias para o desenvolvimento do produto. O produto em questão trata-se do PackColect, aplicativo para venda de embalagens de consumidores para empresas e vendedores.

- Ator: Os atores do aplicativo são as pessoas que realizam compras, seja online ou presencial, e que seus produtos venham em embalagens recicláveis. Também, os atores são as lojas que realizaram essas vendas.

- Interface: Para a interação com o usuário (compradores e vendedores) é necessário um aplicativo de celular, sendo necessárias algumas telas neste aplicativo para todas as interações necessárias.

- Ação: Com esse aplicativo e suas telas é possível revender para as lojas/vendedores as embalagens dos quais os produtos foram comprados. Com isso haverá uma tela para colocar a embalagem a venda, sendo necessário tirar foto e incluir características da embalagem. Outra tela necessária é uma tela para encontrar embalagens a venda, disponível para os vendedores dos produtos, fazendo a recompra da embalagem. Uma terceira tela é a tela de transação para confirmar a compra.  Outras telas incluirão verificação de compras e vendas realizadas, agendamento da coleta das embalagens e chat entre vendedor e comprador.

- Informação: Os atores poderão realizar compras, enviar e receber mensagens, publicar embalagens para venda, cadastrar conta bancária e cartão de crédito, verificar históricos de transações, agendar coleta e fazer login.

- Regras do Negócio: É obrigatório anexar fotos da embalagem para venda para garantir o bom estado desta. Também, os pagamentos serão confirmados através da utilização do intermediário “Mercado Pago”, garantindo que o pagamento só seja liberado quando a embalagem for entregue. O usuário comprador da embalagem não poderá devolver para o vendedor da embalagem após ter aceitado a coleta. A coleta poderá ser recusada no momento da coleta caso a embalagem não esteja em bom estado ou não corresponda com a foto inserida na no aplicativo.

- Ambiente: O aplicativo será desenvolvido para celular IOS e Android e haverá um site com as mesmas funcionalidades do aplicativo para celular.

- Requisitos não funcionais: O aplicativo deverá ser capaz de garantir a transação dos valores entre as contas, ser estável e com testes para evitar hackers e solicitar cadastros dos usuários na plataforma.

Desenvolva a product vision box.

A ferramenta do Product Vision Box ajuda a garantir que a visão do que deve ser o produto seja compreendida por todos de maneira fácil, como sendo uma embalagem do produto disponível em uma prateleira de uma loja.

[pic 1]

Elabore um texto explicativo que poderá servir como o seu elevator speech.

O PackColector possui dois elevator speech, um para o vendedor da embalagem e outro para o comprador.

Vendedor:

“O consumo de produtos está aumentando cada vez mais no mundo, principalmente impulsionado pelo e-commerce. E juntamente com todos os produtos vendidos, uma embalagem acompanha e protege o produto, sendo descartada logo após o início do uso do produto, virando lixo. Por isso, a quantidade de lixo proveniente de embalagens só tende a aumentar. Do ponto de vista do vendedor, todos os seus produtos devem ir embalados, apesar da embalagem ser descartada assim que chega ao consumidor final. É muito lixo sendo gerado, embalagens que continuam praticamente novas, mas que atualmente vão para o lixo. É um mercado inexplorado de reutilização de embalagens na venda de novos produtos. Que tal ganhar dinheiro com todas as embalagens dos produtos que você compra? Com poucos cliques você vende sua embalagem e ganha dinheiro com algo que iria jogar no lixo. Além de ganhar dinheiro, você contribui com um mundo mais sustentável! Acesse o aplicativo, faça o cadastro e comece a ganhar dinheiro vendendo suas embalagens!”

Comprador:

“O consume de produtos está aumentando cada vez mais no mundo, principalmente impulsionado pelo e-commerce. E juntamente com todos os produtos vendidos, uma embalagem acompanha e protege o produto, sendo descartada logo após o início do uso do produto, virando lixo. Por isso, a quantidade de lixo proveniente de embalagens só tende a aumentar. Porque não reaproveitar as embalagens dos produtos que já foram vendidos. Muitas embalagens ficam em ótimo estado após a venda, podendo muito bem servir para uma nova venda. Com o PackColect, você pode recomprar essas embalagens a um preço muito menor do que comprar embalagens novas, aumentando a margem de lucro de sua empresa. Com poucos cliques, você encontra pessoas vendendo essas embalagens e combina com elas a coleta. Nós nos encarregamos de garantir que a venda ocorra perfeitamente! Além de economizar dinheiro, você contribuirá para um mundo mais sustentável! Acesse o aplicativo, faça o cadastro e comece a economizar embalagens agora mesmo!”

Identifique pelo menos duas personas.

Persona 1 – Comprador

- Paula tem 42 anos, mora em São Paulo e trabalha o dia inteiro.

- Paula tem um marido e dois filhos, de 15 e 12 anos.

- A pandemia fez com que ela e sua família começassem a consumir muito mais produtos para sua casa, comprando principalmente pela internet. Paula gostou de comprar pela internet pela facilidade e conveniência.

