TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E DESAFIOS NA GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

DANIELLE FREIRE DA SILVA

ÉTICA E DESAFIOS NA GESTÃO PÚBLICA

MANAUS - AM

2018

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

DANIELLE FREIRE DA SILVA

ÉTICA E DESAFIOS NA GESTÃO PÚBLICA

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Pública e de Pessoas.

MANAUS - AM

2018

GESTÃO PÚBLICA E DE PESSOAS

Danielle Freire da Silva

RESUMO

Este artigo tem por objetivo principal analisar a ética e desafios na gestão pública, mais especificamente, no setor de ensino e educação, por meio de estudo de caso da Escola Municipal Mundo Encantado, enfatizando a forma como a gestão do ensino está sendo aplicado na educação básica. Para realização do trabalho foram utilizadas também revisões bibliográficas e análises de dados primários da Secretaria Municipal de Educação de Tabatinga no Amazonas. Como conclusão, é possível observar que os gestores públicos de escolas municipais possuem grandes responsabilidades frente à comunidade, porém com poucos recursos para atuarem nessa missão da gestão pública na educação.

.

PALAVRAS CHAVE: Gestão pública. Desafios. Missão. Ética.

Introdução

Este trabalho tem como tema: ética e desafios na gestão pública, enfatizando que é de suma importância a reflexão sobre o papel do gestor público atualmente, considerando a diferença na qualidade de ensino das esferas do governo e limitação de recursos especificamente na gestão municipal de educação.

Visando esses desafios da limitação de recursos contra a qualidade de ensino, este trabalho de conclusão de curso agrega nessas perspectivas as questões seguintes: Qual está sendo o nível de qualidade do ensino na rede municipal? Qual o papel dos gestores nesse desafio da manutenção do ensino com a melhor qualidade possível na rede municipal?

“A ética não analisa o que o homem faz, como a psicologia e a sociologia, mas o que ele deveria fazer. É um juízo de valores, como virtude, justiça, felicidade, e não um julgamento da realidade” (Stukart 2003, p.14).

É perceptível que a ética é um problema grave e estrutural da sociedade e do sistema político do país, nesse contexto verificamos a existência de “pequenos delitos”, como por exemplo, tentativa de arrecadação de verba por meio de sorteio, vendas, rifas, tais atitudes que não são consideradas éticas no setor público, porém que muitas vezes acontecem devido a necessidades de arrecadação de recursos nessa gestão. Podemos verificar que a ética está diretamente relacionada ao padrão de comportamento do indivíduo, dos profissionais, mas também na situação dos dias inclusive falta de recursos. Todavia, devemos lembrar que existem gestores muito éticos e conscientes de suas obrigações, e postura em todas as organizações.

 Para melhor alcance dos objetivos do trabalho, foram usadas referencias bibliográficas para fundamentação de ideias com base em autores citados no decorrer deste.

Desenvolvimento

Ética, geralmente, é um valor social que identifica, qualifica e guia princípios universais e crenças e ações humanas. A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

Ética, da palavra grega “éthica”, é a teoria ou a ciência de uma forma específica de comportamento humano: o comportamento moral dos homens em sociedade (Novaes, 1992).

Todo gestor sabe ou deveria saber da importância da conduta ética, sob a pena de comprometer o próprio emprego além de comprometer os recursos de sua gestão. Segundo o Dicionário a Ética trata-se do segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais.

Segundo Stukart (2003, p.14),

“A ética é uma palavra que vem do grego ETHOS3, que significa estudo de caráter, juízo do ser humano e reflete sobre a situação vivida, para ele”.

A Ética não deve ser um atributo ou qualidade de alguns, tem que ser uma condição natural, algo que se espera de todos. É uma obrigação de todos, e um princípio fundamental para que se possa construir uma sociedade melhor e justa. Principalmente e necessariamente “ser ético” é um dever básico aos que governam e administram nossa nação. Nesse contexto, a gestão pública municipal, diante de suas dificuldades financeiras e administrativas tem uma dificuldade grande em relação à ética.

A Ética profissional é constituída de premissas da ética geral que se volta para a regulação do comportamento dos membros da sociedade onde são colocadas em prática. Além de membros da sociedade, o ser humano está ligado a grupos, associações, conselhos profissionais. É comum que se estabeleçam, nesses grupos sociais, regras a serem obedecidas por seus membros, como códigos de ética.

Segundo Aurélio Ferreira (2005, p. 383), a ética pode ser definida como “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Ou ainda, segundo o mesmo autor, um “Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.

O intuito deste é verificar se os gestores estão seguindo condutas éticas como expressão de cultura ou se estão sendo impostos a realizar suas funções. Verificando ainda, se há ou não integração e nessa perspectiva mantemos um foco especial no gestor.

Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete à execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos. (Fonte: FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com