TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE DA GUERRA​

Projeto de pesquisa: ARTE DA GUERRA​. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

 

FACULDADE PITÁGORAS BETIM

 

 

AMANDA RODRIGUES

ÁRLEM BRAZ

BÁRBARA RODRIGUES

DAYANE RODRIGUES

GISELE PEREIRA

LARISSA RODRIGUES

LAUDENIR BORGES

NATÁLIA MALTA

POLLYANA DA COSTA

SAMANTA RODRIGUES

 

 

SUN TZU

"A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar".

 

 

 

 

 

 

BETIM - 2013

 

Sumário

 

1.​INTRODUÇÃO​

2.​SUN TZU​

3.​A ARTE DA GUERRA​

3.1​Planejamento​

3.2​Guerreando​

3.3​Estratégia Ofensiva​

3.4​Disposições​

3.5​Energia​

3.6    Fraquezas e forças​

3.7​Manobras​

3.8​As nove variáveis​

3.9​Movimentações​

3.10​Terreno​

3.11​As nove variáveis de terreno​

3.12​Ataques com o emprego de fogo​

3.13​Utilização de agentes secretos​

4.​LEGADO​

5.​DISCÍPULOS​

5.1​Liu Bocheng​

6.​SEGUIDORES​

7.​Frases e trechos mais famosos de Sun Tzu​

8.​CONCLUSÃO​

9.​BIBLIOGRAFIAS​

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

 

Desde os primórdios da humanidade os homens têm lutado entre si para dominar ou conquistar certos objetivos, seja a luta por posse de terras, comida, mulheres, escravos, riquezas, segurança, cobiça, vingança, poder, etc. Embora os demais animais também se confrontem, os humanos são os únicos que empreendem grandes batalhas e dizimam de forma brutal seus semelhantes, logo, infelizmente a guerra se tornou algo comum das civilizações e da própria história e cultura da humanidade. Basta percorrermos a história e veremos um número imensurável de conflitos ocorridos. Infelizmente, o ser humano se revelou como uma criatura tensionada a belicosidade, embora isso não deva ser encarado como algo primordial da natureza humana.                                                            ...........

Mas de qualquer forma, Sun Tzu o qual viveu há mais de dois mil anos, escreveu um livro, um manual de guerra para instruir as futuras gerações nessa "arte" pois como ele diz em seu livro, a guerra é uma necessidade infeliz que os soberanos encontram para justificar seus propósitos, e ao mesmo tempo, a guerra também é motivada pela paz, pois sempre haverá alguém que tentará te conquistar e te subjugar, se defender é uma necessidade, e a guerra um infeliz caminho.

 

 

 

 

 

 

 

​Figura: Ilustração Sun Tzu

2. SUN TZU

 

 

A documentação sobre a vida do general é escassa e as opiniões de historiadores variam bastante. Alguns negam a própria existência de Sun Tzu; outros a admitem, mas acreditam que ele não escreveu A Arte da Guerra sozinho. A ideia mais difundida é que ele nasceu por volta de 540 a.C. com o nome de Sun Wu. Era filho da aristocracia militar chinesa e aprendeu a desenvolver seu olhar peculiar sobre as estratégias de guerra com o avô. Em 517 a.C., rumou para o sul e fixou-se em Wu, onde se tornou súdito do rei He Lu.                                                                                                                             ............Alguns relatos dão conta de que Sun Tzu morreu em 496 a.C., mas nada se sabe sobre sua morte. Há quem aceite que ele lutou ao lado do sucessor de He Lu, até a queda do reino de Wu. De qualquer forma, sua obra manteve-se viva por mais de 2 mil anos e até hoje guarda as palavras de um homem que falava de guerra como ninguém. Pelo menos na teoria.

É considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, Sun Tzu também foi um craque no campo das ciências políticas.

A única fonte que sobreviveu até aos nossos dias sobre a vida de Sun Tzu foi escrita no século II A.C. pelo historiador Ssu-ma Ch'ien, que o descreve como tendo sido um general que viveu no estado de Wu, no século VI A.C. Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim.

O que existe são narrações de alguns fatos de sua vida.

Apesar das especulações sobre a sua vida pessoal e militar, a obra "A Arte da Guerra" é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade. Mais do que um livro militar, "A Arte da Guerra" é considerado um livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com