TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A situação do Transporte aereo

Por:   •  14/9/2015  •  Artigo  •  4.337 Palavras (18 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 18

TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS 2015, EVOLUÇÃO OU DECADÊNCIA?[1]

ALESSANDRO MANSANO              

 ALEX SANDRO DA SILVA              

DANILO DE SOUZA OMENA        

ERICK PLACIDES DE OLIVEIRA  

MARIANA DANIELA BUCCI          

Resumo

Este artigo discute o cenário atual do uso de transporte de carga areo, expondo as melhorias que foram aplicadas nos últimos anos eo que ainda tem de ser procurado pelo Governo para se tornar uma forma de fácil acesso e custos mais baixos. Inicialmente mostramos a origem do transporte aéreo, procedimentos aduaneiros, taxas alfandegárias nos aeroportos, o progresso nos últimos anos em vôos de carga aereo e finalmente, uma comparação entre o Brasil e outros países. O método de pesquisa foi o estudo bibliográfico, com as técnicas de coleta de dados de materiais disponibilizados pelos órgãos competentes por via aérea.

 

Palavras-chave

 Transporte de carga. Custos. Melhoria

ABSTRACT

This article discusses the current scenario of cargo transportation use in air mode, exposing the improvements that have been applied in recent years and what still has to be sought by the Government to become a way of easy access and lower costs. Initially shows the origin of air transportation, customs procedures, customs fees at airports, progress in recent years in Shuttle cargo flights and finally a comparison between Brazil and other countries. The research method was the bibliographical study, with the techniques of collecting material data made ​​available by the competent bodies by air.

Keywords

Transport. Costs. Improvement

Introdução.

        O objetivo deste artigo é informar sobre a situação geral nos aeroportos brasileiros, principalmente no que se refere aos processos aduaneiros, que são extremamente burocráticos e demasiadamente demorados, principalmente quando comparado a outros países. Isso gera graves consequências principalmente no aumento nos custos do modal aéreo.

        Mas há uma luz no fim do túnel, pois pesquisas indicam um grande crescimento no transporte aéreo de passageiros e o transporte de cargas também pode se aproveitar desse crescimento. Alguns aeroportos do país estão sendo equipados com aparelhos que irão auxiliar no processo de verificação das mercadorias e assim o processo de liberação de cargas ficará mais ágil. Existe ainda um projeto para controlar toda a cadeia logística aérea, monitorando desde o fornecedor até o carregamento da aeronave.

        Iremos explicar também um pouco sobre a historia da aviação mundial e como foi o inicio no Brasil, explicaremos também sobre o processo logístico aéreo, desde a burocracia nos processos aduaneiros, passando pelas taxas e tributos, a evolução do modal aéreo e também sobre o estado atual nos aeroportos comparando com outros países no mundo.

        A metodologia utilizada foi principalmente a pesquisa através de sites especializados em aviação, como sites de empresas aéreas e o próprio site da ANAC e INFRAERO que são as agencias que regulamentam o transporte aéreo no Brasil.

A origem do modal aéreo

        Desde os primórdios da humanidade, sempre desejamos voar, mas o caminho até realmente conseguirmos foi longo. Foram realizados diversos experimentos, dentre eles podemos destacar que Leonardo da Vinci foi um dos primeiros a desenvolver projetos de aeronaves. Mas ele apenas desenhou ou projetos e nunca chegou a construi-los para testar sua funcionalidade.

As primeiras aeronaves em que o homem conseguiu voar foram os balões que eram mais leves que o ar, mas o desafio era construir algo que voasse por meios próprios e que fosse mais pesado que o ar.

Por volta de 1880 havia muitos cientistas desenvolvendo os primeiros projetos n área da aeronáutica. Francis Wenham realizou os primeiros estudos sobrea as asas e como elas poderiam sustentar o voo, outros cientistas também merecem destaque por criarem os primeiros projetos de planadores são eles Octave Chanute, Otto Lilienthal e Percy Pilcher.

Em 1883, foi construído por John J. Montgomery um planador que conseguiu alcançar voo, mas sua invenção só era capaz de voar por meio da força dos ventos. Posteriormente foi descoberto que, na Europa, Jean-Marie Le Bris efetuou um voo em 1856 e também em 1877, Wilhelm Kress também realizou um voo em seu planador na cidade de Viena.

No inicio do século 19, foram construídos os primeiros projetos de aviões, ai surgiu uma polemica mundial, pois em grande parte do mundo o credito desse feito é dado aos irmãos Wright, e não o Santos Dummont, que conhecemos como o “Pai da Aviação”.

Em 1903 os irmãos Wilbur e Orville Wright, conseguiram realizar o primeiro voo tripulado em um avião, mas utilizaram uma catapulta para conseguir o impulso para a decolagem, além de não haver no local testemunha de credibilidade.

Cinco anos depois, Alberto Santos Dummont conseguiu voar pela cidade Paris, com seu famoso avião 14 Bis, mas desta vez o fato foi testemunhado pelos moradores da cidade e oficializado pela impressa francesa.

Existe grande controvérsia em quem realmente inventou o avião, outros inventores também reivindicam esse credito, pois realizaram voos em aparelhos mais pesados que o ar e utilizaram meios próprios para a decolagem, mas falhar durante o voo ou mesmo em documentar o fato pode citar como exemplo Clément Ader que realizou o voo em Outubro de 1890, na França, Gustave Whitehead realizou em 14 de agosto de 1901, Lyman Gilmore realizou seu voo em 15 de maio de 1902, Richard Pearse em 31 de março de 1903 na Nova, Traian Vuia em 18 de março de 1906, em Montesson, perto de Paris.

Em 25 de julho de 1909 foi realizado o primeiro voo Internacional por Louis Blériot, ele decolou de Les Barraques na França, e pousou em Dover, na Inglaterra. Já em 1911, foi realizada por Calbraith Perry Rodgers a primeira viagem transcontinental com um avião partindo de Nova Iorque, ele contornou o globo em uma serie de voos curtos e pousou em Long Beach, Califórnia.

Após ter sido inventado, o avião começou a ser utilizado em serviços militares e foram amplamente utilizados na primeira guerra mundial em missões de ataque, defesa, espionagem e reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com