TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A metodologia cientifica e o estudo das organizações

Por:   •  17/10/2019  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                [pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

PROFESSOR: THIAGO DO AMARAL FERREIRA

ALUNO: MATHEUS DE ARÊA LEÃO E SOUSA

Resumo 01 – A metodologia cientifica e o estudo das organizações

                 

         Este trabalho aborda a distinção analítica entre Marx e Weber, em relação ao tema do estudo das organizações. O texto aborda as ideias dos autores citados com a finalidade de comparar ambos autores. É citado o método dialético de Marx que traz a realidade e o pensamento ao mesmo tempo, citando que o trabalhador pertence a uma classe e o seu esforço funciona como um produto, tornando assim um trabalho alienado, caracterizando o método dialético. Marx sempre se referia as classes sociais e colocando em questão a realidade de trabalho e o empresário, embora Marx não produziu uma tese a respeito das organizações, foi um dos autores a melhor tocar no assunto justamente ao colocar em pauta estas questões. Para Marx, havia uma preocupação entre o homem e a máquina. A partir disto, surge a ideia central do texto, ao comparar com as ideias de Max Weber. A ideia agora é que o trabalhador e o empresário poderão fortalecer o desenvolvimento do capitalismo através de sua postura ética ligado com o trabalho árduo. Assim como Marx, segundo Max Weber existe uma divisão de grupos, conhecidas como os tipos de dominação legítima porém, desta vez definidos em três, definidos como dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. Weber se utiliza dessa divisão para explicar as regras praticadas em uma determinada organização.

        Segundo o texto, as opções metodológicas utilizadas no texto não são suficiente e dificilmente será precisa e clara para a compreensão do funcionamento da sociedade e organização.

Desta maneira, Weber foca seu olhar para a estrutura da organização, de uma forma a desenvolver seus elementos constitutivos. Enquanto isso, Marx aponta para o lado social, evidenciando a relação entre o trabalhador e o empresário, o desenvolvimento das relações sociais. Portanto fica claro que não há o interesse em validar a ideia de um ou de outro, mas sim de se evidenciar os pensamentos e coloca-los no ponto de vista organizacional.                                           

REFERÊNCIAS

GUTIERREZ, G. L. A metodologia científica e o estudo nas organizações. Revista Adm. Empr. , Rio de Janeiro, p. 91-96,  jan/mar. 1986.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (477.6 Kb)   docx (336.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com