TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função da logística empresarial até pouco tempo atrás se resumia na busca por redução

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4
  1. A função da logística empresarial até pouco tempo atrás se resumia na busca por redução de custos pelas empresas que dela faziam uso. Atualmente o conceito difundido no meio empresarial objetiva a logística como uma ferramenta de integração que gerencia toda cadeia de suprimentos, cujo principal objetivo consiste em apoiar as empresas em suas decisões estratégicas, buscando atender de forma eficiente às necessidades do consumidor final
  2. Ela é uma nova visão empresarial que direciona desempenho das empresas, tendo como meta reduzir o lead time entre o pedido, a produção e a demanda, de modo que o cliente receba seus bens ou serviços no momento em que desejar, com suas especificações predefinidas.
  3. Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível
  4. A) Desde antiguidade, os líderes militares já se utilizavam logística para tramar guerras e prostituições. Como às guerras geralmente eram distante se com grande possibilidade de deslocamento de recursos. Tinha que ter planejamento, organização e execução de tarefas para logística que fazia definição de uma rota; nem sempre à mais curta pois tinha que haver fonte de água potável próxima, transporte e armazenagem e distribuição de equipamentos.Após o fim da 2ª Guerra Mundial às empresas notaram a importância de ter um departamento para cuidar da logística onde a demanda crescia em ritmo acelerado.
    b) Partir dos anos 50 e 60 às empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente.Foi então que surgiu a logística empresarial.
    c) na década de 90, quando teve início o processo de redução das alíquotas de importação, logo após esse período houve uma grande dificuldade para a maioria das empresas nacionais, pois estas não estavam preparadas para uma abertura de mercado.
  5. Entre 1950 e 1970; o desejo por produtos diferenciados potencializado nos clientes de marketing agressivo que incentivou os consumidores adquirem, cada vez mais. Desse modo, o mercado exigia a cada dia, maior quantidade e variedade de produtos de diferentes cores e tamanhos, capazes de satisfazer o crescimento demandam da sociedade.Os estoques foram inchando muito e uma nova realidade começou a existir uma racionalização na cadeia de suprimentos com objetivo de aumentar os resultados e reduzir os custos. Foi então que começaram abrir setor da logística para planejamento no setor de armazenagem.
  6. As atividades primárias são primordiais para atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviços, já que, ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística. Exemplos: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos.
  7. Apesar de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais elementos que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades adicionais que apoiam estas atividades primárias. Elas são: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem de proteção, Obtenção, Programação do produto e Manutenção de informação
  8. Encontra-se relacionada com as seguintes áreas: Compras:  Execução das Rotinas operacionais ; Seguimento das compras contratadas (follow-up); Desenvolvimento de Fornecedores. Armazenagem:Recebimento (Controle Quantitativo e Qualitativo); Devolução; Estocagem; Conservação; Embalagem

Movimentação:  Equipamentos e Movimentação (empilhadeiras, carrinhos, etc) ; Áreas de escoamentos; fornecimento e controle; alienação e venda. Controle: Físico (inventários, contagens, etc.); Financeiro, Inventário Periódico. Planejamento e Programação: Planejamento das Necessidades; Previsão de Estoques; Estudos e Acompanhamentos; Métodos Gráficos, Estatísticos e Matemáticos.

  1. Facilitar o processo de aquisições, aprimorarem os sistemas e armazenagem, e principalmente, otimizar os transportes
  2. As normas técnicas são muito importantes por vários motivos: Os corpos técnicos de normalização avaliam , através destas normas, o desempenho de um produto para oferecer a nós, consumidores, boa qualidade. Além disso as normas técnicas também abre portas para o mercado de trabalho estrangeiro podendo assim um produto Japonês ser usado aqui no Brasil sem nenhum problema de incompatibilidade, desse modo, com mais competitividade há mais opções de preços e a economia dos consumidores será maior.
  3. A classificação de materiais visa a identificação, codificação e catalogação de todos os itens de material da empresa atuante. Portanto, como uma função meio destinada ao apoio das demais atividades de suprimento.
  4. Para desenvolver bem a logística empresarial dizem respeito, principalmente, a focar nos seus elementos básicos, investindo ao máximo para torná-los quase infalíveis (sempre haverão falhas, mas minimizá-las é tarefa do administrador que trabalha com logística). Alguns desses aspectos fundamentais são: 
    - gerência de estoques, que consiste em ter disponível o produto para suprir a demanda; 
    -    gerência de transportes, que é fundamental para que o produto chegue com segurança, rapidez e nas melhores condições às lojas ou diretamente ao cliente; 
    -    gerência de informações, que aumenta o valor agregado do produto através de acompanhamento e divulgação de toda informação necessária internamente e externamente para que o processo de produção ou coleta, compra e transporte do produto seja o mais perto possível de perfeito. Investindo nesses fatores primários, o gestor de logística assegura uma boa base para executar com mais sofisticação a "arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o serviço/produto certo, na hora certa, no lugar certo, pelo menor custo possível".
  5. Está em franco desenvolvimento e na busca constante do aprimoramento com o uso das mais modernas tecnologias de apoio ao SCM (Supply Chain Management) Porém, carecemos de especialistas para um crescimento mais acelerado. Estamos no caminho certo.
  6.  Avanço do e-business (resultados influenciados pela gestão de estoques e parcerias);
    aumento da variedade de produtos (
    capacidade de modalidades de transportes);

Globalização (poder de competir em qualquer lugar com preços e prazos de entregas flexíveis).

  1.  
  2. Com valores tendendo a zero e não atendendo ao fluxo ou parada do processo operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com