TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A investigação do comportamento humano no trabalho

Artigo: A investigação do comportamento humano no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Artigo  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

As constantes e progressivas mudanças na sociedade do mundo atual levam a que, cada vez mais, a qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações sejam um motivo de preocupação por parte dos seus gestores. A crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes, em enfrentar a concorrência e acima de tudo em se manterem atualizados face às constantes mudanças do mercado socioeconômico, requer competências humanas de alto grau de refinamento por parte dos seus gestores.

Compreender todo o ambiente envolvente das organizações é fundamental para o sucesso das mesmas na medida em que permite aos profissionais, designados para o efeito a possibilidade de planear, organizar e a atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos.

A compreensão do comportamento dos seus colaboradores quer a nível individual ou em grupo, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e conseqüentemente, conduzam a melhores resultados por parte dos mesmos, contribuindo para o sucesso da organização. Vários estudos estão sendo realizados enfatizando a importância das diversas dimensões do comportamento organizacional.

Este campo de estudo visa sensibilizar a importância de aspectos que afetam o comportamento das pessoas no seu local de trabalho, individualmente ou em grupo, como percepção, mudança, aprendizagem, o papel de cada indivíduo dentro de um grupo, a sua personalidade e motivação, não esquecendo o tipo de organização onde estão inseridos.

Pode-se dizer que Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apoia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a antropologia e as ciências políticas.

Segundo Eduardo Soto (2002), o comportamento organizacional está ligado às atitudes e aos atos das pessoas dentro de uma organização. As organizações entendem que incessantemente se torna importante o estudo e a compreensão das atitudes e necessidades dos indivíduos dentro de uma organização.

As organizações necessita de pessoas que realizem tarefas e, para a otimização dessa missão, deve buscar suporte nos princípios e estudos sobre motivação humana, quer que seja intrínseca ou extrínseca e nos pressupostos das necessidades que mobilizam o comportamento humano.

É, no entanto importante destacar que embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso é necessário ter em consideração que as pessoas são diferentes, o que leva a que sejam tomados em consideração certos fatores situacionais, ambientais e até mesmo genéticos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com