TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão da abordagem do sistema nas negociações

Seminário: Reflexão da abordagem do sistema nas negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação

Conceitos de Negociações

Ser um bom ouvinte

Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberta a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo. Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar (linguagem clara), a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.

Planejar

Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc. Portanto, deve-se ir a uma reunião de negociação com todo o dever de casa diligentemente realizado. Isto lhe dará muita segurança no processo.

Preparação:

Durante essa primeira fase da negociação, procure levantar informações do mercado, dos concorrentes, qual o poder e fechamento da pessoa com quem você negocia e quem mais pode influenciar na sua decisão. Preveja as dúvidas e objeções que podem ocorrer, bem como as suas alternativas para neutraliza-las. Estabeleça seu piso mínimo, até onde você pode ir. Estime quanto tempo você terá, de forma a não se delongar em cada etapa da negociação. E, por fim, não se deixe abalar pelas tentativas de fragilização.

Abertura:

A palavra-chave desse passo é “sintonia”. Ao iniciar o contato com o cliente, procure descobrir elementos de identificação e faça associações simples para aumentar as semelhanças e diminuir as diferenças. Torne as pessoas mais receptivas. Porém, é preciso ter muita sensibilidade, pois um erro de interpretação pode estragar o clima da negociação. Em caso de dúvida, prefira outra forma de quebrar o gelo.

1. Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?

R: Negociar a retirada da moto do consorcio com os pais

Foi questionado assalto = resolvido Seguro, acidente (perigo) = resolvido (andar com cautela)

OBS sucesso

R: Negociar aluguel casa da praia para temporada

Foi negociada a divisão do aluguel da casa, o que cada um iria levar, quem seria responsável de fazer a comida, quem iria ao supermercado

Obs sucesso

2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com