TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO EAD

CAROLINA FURLAN RODRIGUES

CAROLINE MAURICIO LUNARDI

DANIELE VICENTINI

GRASIELLE ALVES

JHENIFER FERNANDA SANTOS

PATRICIA GOMES DE MEDEIROS

RAFAEL AUGUSTO RODRIGUES SOUZA

ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETO

MATÃO, SP


1. PASSO 1: Organização do contexto: Sistemas de Informação Gerencial (Prof. Eduardo Nogueira)

Empresas envolvidas no contexto e suas principais características

Podemos identificar que o texto relata a situação de duas empresas, a Tecnosampa e a Steinadler.

A Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte, especializada em serviços de desenvolvimento de sistemas de informação, oferecendo serviços para empresas privadas e também para órgãos públicos. Tem aproximadamente 15 anos de existência no mercado de tecnologia, com bom reconhecimento neste âmbito seus destaques são: inovações e compromisso de entrega. Dentre o conhecimento de sua equipe destacam-se as tecnologias de desenvolvimento de mais demanda no mercado. Seus projetos têm duração média de seis a oito meses, com histórico de no máximo cinco até oito projetos simultaneamente executados. Quanto a Steinadler, uma empresa multinacional de grande porte, integrada no ramo das indústrias químicas, com especialização no campo de tintas e solventes (domésticos e industriais). Tem quarenta e cinco anos de existência e filias espalhadas em todos os continentes. No Brasil, possui uma filial importante, que um 2013, contribui com 40% do faturamento global, a empresa garantiu também o segundo lugar no mercado brasileiro, no segmento de tintas industriais, o carro-chefe dentre seus produtos, que no mesmo ano atingiu o primeiro lugar no ranking do mercado mundial.  

Personagens envolvidas

Em relação a empresa Tecnosampa destacam-se alguns personagens descritos no organograma a seguir:


[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

Silvio Becker o protagonista da história, ocupa o cargo de gerente de projetos dentro da empresa Tecnosampa. Um profissional ético, que preocupa-se com a empresa como um todo, graduado em engenharia por uma universidade de primeira linha, possuía especialização e certificação em gestão de projetos. Sua área de atuação sempre foi desenvolvimento de sistemas de informação, além da formação técnica, Silvio também possuía conhecimentos básicos no idioma alemão, e por conta disso conseguia conduzir diálogos informais com a diretoria da Steinadler. Era o líder mais adequado no quadro disponível dentre os colaboradores, por isso ficara responsável pela execução dos projetos designados à Steinadler. Ele tentara executar esses projetos corretamente, porém na prestação de serviços para este empresa, ele enfrentava diariamente uma angústia pessoal, pois sentia-se obrigado a executar atividades com as quais não concordava, pois acreditava que não eram eticamente corretas.

Relacionamento das empresas

Iniciou-se a parceria entre a Tecnosampa e a Steinadler no segundo semestre de 2009, por conta da necessidade da Steinadler de tropicalização dos sistemas de informação da matriz. O modelo de negócio brasileiro possuía particularidades específicas que não eram adequadamente atendidas pelo sistema corporativo global. Desta forma notou-se a relevância de uma parceria com uma empresa de sistemas local, e fora iniciada uma análise para identificar a empresa que melhor atenderia estas necessidades e que também se encaixa-se nas condições impostas pela matriz. A Tecnosampa era a empresa mais adequada segundo a pesquisa que fora feita, se destacava por sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos, sem deixar de atender as normas e as regras propostas pela matriz.

No início da parceria entre as empresas, os projetos apresentavam menor índice de risco operacional devido ao contexto que estes projetos eram relacionados. O primeiro projeto relacionado a um sistema de controle de comissionamento de vendedores e canais de venda, que teve duração prevista de aproximadamente quatro meses, conquistou a corporação da Steinadler, fazendo com que o sistema e o modelo brasileiro de negócio baseado em comissionamento fosse implantado na outras filiais espalhadas pelo mundo. Mas nem todos os projetos foram bem-sucedidos, segundo Silvio havia constatado, havia falta de clareza e transparência do gerente de projeto da Steinadler, o Oliveira. Também deixara a desejar quanto a disponibilização de dados e ambientes adequados para que o projeto fosse desenvolvido, fazendo-o muito tardiamente, o que ocasionava grande volume de retrabalho.

Os vices presidentes da Tecnosampa sabiam da situação de conflito e da dificuldade que Silvio apresentava na gestão desse projeto devido a falhas de Oliveira, porém o orientavam a ser permissivo com estas falhas, pois para eles o que importava era apenas o aumento no faturamento da empresa.

Sistemas e processos

Os processos de trabalho destacados no caso são baseados em gestão de projetos e sistemas de informações. Os principais sistemas de informações executados pela empresa, eram os de mais demanda no mercado, como, C.net, Java, Android, HTML5, JavaScript, Hibernate, MVC e SOA, e seu conhecimento base para a gestão tem fundamento em PMBOK.

O texto nos mostra que há uma má gestão de projetos por parte do personagem Oliveira, responsável pela ligação dos projetos entre Steinadler brasileira e a Tecnosampa. Havia também falha de informações e falta de transparência entre as duas gestões.

Silvio enfrentava grande angústia pessoal por ter que forjar evidências e artefatos irreais para registrar o andamento dos projetos, sentia-se obrigado a fazer o que não era correto. Agia de forma antiética para manter seu emprego, porém sua consciência falava mais alto, então chegou o momento em que ele decidiu quebrar a hierarquia e relatou o problema que enfrentava para o presidente Snh. Nogueira. Em relação aos vice-presidentes da organização, eles visavam números, se importando apenas com o momento, e o lucro que a empresa havia apresentando diante esta parceria. Já para Oliveira a situação estava cômoda, pois a cada erro que cometia, sabia que Silvio poderia achar uma “solução”, e continuava a persistir na forma incorreta de execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com