TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da instrução para o desenvolvimento moral do indivíduo para Kant.

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 2

Pólo: Ipatinga

Nº de Matrícula: 13.1.7662

Aluno (a): Flávia Sousa Garcia


Atividade de conhecimento 2

A importância da instrução para o desenvolvimento moral do indivíduo para Kant.

 Para Kant a instrução é fundamental para o desenvolvimento moral do indivíduo já que este não nasce bom ou mal nem é um ser moral por natureza, mas torna-se moral, apto a pensar e agir por si mesmo.

Kant compreende que o processo de instrução é para toda a vida e sua função final é formar o sujeito moral, esse sujeito que não nasce moral, mas que será levado a se tornar moral através da educação, do esclarecimento e de um ambiente que propicie a tal.

                A moral do ser humano deve funcionar como uma forca legisladora que leve o indivíduo a pensar nos seus atos e a agir em conformidade com o que certo através do uso de sua razão.

A instrução leva o desenvolvimento racional do homem e por isso Kant considera a educação um dos processos mais complexos e difíceis da atividade humana como ele mesmo apresenta em seu texto, o homem é preguiçoso e acomodado e prefere ser guiado a usar sua própria razão, vivendo assim um estado de menoridade, mas é através da educação num plano coletivo, com a transmissão de conhecimento passado de geração a geração, em um processo demorado, que será ensinado ao homem pensar por si mesmo e passar assim a maioridade.

                Portanto concluímos que o desenvolvimento da moral requer instrução, e a educação é fundamental para esse processo.

Referências bibliográficas

ASSMANN, Severino José. Filosofia e Ética: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009.116p.

 CASAGRANDE, Eucledes Fábio. O Problema da formação moral em Kant. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2511/932> Acesso em: 24 jan de 2014.

KANT, I. “Resposta à pergunta: que é esclarecimento?” em: Textos seletos. Petrópolis: Editora Vozes, 1974.

SANTOS, Robinson dos. A educação moral segundo Kant. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/046/46csantos.htm> Acesso em: 23 jan de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com