TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NAS EMPRESAS

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

ÉTICA NAS EMPRESAS

[pic 3]

ÉTICA NAS EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso de Administação da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para as disciplinas: Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade, Sistema de Informação Informação Gerencial.

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................................3

Passo 1 - Organização no contexto: Sistemas de Informação Gerencial.................4

Passo 2 – Empreendedorismo......................................................................................7

Passo 3 – Ética e Relações Humanas.........................................................................10

CONCLUSÃO.................................................................................................................12

REFERÊNCIAS...............................................................................................................13

INTRODUÇÃO

O texto cita duas empresas: Tecnosampa, empresa brasileira que presta serviços de desenvolvimento de sistemas de informação e a Steinadler, indústria química multinacional com sede na Alemanha  e sua especialização é no ramo de tintas e solventes. O protagonista é Silvio Becker, gerente de projetos da empresa Tecnosampa que liderava a execução de projetos da Steinadler, onde ele se vê no desafio de encontrar a melhor forma para resolver os problemas operacionais.

O principal desafio do grupo, com este estudo de caso, é fazer com que o desenvolvimento possa ser aproveitado futuramente em um ambiente de trabalho, assim fazendo com que o aluno, estude, pesquise e possa desenvolver os conhecimentos falados dentro da sala de aula, tanto nos encontros presenciais e também no conteúdo online.


Passo 1 - Organização no contexto: Sistema de Informação Gerencial

Tecnosampa comemorou um resultado positivo nas negociações comerciais com a empresa alemã Steinadler e assinando cinco novos projetos de  desenvolvimento de sistemas que tiveram um faturamento em torno de R$ 4 milhões. Isto tratava-se de frutos da parceria de cooperação tecnológica para o desenvolvimento de sistemas de informação entre a  Steinadler brasileira e a empresa tecnosampa iniciada em 2009.

Suas principais características, são de serem inovadoras, buscam sempre o

conhecimento, das tecnologias é de inovação para implantação de estratégias para expandir, é mais ganhos lucrativos, visando sempre mais.

                  Pontos fortes, são que os protagonistas são bem desenvolvidos é com grandes capacidades profissionais. Pontos fracos, são as corrupções dentro da empresa e falhas.

Protagonistas da Empresa Tecnosampa

Sr. Silvio Becker era o lider mais adequado disponivel no quadro de colaboradores, graduado em engenharia com especializações e certificação em gestão de projetos. Além da formação técnica, Silvio tinha conhecimento básico no idioma alemão. E com isso foi bem sucedido assegurando carisma e afinidade com alta direção do cliente.

[pic 4]

No caso Silvio e sua equipe usa o conhecimento técnico aplicado para a execução de projetos, mas precisavam também criar evidências das atividades não realizadas, e com isso fazer com que assegurar a tranquilidade dos executivos de ambas as empresas para a prosperidade da parceria.

O projeto no começo era relacionado para manter o menor risco operacional. Com isso o primeiro projeto teve como duração prevista de quatro meses, era um sistema de controle de comissionamento de vendedores e canais de venda. Em pouco tempo este sistema e o modelo brasileiro de negócio baseado em comissionamento se espalharam pelas outras filias ao redor do mundo. Porém nem todos os aspetos do projeto foram bem-sucedidos. Pois Silvio não se alinhou com a forma de conduçao de Oliveira e as duas que se destacarão foram: a gestão de requisitos que foi o maior desafio, porque Oliveira não se preocupava em apresentar claramente os requisitos, ao descrever o objeto no contrato como na descrição detalhada do escopo; e o outro problema foi por causa que disponibilizaram os dados e ambientes muito tardio ocasionando muito retrabalho.

Apesar da parceria das empresas ter se fortalecido ao longo do tempo, o desenvolvimento de um sistema de suporte ao processo de qualidade, criando assim uma grande parceria. Infelizmente, as dificuldades do primeiro projeto se repetiam.

As tentativas de enquadramento por Silvio no inicio da relação chegaram a originar um esboço de “boas intenções” para mudança, mas na pratica as evoluções eram mínimas. Além dos problemas da relação entre Silvio e Oliveira, surgiu uma nova situação, dois projetos criado antes que continham furos de especificação que demandava melhorias, ocasionados por falha de oliveira.

Com a conclusão dos projetos anteriores resultou em frutos comerciais ainda mais representativos. Com isso aprovaram mais cinco projetos, que são criação de um site institucional para a Steinadler Brasil, desenvolvimento de aplicativo para celulares, sistema de inteligência de mercado, sistema de informações para decisões estratégicas e aplicativo para redes sociais. A execução desses projetos simultâneos potencializara as sinalizações de problemas constatados na origem.

Em relação aos personagens Silvio estava descontente com a situação, por ser a pessoa responsável por criar os registro falsos, os quais precisariam sustentar para uma possível auditoria da matriz sobre esse registros.


Passo 2 – Empreendedorismo

Silvio Becker; gerente de projetos da empresa Tecnosampa, com especializações e certificação em Gestão de projetos. Sempre atuou nas areas de desenvolvimento de sistemas de informação, programador, analista de sistemas, coordenador e por último gerente da tecnosampa. O primeiro projeto desenvolvido pela Tecnosampa na Steinadler foi o desenvolvimento de um sistema de controle de comissionamento de vendedorese canais de venda. Apesar do sucesso do projeto em si, Silvio identificou que 50% dos recursos foram superior ao previsto, devido ao fato de haver dificuldades em alinhamento com a forma de condução do nogueira. Diantes desses fatos, Silvio deveria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com