TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do campo de profissionalismo e gestão de pessoal

Projeto de pesquisa: A importância do campo de profissionalismo e gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO: Importância do profissional de Rh e da área de administração de pessoal

O setor de administração de pessoal constitui peça extremamente importante para as estruturas organizacionais de várias empresas.

Com o passar dos anos, cada vez mais, o setor necessita de pessoas atualizadas e capacitadas para a execução das atividades. O constante aperfeiçoamento da legislação vigente e das informações fará com que o profissional atue com maior agilidade e precisão.

De acordo com o site portal de educação, o profissional de RH não tem apenas a função de gerenciar pessoas, mas também de prepará-las para o futuro.

Diz “Ser profissional de RH não é apenas preparar-se para executar suas funções tecnicamente é, na verdade, entregar-se com corpo e alma a esta missão, é dedicar-se dia e noite a árdua tarefa de gerenciar pessoas, coordenar gente, que em muitos casos não fazem ideia do que querem ou são”

Para o profissional de RH o conhecimento é fator de extrema importância, tanto para esclarecimentos aos colaboradores de sua vida na empresa, quanto para as resoluções de conflitos internos que evitam possíveis ações trabalhistas no futuro.

De acordo com Aristeu de Oliveira (2012) a legislação na área é farta e é alterada continuamente, e apenas os que militam cotidianamente com tais papéis e transformam sua vida em pesquisas intermináveis podem dar conta dos segredos de que se reveste esta parte essencial de um departamento de Recursos Humanos.

O setor de administração de pessoal executa atividades importantes para o andamento da empresa, tais como: admissão de funcionários controle de presença, treinamento e orientação e desligamento.

Nas atividades de admissão o setor é responsável desde a divulgação das vagas, como traçar o perfil adequado ao setor solicitante, definir as tarefas a ser desempenhado, o tipo de contrato e cabe também ao profissional a integração dos novos funcionários à empresa.

Outras rotinas essenciais são o controle de frequência, analisar as faltas dos funcionários, fazer a folha de pagamento com os cálculos de salário, impostos, benefícios, descontos, encargos entre outros adicionais. Assim como, efetuar os pagamentos desses valores aos colaboradores.

Já a rotina de desligamento inclui todos os procedimentos estabelecidos por lei, como a rescisão de contrato de trabalho e a representação da empresa junto ao órgão da Justiça de Trabalho.

Iremos neste trabalho apresentar alguns cálculos e formulários que fazem parte diretamente da rotina da administração de pessoal, como: documentos necessários para a contratação do funcionário, contratos de trabalho: determinado, indeterminado e de experiência, tabelas de vencimento e descontos, bem como a tabelas vigentes do Inss, Fgts e Imposto de renda e conversão para o sistema centesimal, cálculos das jornadas de 40 e 44 horas semanais, cálculos de 13° salário, férias, horas extras e rescisões, documentos e procedimentos da homologação.

Nosso objetivo foi identificar as principais características para torna-se um bom profissional na área de Recursos Humanos, ou na área de administração de pessoal, e salientar a importância desse profissional, quanto ao seu comprometimento, dedicação, esforço, nas execuções das tarefas, sempre com a visão geral da empresa, procurando atender tanto os melhores objetivos para o empregado e para o empregador, quanto ao seu conhecimento, atualizações e destreza na área de atuação.

DESENVOLVIMENTO

As principais atividades da administração pessoal:

* Descrição e analise de cargos.

* Planejamento de RH, recrutamento, seleção.

* Orientação e motivação das pessoas.

* Avaliação do desempenho, remuneração.

* Treinamento e desenvolvimento.

* Relações sindicais e bem-estar.

A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.

O setor de administração de pessoal também é o responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país. A admissão é, portanto uma rotina do setor de administração de pessoal. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a sua nova função, treinando, acompanhando e supervisionando.

Outra rotina do setor de administração de pessoal é a relativa ao controle de frequência, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao setor efetuar o controle de frequência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está intrinsecamente ligada ao setor de administração financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas. A administração de pessoal necessita estar constantemente a par das modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão.

O setor de administração de pessoal também é o responsável pelo desligamento de funcionários da empresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculo de valores, representação da empresa junto à aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com