TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ma gestão de escolas publicas

Por:   •  23/4/2016  •  Tese  •  5.371 Palavras (22 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 22

Dedicatória

Esta pesquisa aumenta minha convicção de que a construção de um mundo mais justo e igualitário passa pela educação, passa pela escola. É um trabalho resultante da dedicação de inúmeras pessoas que, em diferentes momentos, e das mais diversas maneiras, participaram da minha formação. São pessoas que, através de suas ações, se eternizam nas minhas ações, que por sua vez serão eternizadas nas ações daqueles que ajuda a educar.

O professor Cacau que, com tanta sabedoria, expressa através de sua competência e serenidade, orientou o desenvolvimento desta pesquisa, sabendo compreender as dificuldades enfrentadas e, ao mesmo tempo, não permitindo que interferissem negativamente na qualidade do trabalho.

Dedico este trabalho especialmente aos meus pais e minha família que tanto me apoiaram, deram-me forças para prosseguir.

Dedico em especial aos meus amigos Uallace e sua namora pinguim, Luiz Eduardo o fornecedor, Marcione sacaninha , Leonardo o cara que acampa com amor, Rodrigo Cicala o barbinha, Guilherme o mano, Leandro o cara do Japão, Pedro índio não sei por que, mas nos abandonou e foi para contábeis e o Fernando salvador da pátria, agradeço a todos eles por me ajudar em cada detalhe e dedicação ao estudo estamos junto grupo Edvaldo.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus pela minha existência.

Aos meus pais que estevem presentes em todos os momentos.

A toda minha família, pelo o apoio que sempre me deram.

A meu orientador Antônio Carlos Vaz, pelos ensinamentos utilizados para realização deste trabalho.

Enfim, a todos que participaram de forma direta e indireta nessa conquista.

Epígrafe

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, e lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.

Charles Chaplin

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO p. xX

METODOLOGIA p. xx

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA p. xx

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS p. xx

APÊNDICE 1 p. xx

APÊNDICE 2 p. xx

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de ampliar a visão e a consciência de líderes e gestores levando em consideração o papel de gestores inexperientes tomando a frente de escolas publicas, o que levou a escolher o tema de pesquisa foi a minha trajetória no ensino médio, o professor de escola publica tem atuado também como diretor e como vice-diretor. Esse exercício profissional levantou questionamentos sobre o trabalho da má gestão das escolas.

As escolas possuem um cenário de muita importância no futuro de cada estudante, mas as faltas de autonomia do diretor refletem-se na escola, afetando diretamente, o maior obstáculo no interior das escolas diz respeito à função do diretor, que o coloca como única e maior, a responsabilidade social do cargo, muitas vezes não reconhecida, é inerente ás competências do diretor da escola e uma realidade incontestável, o diretor é um líder institucional, ate por força das diversificadas atividades que exigem dele a clareza dos objetivos a serem atingidos, visão articulada do funcionamento da escola como um todo e a percepção criticam das complexas relações entre a educação escolar e sociedade.

A maioria dos casos professores e diretores não tem um mínimo conhecimento de como gerir uma escola, estão lá apenas pelo dinheiro sem dar a mínima pelos estudantes e pelo futuro, a falta de conhecimento é notória na maioria das vezes precisam de ajuda para solucionar um problema e como começar algum objetivo dado a ele.

O diretor tem que focar mais e serem mais aptos a gerir e suprir com os objetivos e necessidades dadas a ele durante sua gestão, focando assim em alcançar os objetivos finais, motivando e deixando satisfeitos alunos, para que não aja uma desistência de alunos para que mantenha uma maior proporção de alunos dentro das escolas.

METODOLOGIA

A desqualificação de gestores de escolas publica é notória, más até que ponto ela afeta a escolha e desmotiva os alunos de escolas publicas em Atibaia?

Quais condições exercem mais influência na decisão de um aluno em abandonar os estudos em Atibaia?

A orientação profissional dada no curso superior influi na segurança em relação aos estudos em Atibaia?

PESQUISA DE CAMPO

O estudo tem como o questionário utilizando as mesmas estratégias de Antônio Carlos Gil, onde para melhor atendimento em relação ao comportamento do líder e colaboradores, será feita a visita na empresa onde será feita através de questionário composto por questões objetivas, onde terá total liberdade de expor suas opiniões sobre o assunto principal, todas visando o tema principal, para ter um melhor entendimento do assunto.

Segundo GIL (2002) o questionário constitui o meio mais rápido e barato de obtenção de informações, portanto, uma forma de interação social. Mas especificamente, é uma forma de dialogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação (GIL, p. 109, 2008).

Baseados nas informações prepararam um questionário para obter mais dados e fazer um levantamento das escolas para encontrar as respostas para meus problemas de pesquisa, sendo assim os professores e diretores respondendo para ter uma obtenção de dados mais amplos e percebe que através dela que a pesquisa é estruturada, servindo de base para trabalharmos adquirir informações necessárias para obter novas estratégias no que se refere em relação da gestão.

REVISÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com