TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão da abordagem do sistema nas negociações

Projeto de pesquisa: Reflexão da abordagem do sistema nas negociações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1 - Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação.

Passo 1

Não há diferença sobre os diversos conceitos da negociação. Todos se baseiam na mesma ideia.

A negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas. Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações.

De acordo com Elizabeth M Christopher (2005). "A negociação é uma forma de comunicação interpessoal. O elemento humano é um componente essencial em toda negociação".

No ponto de vista de José Carlos Martins F. Mello. do livro, existem três definições que julguei importantes:

1ª Negociação é um processo no qual os interesses das partes envolvidas quase sempre são antagônicos;

2ª A negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuo ou quando desejam mudar as regras de um acordo já existente;

3ª Negociação é um processo em que você tenta mudar as ideias do outro negociador, e para isso é fundamental, mesmo em um processo competitivo, que você compreenda as ideias da melhor maneira possível.

Na visão de Cohen (1980). Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa. Conforme Barzeman e Neale (1998) negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses.

Segundo Martinelli (2002). Em uma negociação, deve-se buscar um relacionamento que possa ser duradouro, que leve a novas negociações no futuro e que mantenha, ou melhore, o contato entre as partes envolvidas. Além disso, buscando-se atender às partes envolvidas, tende-se para uma negociação classificada pelos autores como ganha-ganha.

A negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas. Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações.

Passo 2

1 - Um exemplo de negociação em família.

Exemplo: para passar de ano na escola tinha que ser estudar e para estudar a mãe propões que se passar de ano vai levar pra viajar ou dar algum aparelho eletrônico em troca. Em uma dessas negociações com a mãe, ganhei uma viagem que desejava muito, porque ela soube propor e cumprir, então todos ganhou com isso. Exemplo com familiar: Já obtive sucesso na venda de um carro para minha irmã. Aonde chegamos ao acordo em parcelar o valor integral do automóvel. Exemplo com amiga: Planejei uma viagem, onde a passagem foi paga via depósito bancário na conta da amiga.

2 - Se negociar com alguém mais próximo vai depender do tipo da negociação e pode ser fácil ou mais complicado de se negociar, exemplo: quando um amigo propõe um negócio de sociedade vai depender da situação e como vai ser dividido o capital inicial, ou até mesmo a compra de equipamentos.

Porém, sabendo qual é a posição da pessoa e a compreensão dos ambos, podem salvar qualquer negócio, sabendo separar amizade de negócios pode ser prazeroso e até bom negociar e dividir as experiências com alguém próximo. Conhecer seus pontos positivos e negativos, sua opinião e onde posso conquistá-lo na forma de garantir que minha negociação obtenha sucesso.

3 - Para a negociação o fator de ter intimidade com uma pessoa vai depender da negociação. Se uma proposta for bem vista pelos dois lados, sabendo qual à vontade de cada um pode ser um fator positivo na negociação. Pois quando a você tem intimidade com a pessoa, você pode convencer a aceitar sua proposta, utilizando seus conhecimentos sobre a pessoa. Com alguém desconhecido, em uma negociação, é mais complicado, pois você não há conhece, não sabe seus gostos e precisa identifica-los em pouco espaço de tempo, em uma conversa, o que pode utilizar para obter o que deseja.

O que seria igual é que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório. Pois esse é o objetivo da negociação. Como, por exemplo, quando um casal vai comprar de um móvel, sabendo os gostos e ambos concordando com a negociação, facilita sim a compra e fica tudo mais fácil. Mas por outro lado se uns dos dois quiserem comprar um móvel de cor diferente, o fator de terem intimidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com