TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade que Lê (A menina do vale)

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 5º SEMESTRE

EASY SOLVE – Como agir?

Profº. José Carlos Junqueira

SÃO PAULO, SP

MAIO/2015


RA:        NOME:

20365055        Guilherme Cardoso

EASY SOLVE – Como agir?

 

 

 

Artigo apresentado a requerimento de avaliação da matéria de Sistemas de Informação, da Universidade Anhembi Morumbi, através do curso de Graduação de Engenharia de Produção – 5º semestre - período Noturno – Paulista II - 1ºSem/2015.

   

 

Orientador: Profº. José Carlos Junqueira

 

 

   

SÃO PAULO, SP

Maio / 2015

RESUMO

O projeto consiste em um sistema de estação de teste que, alem de atestar a qualidade do produto, dar o sinal de conformidade para peças aprovada, auxilia na solução de problemas e possiveis manutenções na peça recusada ou na linha em que a peça esta sendo montada/ fabricada.


Contexto

Na industria temos varios ciclos produtivos, para este projeto estaremos tomando como base um produto e um processo da empresa onde trabalho, a Fire Custom Shop, empresa que desenvolve, produz e comercializa pedais para guitarra.

Estou tomando como base a Fire para o desenvolvimento deste projeto, pois alem de desenvolvedor de produto sou analista de processo, logo tenho uma visão mais real sobre como seria esse projeto funcionando na pratica, em uma linha de produçãoo da Fire.

Para obter-se um pedal, há algumas etapas, é muito importante entende-las:

-Confecção do gabinete por corte e dobra de chapas metalicas

-Pintura Eletrostática

-Recebimento de mercadoria

-Inspeção visual

-Montagem de placa eletronica (SMD e PTH)

-Teste eletronico

-Montagem final no gabinete

-Teste final (com audio)

-Embalagem

-Expedição

Note que para as operações de pintura, montagem de placa, e montagem final, a operação subsequente é necessário uma inspeção, tanto técnica, quanto visual, quanto de uso real do produto, e tudo isso é feito peça por peça.

As operaçoes de corte/ dobra, pintura são feitas por um fornecedor externo, o resto do processo é continuo dentro da Fire. Quando os defeitos ocorrem, a engenharia de processos é acionada para anailzar o caso, solucionar a situação real e tentar previnir futuros acontecimentos para este defeito. Porem infelizmente não temos um sistema ou formulário que documente isso, ou que seja simplesmente passado para novos funcionarios, e isto ao meu ver é um problema, pois se trocarmos as pessoas, pode ser que essas informações e lições aprendidas se percam, dando margem assim para que algum problema voltar a ocorrer, teremos que fazer novamente um estudo de caso e tantar soluciona-lo.


DEFINIÇÕES

Objetivo Do Projeto

Criar um novo sistema de aprovação de materia prima, de contabilidade de materia prima e de teste, que aprove os produtos finalizados, e quando reprovar algum item do processo, indique o porque esta reprovando, quais possivel defeitos e quais as possiveis soluções para esses defeitos com base nas decisões tomadas anteriormente.

 

Justificativa do Projeto

Na industria, sempre há decisões a serem tomadas, e muitas vezes essas decisões ou soluções de problemas são baseados em algo já ocorrido previamente. Porem muitas vezes a euipe da empresa é trocada, algum membros e funcionarios saem, e enfelizmente levam informações que seriam necessárias para as proximas equipes, gerando a necessidade de novas analizes e situações que poderiam ser evitadas se tivessem acesso a essas informações.

Com base nas aulas de Sistema de informação, aprendemos que para cada “nivel” temos diferentes niveis de informação, cada funcionario poderia tomar decisões com base nas informações que lhe é proposto. Baseado nisso, se filtrarmos e agruparmos as informações que fossem pertinentes a cada cargo de uma empresa, todos poderiam tomar decisões para solucionar os problemas de seus setores ou do seu trabalho, na medida do possivel.

Por exemplo:

Muitas vezes, peças recusadas na produção ficam paradas, tentando ser diagnosticadas e concertadas, e ao meu ver isto é um prejuizo para a empresa e maximizado por ser uma empresa de pequeno porte. Com esse projeto seria possivel agilizar a manutenção destas peças, uma melhoria continua na linha de produção (pois muitos defeitos são recorrentes dos processos anteriores e quando encontrada a causa raiz, será possivel gerar mecanismos para que estes defeitos não ocorram mais, ou simplesmente sejam amenizados), e cada vez mais aumentar a capacidade do operador da linha de solucionar os problemas (em alguns casos) sem a burocracia e a intervenção da engenharia de processos, pois a propria engenharia estaria alimentando o sistema com informações baseadas em estudos, e outros documentos de analize de modo de falhas por exemplo.

 

Descrição Geral do Projeto

O Projeto seria uma interface que trabalharia em conjunto com os postos de teste e inspeção na linha de produção da Fire.

Mais especificamente implementado na inspeção visual dos gabinetes que chegam a Fire dos fornecedores externos, no teste eletronico da placa e no teste final do produto. Auxiliando assim na contabilização dos materiais e nos retrabalhos das placas e dos pedais montados.

.

 

Definição de Escopo

Escopo do produto

Como base para este trabalho, iremos utilizar duas ferramentas da Qualidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com