TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A divulgação científica como instrumento de cidadania

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PROJEÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

A divulgação científica como instrumento de cidadania

JACK NYCOLLAS CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Atividade supervisionada apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia Científica, da professora: Michele Ticiani.

TAGUATINGA/DF MARÇO DE 2016

O artigo "A divulgação científica como instrumento de cidadania" (UFMG Divers, Publicação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2005), de o professor titular aposentado do departamento de Física da UFMG Ramayna Gazzinelli nos traz a importância da ciência no dia-a-dia da nossa geração atual. E que por ser tão importante precisa ter uma divulgação melhor para que todos possam compreender.

O professor cita estudiosos, cientistas, importantes que até no século XIX escreviam suas teorias de forma que pessoas comuns entendessem. Que após o processo de especialização das ciências completarem-se, no século XX, a comunicação cientifica eram escritas tendo em vista os especialistas. A comunicação ficou tão afetada que, até pesquisadores de uma mesma ciência, com especialidades diferentes, tinham dificuldade de compreender o que estava a ser dito. O que acaba constituindo uma ameaça à própria ciência, por tornar impossível o exame de suas aplicações pela sociedade que a mantém.

A importância da ciência hoje é comparada com a importância da Teologia para a Europa Medieval e a Filosofia para os gregos. Tudo que nos cerca tem como base cientifica, desde telefone celular até os aparelhos de diagnóstico médico.

Atualmente, em nosso país, existem algumas questões graves sobre as quais não se pode opinar sem reflexão cuidadosa, fundada num conhecimento científico mínimo, tais como: a instalação de usinas nucleares, a produção de grãos transgênicos, o uso de células embrionárias e a clonagem de seres humanos, entre outras. Essas questões complexas podem ser analisadas de diferentes perspectivas e podem ter respostas variadas de diferentes peritos. Por isso, elas exigem que o cidadão tenha algum conhecimento científico para que não seja manipulado por especialistas, que com frequência, torcem os fatos científicos para satisfazer suas ideologias, ou por demagogos, que as manipulam de maneira puramente emocional. O acesso à informação científica séria permite ao cidadão participar racionalmente do debate com a informação necessária e sem preconceitos.

À divulgação é necessária para a compreensão de todas as pessoas, comuns e cientistas. Dessa forma o autor cita as dificuldades dos cientistas, jornalistas e

escritores em passar a comunicação. O cientista precisa simplificar sua linguagem, o jornalista entender a mensagem para replicar e o escritor não criar uma ficção que fuja da verdade.

Apesar de o artigo ser escrito por um professor, é notável a dificuldade da comunicação. Assim como os estudos científicos são um processo, no qual a cada dia há uma verdade diferente à anterior, ou não, essas ideias precisam ser replicadas e explicadas de forma que as pessoas tenham a oportunidade (e curiosidade) de saberem o que está acontecendo no nosso mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com