TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A menina do vale

Por:   •  25/10/2015  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

REDE DOCTUM DE ENSINO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇAO DA SERRA

EDIGLEICE DORNELLAS

GABRIELLA MARQUES

GLAYSIANI REINOLDI

LUIZA THEREZA SILVA

MAGNO SCHADER

SANDRA PAIXÃO

A MENINA DO VALE

 BEL PESQUE

SERRA – ES

Escrito pela empreendedora paulista Bel Pesque em 2012, o livro A menina do vale é, de acordo com Flávio Augusto (presidente do Ometz Group e Criador do Geração de Valor), “uma história inspiradora que nos mostra o quanto está em nossas mãos o poder de mudarmos nosso destino por meio das escolhas que fazemos diariamente”.

A primeira lição apresentada é que não existe idade para se começar a empreender. A partir de cinco exemplos de pessoas que viram e aproveitaram a oportunidade de empreender em diferentes fases da vida, a autora mostra que não existe idade certa para seguir uma idéia. Nos mostra também que muitas das maiores idéias surgem para suprir necessidades simples, como no caso da empresa americana Dropbox.

Também nos é mostrado que ter alguém a quem admirar ajuda manter o foco no que realmente nos importa conquistar, além de nos mostrar que nossas ambições não precisam ter limites. Entender o que uma pessoa construiu ou como agiu para que se tornasse alguém a ser admirado, faz com que conheçamos e entendamos o que realmente importa para nós.

A autora afirma que, no empreendedorismo, o agir é a atitude mais importante. No entanto, algumas publicações podem fornecer informações que aceleram o aprendizado e oferecem uma estrutura que oriente e chame a atenção para certas informações e dicas. O terceiro capítulo trás oito dicas de livros, publicações, blogs e videocasts relacionados ao empreendedorismo.

As fontes de informação indicadas pela autora não se resumem a publicações: ela fala também da importância de conversar com outras pessoas, seja ela parceira de negócios, funcionários, pessoas que trabalharam (ou trabalham) com produtos similares, usuários do produto e etc. na hora da resolução de problemas. O empreendedor deve sempre se lembrar que a decisão é dele, e que não se pode adiar o dia de encarar o que causou as dificuldades enfrentadas. Principalmente quando essas dificuldades se encontram dentro da equipe de trabalho.

Mais do que lidar com empresas, o empreendedor também lida com humanos. Por isso, ele precisa sempre se lembrar de ser honesto não só com sua equipe, mas também consigo mesmo. Aspectos como a humildade pode tornar a organização mais agradável de trabalhar e mais competitiva, uma vez que aumenta a confiança da equipe em expor idéias, inovações, correções, e etc.

Ao contrário dos livros tradicionais, esse livro foi escrito em linguagem informal. Condizendo com sua proposta de levar o empreendedorismo ás pessoas que não necessariamente são relacionadas com o comando de uma empresa. O objetivo, é mostrar que qualquer um pode, se quiser, e tiver vontade, se tornar empreendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com