TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“A gestão de pessoas na administração pública municipal”.

Por:   •  6/11/2015  •  Artigo  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 10

A gestão de pessoas na administração pública municipal”.

Geraldo Simões de Aguiar[1]

Mírian Assumpção e Lima[2]

Resumo:

Uma abordagem sistêmica sobre como se procedem a ações na gestão de pessoas na administração pública municipal. Apresentando de forma simples e coeso todo desenvolvimento do ato de gerir um órgão publico. São abordados de forma unilateral os princípios que devem reger a constitucionalidade das administrações municipais locais, amparados nas formas das leis que devem ser cumpridas objetivando os processos gestores, os atos, os programas, as obras, os serviços e as campanhas praticadas e fomentadas pela administração pública.

 Durante o desenvolvimento foi discorrido sobre as principais ações que estão presentes na administração pública, principalmente a municipal devido a falta impessoalidade dos gestores que negligenciam as principais diretrizes da ética administrativa muitas vezes por não terem formação adequada nem cultura suficiente para o entendimento dos processos funcionais e se submetem a acessória de pessoas também despreparadas, mas que por motivos políticos são ali inseridos.

.PALAVRAS-CHAVE:  Administração; Gestor; Moralidade; Pesquisa; Pública;

Abstract:

        A systemic approach on how to carry out actions in the management of people in the municipal government. Featuring simple, cohesive whole development of the act of running a public body shape. Unilaterally examines the principles that should govern the constitutionality of local municipal administrations, supported in the forms of laws that must be met aiming managers proceedings, acts, programs, works, services and campaigns practiced and promoted by management public.

 During development it was spoken about the main actions that are present in public administration, mainly due to lack impartiality municipal managers overlooking the main guidelines of the administrative ethics often because they have adequate training or sufficient culture to understand the functional processes and undergo accessory also unprepared people, but for political reasons are there inserted.

KEYWORDS: Administration; Manager; Morality; Research; Public;

Introdução:

Este artigo visa apresentar através de pesquisa descritiva resultados  com a coleta de dados através das entrevistas, observações e estudos a gestão de pessoas na administração pública de acordo com as demonstrações dos argumentos teóricos e/ ou de resultados de pesquisas que as sustentam com base dos dados coletado nesse processo os itens necessários para desenvolver o tema foi a pesquisa através do método de consulta e entrevistas pessoais que definiram adequadamente o conteúdo demonstrado a seguir. Os desafios de administrar os recursos públicos em órgãos públicos só serão vencidos com a participação dos servidores e da sociedade em geral, para isso a administração municipal deve superar velhos paradigmas, que mantém uma memória arcaica arraigada nos velhos conceitos coronelistas onde a participação popular nunca teve de fato opinião.

Desenvolvimento:

        Gerenciar pessoas é a função administrativa mais importante em qualquer setor da cadeia organizacional. A arte de liderar é complexa e requer além de conhecimentos amplos uma série de atributos que são inerentes a função, tais como cobrar ações, delegar poderes, dividir atribuições, organizar e gerir relacionamentos, todos estes atributos devem ser ministrados com eficiência e equidade para que a máquina administrativa funcione adequadamente e surta os resultados desejados e esperados. O bom administrador é aquele que se impõe sem ser agressivo nem insolente, ele consegue que seus subordinados cumpram suas funções com interesse e boa vontade e que as atividades desempenhadas sejam executadas no período de tempo necessário.

Ocorre que não é tão simples manter na administração pública uma gestão regular nos municípios com seus aspectos básicos, em perfeito equilíbrio, harmonia, e equacionados, em razão das inúmeras distorções, pré-existentes ou não, em cujas ações se misturam fatos que irão interferir na manutenção do ambiente de trabalho e nas ações voltadas para o desenvolvimento e crescimento das atividades da organização que estão voltadas. Ainda assim, a solução dos problemas que apresentarem em razão da segregação dessas ações nas organizações públicas, sejam elas Federais, Estaduais ou Municipais, deriva exclusivamente do poder e do conhecimento do Gestor que através de suas habilidades e competência deverá agir para identificar e solucionar tais eventos que contaminam o serviço público em qualquer esfera, advindos principalmente do aspecto eleitoreiro, que é grave e contamina todo processo para gestão de pessoas na administração pública. Assim podemos comprovar que na gestão de pessoas na administração pública municipal se faz necessário muito mais planejamento de políticas públicas que garantam o bom funcionamento e desenvolvimento das organizações públicas.

Não há dúvidas de que novas tecnologias favorecem e muito o aprendizado pela pesquisa. Mas a inovação não está em si só na tecnologia. A implementação dos conhecimentos de gestão é uma perspectiva do administrador como sujeito produtor das ações, e, do direcionamento destas ações para que elas não dependam exclusivamente do ordenamento do gestor.

O planejamento governamental no Brasil surgiu com a necessidade de implantação de novas políticas públicas que garantissem o bom progresso e desenvolvimento, principalmente econômico, do país. Além de manter todas as possibilidades que antes tínhamos através de um modelo de gestão patronalista e autoritária, onde o gestor, no caso municipal, o prefeito é que determinava os rumos da administração e da economia local tendo como apoio seu aparato político partidário. A partir daí começaram a surgir às políticas de apoio e fiscalização do uso do poder público, como as novas legislações vigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (305 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com