TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A minha visão sobre a arte da guerra

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

FAIP

FACULDADE DO INTERIOR PAULISTA

RESUMO

MARÍLIA, SP

2011

FAIP

FACULDADE DO INTERIOR PAULISTA

A ARTE DA GUERRA

(SUN TZU)

DOCENTE: MS ANDERSON CEGA

ALUNA: DANIELLE DE ANDRADE DESTRO

MARÍLIA, SP

2011

A ARTE DA GUERRA

        

Na China Milenar, cerca de 500 anos a. C, um poderoso general-filósofo chamado Sun Tzu redigiu um compacto manual intitulado a ARTE DA GUERRA esse curto texto sobre artes marciais, se tornou um livro de profunda influência no pensamento de homens e nações. Sun Tzu, foi um profundo conhecedor das manobras militares, táticas de guerra e ensinava estratégias de combate, ele era Súdito do rei da província de Wu, e submeteu seu livro à apreciação de Ho-Lu o soberano de lá.

Sun Tzu viveu em turbulenta época dos Estados guerreiros na China, há 2.500 anos e comandou e venceu muitas batalhas. Com argumentos muito racionais e com incrível inteligência, demonstrou a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas.

A Arte da Guerra, além de tratar das estratégias militares, é também um livro de filosofia, tendo sofrido forte influencia do taoísmo. (Sistema filosófico-religioso que abrange um ramo da tradição filosófica chinesa e religião Taoísta, com doutrina e culto formalizados e liderança institucional).

Esta obra milenar é composta por treze capítulos, que a partir de James Clavell que os traduziu e os adaptou para o inglês, houve outra traduções como exemplo o francês: russo, alemão e etc. Esses trezes capítulos são considerados como sendo corpo e alma  de Sun Tzu, que proclamou: ... “O verdadeiro objetivo da guerra é a Paz!”

Os trezes capítulos são constituídos da seguinte forma: 

Capítulos do Livro

1º Estudos preliminares:

Mostra a importância do planejamento que antes de qualquer ação devem ser determinados cinco aspectos: a influencia moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina;

A influencia moral entende a harmonia entre o povo e seus dirigentes, fazendo as pessoas caminhar para a vida ou para a morte sem nenhum tipo de medo.

O clima significa correlação das forças naturais, bem como a condução de operações militares em conformidade com as estações.

O terreno deve-se observar as distâncias, se o espaço é dicilmente ou facilmente vencido, sé aberto ou fechado e suas hipóteses de vida ou morte. Podendo assim determinar como se movimentarão as tropas, uso da cavalria ou não, tamanho das forças que devem ser ultilizadas ou até mesmo se a ação deve ser centralizada ou dividida.

O comando que demonstra os atributos do lider quanto à sabedoria, humanidade, coragem e exigencia.

[...] Se for sabio o lider é capaz de reconhecer quando muda uma situação e , em consequencia, agi rapidamente.  

O elemento surpresa, tão necessário para a vitória com o máximo de eficiência, depende de conhecer os outros sem ser por eles conhecido, de modo que o segredo e a informação distorcida são considerados artes essenciais.

A luta corpo a corpo é o último recurso do guerreiro habilidoso. Deve estar preparado mas ao mesmo tempo evitar o confronto direto com um adversário destemido. Sun Tzu  recomenda que, em vez de dominar o inimigo diretamente, deve-se cansá-lo pela fuga, semear  a intriga entre seus escalões, manipular seus sentimentos e usar sua ira e seu orgulho contra si próprio.

2º A Guerra:

        

Destaca as consequências internas da guerra e ressalta a rapidez e eficiência das ações de forma a conservar a energia e os recursos e assim minimizar o desgaste causado, desejando assim que não fossem prolongadas as operações, especialmente dentro do campo de batalha.Sun Tzu para minimizar o desgaste que a guerra causa na economia e na população,recomenda a prática de alimentar o inimigo e de usar as forças cativas por meio de um bom tratamento.

3. Estratégia Ofensiva:

Sun Tzu define aqui a importância de manter intacto o maior número de coisas possíveis, ou seja, o objetivo geral é chegar à vitória mantendo intacto o maior número possível de bens, sociais e materiais, e não destruindo todas as pessoas e coisas que estejam no caminho , o melhor seria mesmo vencer as batalhas mesmo sem lutar.

Portanto, na guerra é muito importante atacar a estratégia do inimigo. O tempo é essencial, mas, na verdade, velocidade não significa pressa, e uma preparação completa se faz necessária.

Mestre Sun relaciona cinco modos de averiguar a possibilidade de vitória, de conformidade com o tema de que guerreiros hábeis lutam só quando têm certeza da vitória. Os vitoriosos são aqueles que sabem quando lutar e quando não lutar; os que sabem quando usar muitas ou poucas forças; aqueles cujos oficiais e soldados formam uma unidade compacta; os que enfrentam os incautos com preparação; e os que são comandados por generais capazes que não são influenciaveis. Quando conhecemos a nós mesmos e aos outros nunca estamos em perigo; quando conhecemos a nós mesmos, mas não aos outros,temos as mesmas possibilidade de vencer que o oponente, e quando não conhecemos a nós próprios nem aos outros, estamos em perigo em qualquer batalha. (Afirma Sun Tzu).

4º Disposições

Desde os tempos antigos, os guerreiros capazes sempre se tornam invencíveis e aguardam o momento fraco do inimigo. A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória está no ataque, Sun Tzu declara que o segredo para a vitória são a adaptabilidade e a inescrutabilidade.

Os elementos da arte da guerra são: 1º a noção do espaço; 2º a avaliação das quantidades; 3º os cálculos; 4º as comparações; e 5º as possibilidades de vitória.

O exército vitorioso consegue as suas vitórias sem batalhas.Um exército uqe espera vencer, combate na esperança de viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com