TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição do comportamento organizacional

Trabalho acadêmico: A definição do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho abordará a definição de comportamento organizacional, bem como a importância deste para a empresa e o diferencial da empresa quando tem o conhecimento e a pratica com base no estudo de comportamento organizacional que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações e solucionar os problemas que surgem na organização.

Capítulo 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento apesar de ter um conceito complexo é uma área de importância que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações. Estuda o comportamento, as atitudes e o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, e o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, e a interação entre as pessoas e a empresa e a organização em si. Baseia-se no método cientifico, na observação, predição e mensuração permitindo o estudo dos problemas que surgem na organização. (Caravantes,2008)

A organização influencia no comportamento do individuo e no grupo que forma a organização. O comportamento organizacional tem objetivo de alcançar produtividade, superar pressões internas e externas e solucionar os problemas nas organizações. Aborda conceitos de psicologia, sociologia e ciências políticas. Uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas, desenvolvendo a habilidade interpessoal (relacionamento), que é muito importante para haver um trabalho gerencial eficaz. (Karla Sampaio, 2010)

São variáveis: Absenteísmo, Desempenho, Produtividade, Rotatividade, Satisfação utilizados para investigar o porquê dos resultados de uma empresa. Visão do trabalho, não unicamente como uma dimensão da instituição empregadora, mas parte da vida individual e grupal.

Para Derek Pugh ele define o CO como o estudo de tudo dentro da organização, desde sua estrutura, funcionamento, desempenho e do comportamento dos grupos e indivíduos. Entendo como um sistema aberto. (PLT, 2012)

Idalberto Chiavenato mostra de algumas formas como todos nos estamos ligados de alguma forma as organizações. E mostra muito como as organizações se comporta nas empresas, como se desenvolve e como se tornam bem-sucedidas. (Chiavenato,2005)

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

A Teoria Geral de Sistemas nos fornece um conjunto de ferramentas para que possamos compreender o todo de um sistema, independentemente de seu tamanho relativo a nós mesmos e da área de conhecimento à qual pertence.

O autor Ballestero Alvarez diz que: O sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo.

As organizações também são chamados de sistemas abertos. Conceitualmente, costumados comparar sistemas abertos e fechados.

Segundo Bio (1985, p.19): Os sistemas abertos envolvem a ideia de que determinados inputs são introduzidos no sistema e processados, geram certos outputs. Com isso, a empresa vale-se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resulta bens ou serviços a serem fornecidos.

Segundo L. Von Bertalanffy, citado por Bil (1996, p.18) do ponto de vista físico, o estado característico de um organismo vivo é o sistema aberto. Um sistema fechado, se nenhum material entra ou deixa-o, é aberto se há importação e exportação e, consequentemente, mudança dos componentes. Sistemas vivos são sistemas abertos, que se mantém trocando materiais com o ambiente.

Sistema Fechado: É considerado um sistema sem nenhum vínculo com o ambiente externo, é o oposto do sistema aberto, são como as máquinas, o relógio, etc. São componentes de um conjunto mecânico que tem uma função-objetivo, que é cumprido sem a integração com o meio ambiente.

Sistema aberto: Pode-se descrever sistema aberto como sendo um conjunto de partes que interagem com seu ambiente, havendo um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema. Um exemplo típico de sistemas aberto é o corpo humano, já que sua interação com o meio ambiente é total.

Capítulo 2

ANÁLISE DA VELOCIDADE E OS EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

Para uma organização se tornar mais competitiva e atender as necessidades de seus clientes, a inovação é imprescindível.

Mas qual o conceito de inovação?

Para Rogers e Shoemaker, uma inovação pode ser uma nova ideia, uma nova prática ou também um novo material a ser utilizado num determinado processo e também através de pesquisas podemos notar que todos se referem a tudo que é novo e agregam novos valores.

Diariamente pessoas e organizações sofrem mudanças, e a tecnologia é um desses fatores. Essas mudanças, de certa forma, afeta claramente a economia, a política e todos os ambientes nelas inseridas. O acesso às informações está cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com