TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de motivar as pessoas na gestão

Artigo: A importância de motivar as pessoas na gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Em gestão de pessoas, a motivação tem sido um dos temas mais estudados em relação aos colaboradores das organizações em que trabalham. É um estudo que tem inicio a varias décadas, por diversos estudiosos, no intuito de cada vez mais se aprofunde no assunto para melhor entender o comportamento das pessoas diante a satisfação no seu ambiente de trabalho. Montana (1999, p. 203) diz que motivação é o “processo de estimular um indivíduo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada.” tendo em vista que o funcionário motivado impulsiona o desenvolvimento da empresa ao alcance do sucesso.

Motiva pessoas não é um assunto fácil, o que motiva uma pessoa em certo momento pode não motivar a outra nesse mesmo instante. As pessoas são diferentes uma das outras, não pensam do mesmo jeito, têm ideias e metas opostas O reconhecimento do trabalho e a valorização pelo desempenho, são alguns sinais que podem abranger a motivação do ser humano de maneira geral.

Segundo GIL (2001, p 201) acredita que:

“[...] A motivação têm origem em necessidades que variam não apenas de pessoa para pessoa, mas também numa mesma pessoa conforme o momento. As pessoas, por sua vez, por serem diferentes entre s i, interagem com a própria personalidade e motivação de formas diferentes. Por tudo isso, motivar pessoas no trabalho constitui tarefa das mais difíceis.”

É fundamental e de extrema importância à satisfação de todos os colaboradores para o avanço das atividades na empresa, porem a dificuldades de abranger a maior parte desses colaboradores no sentido da motivação por suas diferentes personalidades e formas de motivação. Por este motivo é essencial que as empresas invistam em seus funcionários, através de capacitações, cursos profissionalizantes, treinamentos, palestras, possibilitando a individualidade de cada um para expor suas ideias, expressar suas metas e vontades, levando em consideração o melhoramento da empresa em que trabalha.

Os melhores resultados para as instituições são proporcionados por funcionários motivados, que gostam e se sentem bem com o que fazem, o comprometimento do funcionário aumenta e seu trabalho rende mais, consequentemente sua produtividade. No entanto a satisfação atende ambos as partes.

A empresa deve abrir esse espaço para os colaboradores no intuito de que eles mostrem suas ideias e interajam nas atividades da empresa, fazendo com que o colaborador possa se reconhecer realmente, saber o que o deixa motivado, o que pertente alcançar em sua função e seus interesses dentro da empresa.

Atravésdesse estudo realizado, conseguiremos entender um pouco mais sobre o que pode estimular a motivação, e o que pode desmotivar o funcionário dentro da empresa. O objetivo desse estudo é avaliar os fatores motivacionais que a empresa pode proporcionar a seus colaboradores para que eles sintam-se satisfeitos e dispostos a desenvolver melhor sua atividade no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com