TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia das coisas

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

O vídeo “A História das Coisas” mostra de maneira rápida e simples os problemas sociais e ambientais que o consumismo do mundo capitalista transmite. De forma simples ele nos mostra o passo a passo dos produtos, que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar ao lixão. Coisa que nós, consumidores, não temos acesso, porque as empresas escondem todas as partes e colocam apenas o produto a venda. Não é sempre que nós temos consciência de que a mão de obra do produto que compamos/usamos é de uma criança que perde todos os seus direitos humanos para trabalhar para essas grandes corporações e sofrem da escravidão infantil.

Outro ponto interessante abordado no vídeo, é que tudo o que compramos é descartável. O que deveria durar mais de 10 anos, em menos de 5 anos já foi atualizado e já não nos serve mais. O vídeo mostra o exemplo do computador, que além de ser atualizado o valor também altera, e a única coisa que muda é uma peça que não podemos apenas altera-la, temos que trocar o computador inteiro. É assim que não só o computador mas muitos produtos que compramos são atualizados e acabamos perdendo sua validade muito rápido, e no final todos os produtos que perdemos vão para o mesmo lugar, o lixo. Deixando claro assim que nós consumidores somos manipulados pelo governo e pelas empresas e grandes indústrias, porque possuimos produtos em perfeito estado para utilizarmos porém somos obrigados a substitui-los por uma nova versão.

No mundo em que vivemos hoje, a sociedade só pensa no consumo, porém esquecem que a industrialização contribui e muito para a poluição e também estamos acabando com o meio ambiente. Nós perdemos mais de 2 mil árvores por minuto na Amazônia (Dados do vídeo) e não percebemos o quão grave isso será no futuro.

Vivemos em um ciclo vicioso de trabalhar, ver as propagandas e ir comprar. São 3 verbos que comandam e fazem parte do nosso dia a dia. A televisão é a nossa vilã. Sem que a sociedade perceba, as propagandas nos induzem des de pequenos a comprar certos produtos porque nos da status, porque nos deixa feliz, porque a propaganda mostra que nos faz bem, etc., e esse ciclo não acaba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com