- Paula tem preocupações com meio ambiente, impactada pelas mídias sociais, e busca de alguma forma poder ajudar e garantir um futuro mais sustentável para seus filhos. Ela notou que as compras na internet necessitam de muito mais embalagens, fazendo com que ela gere muito mais lixo agora do que quando comprava diretamente nas lojas físicas.

- Os filhos, em fase de crescimento, geram cada vez mais despesas a Paula e seu marido. Qualquer renda extra é bem-vinda para a família.

Persona 2 - Vendedor

- Flavio é morador de São Paulo e possui uma loja de varejo na cidade.

- Tem 37 anos e deseja que a empresa cresça cada vez mais, aumentando suas margens de lucro.

- A pandemia fez com que Flavio passasse por dificuldades em sua empresa, tendo que cortar vários gastos para dar continuidade ao seu empreendimento.

- Aos poucos, as vendas voltaram a crescer e, após ele inserir sua loja na internet, as vendas dispararam.

- Às vezes, não somente a falta de produtos compromete suas vendas, mas a falta de embalagens.

- Uma alternativa que ajudasse Flavio a não perder clientes por falta de embalagens tem grande valor ao negócio dele.

Escreva pelo menos 10 user stories dessas personas.

  • Como um gerente, eu quero formas de diminuir meus custos para maximizar minhas margens de lucro.
  • Como um pai de família, eu quero formas de aumentar minha renda para sustentar minha família.
  • Como uma pessoa preocupada com o meio ambiente, eu quero uma forma de diminuir o consumo de embalagens para contribuir com o futuro do mundo.
  • Como consumidor, quero que meus produtos cheguem embalados em minha, para garantir que teve proteção durante a entrega.
  • Como empresário, quero que não falte embalagens em minha loja para eu poder vender cada vez mais.
  • Como consumidor, quero receber minhas compras em embalagens usadas para contribuir com um planeta mais sustentável.
  • Como dona de casa, quero poder dar o melhor destino para as embalagens para poder manter a casa limpa.
  • Como cidadã, quero incentivar o consumo consciente de embalagem e correto descarte para diminuir a taxa de recolhimento de lixo das cidades.
  • Como pessoa preocupada com meio ambiente, quero incentivar a venda de embalagens pelo app para diminuir a poluição das cidades.
  • Como um empresário, quero participar de ações de recompra de embalagens para poder receber isenção de impostos.

Muitos dos user stories descritos foram de personas que não foram descritas no item anterior. Assim, pode-se concluir que há mais personas que poderíamos descrever no item anterior.

Defina o MVP.

MVP PackColect

O MVP consistirá em panfletos distribuídos em grandes condomínios de apartamentos na cidade de São Paulo.

A partir dos panfletos, será informado aos moradores que em determinados horários haverá uma pessoa na frente do condomínio comprando as embalagens de quem deseja vender.

O panfleto conterá informações sobre a tabela de preços dependendo do tamanho e tipo de embalagem e que a embalagem estará sujeito a avaliação do estado físico pelo comprador.

Haverá reuniões com empresários para a verificação do desejo de recomprar essas embalagens.

Por tanto, o MVP contará com uma pessoa, ao invés do aplicativo, fazendo a ponte entre comprar as embalagens e vender aos empresários interessados.

PARTE II – PLANEJAMENTO DAS ENTREGAS

Defina o backlog do produto.

Lista de funcionalidades não estão ordenadas por prioridade. A priorização será feita mais adiante. As funcionalidades são para o aplicativo, considerando várias iterações e coletas de feedbacks do MVP.

1.Publicar foto com descrição (anúncio):

2.Tela para visualizar o anúncio:

3.Banco de dados para armazenar as informações:

4.Tela para confirmação da venda pelo app;

5.Tela de login e cadastro;

6.Chat para conversa entre comprador e vendedor;

7.Tela de dados gerais do usuário cadastrado;

8.Método de pagamento pela app;

9.Busca por anúncio ou características do anúncio;

10.Mapa para localizar anúncio próximos de você;

11.Desenvolvimento do site;

12.Rede Social;

13.Notificação de novos anúncios;

14.Cashback;

15.Banners de publicidade;

16.Avaliação de comprador e vendedor;

17.Informações de contato com a PackColect.

Estime o valor de retorno para o cliente e o esforço da equipe para cada tarefa.

Backlog

Valor de retorno para o cliente

Esforço

ROI

Publicar foto com descrição (anúncio)

10

5

2,0

Tela para visualizar o anúncio

10

3

3,3

Banco de dados para armazenar as informações

6

8

0,8

Tela para confirmação da venda pelo app

5

2

2,5

Tela de login e cadastro

5

5

1,0

Chat para conversa entre comprador e vendedor

6

13

0,5

Tela de dados gerais do usuário cadastrado

2

5

0,4

Método de pagamento pela app

7

21

0,3

Busca por anúncio ou características do anúncio

6

5

1,2

Mapa para localizar anúncio próximos de você

5

13

0,4

Desenvolvimento do site

3

13

0,2

Rede Social

1

21

0,0

Notificações de novos anúncios

2

5

0,4

Cashback

7

8

0,9

Banners de publicidade

7

5

1,4

Avaliação de comprador e vendedor

3

5

0,6

Informações de contato com a PackColect

2

2

1,0

87

139

0,6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (352.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com