TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Inteligência Competitiva no desempenho e na sobrevivência das empresas

Por:   •  10/4/2016  •  Artigo  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo mostra a importância da Inteligência Competitiva no desempenho e na sobrevivência das empresas

 

 

Você pode saber mais sobre a Inteligência Competitiva clicando no botão abaixo e fazendo o download do artigo, em pdf, na íntegra

[pic 1]

 

 

Se você não conseguir fazer o download, clique aqui e solicite o arquivo por e-mail.

 

 

Os avanços da área tecnológica tornaram ainda mais importantes a valorização do conhecimento, da informação e também das pessoas. Nesse contexto, é fundamental que as empresas adotem critérios de Inteligência Competitiva (IC), onde as informações da chamada Gestão de Conhecimento são analisadas antes de serem comunicadas aos administradores da organização. A aquisição do conhecimento é um processo interno de compreensão das informações recebidas pelos colaboradores.

Uma dissertação de mestrado do aluno do curso de administração da Furb, Rogério Lana, apresentado no Encontro Luso-brasileiro de estratégia realizado ano passado, em Balneário Camboriú, mostra o valor essencial do ativo intangível que sempre existiu nas organizações e que está despontando nos novos tempos: o capital intelectual.

Partindo desse princípio, entra em ação um personagem de vital importância para o sucesso das empresas: o profissional da inteligência. É ele quem vai coletar e analisar as informações externas e internas e aperfeiçoá-las e transformá-las em soluções inteligentes para a empresa. Esse profissional não precisa ter necessariamente alguma formação técnica. Basta que ele entenda a visão da organização como um todo.

O estudo também apresenta quatro lições do livro Inteligência Competitiva na Prática de Prescott e Miller, que podem auxiliar as organizações na implantação de programas de inteligência competitiva.

Segundo o professor e mestre em Administração de Negócios, Oscar Dalfovo, que orientou o trabalho, poucas empresas hoje adotam processos de IC. Dalfovo explica que é importante pesquisar e analisar o perfil dos fornecedores, da concorrência, e, sobretudo, dos consumidores. “Hoje as empresas mal conhecem seus concorrentes. Isso faz com que elas sejam menos competitivas no mercado”, avalia.

A aplicação ou não de sistemas de IC, como a implantação e atualização constante do sistema de dados, gerenciamento do relacionamento com o consumidor e análise de desempenho da organização por setor (internamente) e região (externamente) pode determinar a sobrevivência da empresa no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com