TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética na Administração Pública

Por:   •  16/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

1. Tema

Ética

2. Delimitação do Tema

Ética na administração pública

3 .Objetivos

3.1 GERAL

Descrever conceitos relacionados ao tema a fim de contribuir para a melhoria da ética na administração pública.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Compreender a ética como mais uma ferramenta para a melhoria do processo administrativo;
  • Mostrar a importância da ética na administração pública , assim como também a finalidade da moralidade administrativa.

4. JUSTIFICATIVA

A Ética é um dos fatores que influencia a sociedade , a escolha desse tema se deu por perceber que a administração pública não vem sendo correspondida adequadamente e o gestor não se preocupa com a mesma, a ética e a moral é essencial dentro da administração publica, pois corresponde com o bem-estar de toda a sociedade.

Um dos maiores desafios para a consolidação de uma nova Administração Pública no Brasil consiste na formação de funcionários públicos qualificados, nomeados em nível municipal. Muitos eram os problemas técnicos e limitações financeiras que levaram a presente situação, representada pelos resultados indesejáveis ​​e perniciosos de uma forma patrimonial de gestão do Estado, que tem sofrido durante um longo período de tempo. O funcionamento dos Tribunais de Contas brasileiros é, em parte, prejudicado pela constante necessidade de verificação da legalidade e regularidade dos procedimentos adotados pelos distritos jurisdicionais, devido à fragilidade e a inexistência, na maioria dos casos, do próprio sistema de controle interno. Assim, acentuando a ênfase no controle dentro dos procedimentos em detrimento de uma operação mais direcionada para os resultados da avaliação e para o alcance dos objetivos.

Desde o início da Lei de Responsabilidade Fiscal, que escolheu a transparência como um dos pilares, a transparência deve ser entendida não apenas como a disponibilidade de informações, mas, especialmente, quando o cidadão comum entende a informação que está disponível. Deve ter compatibilidade entre a linguagem adotada e o destinatário da informação. Do contrário, aqueles que o recebem não serão autorizados a exercer o controle. O desafio consiste em traduzir a linguagem técnica e desconhecida para outra mais acessível, sem o medo de banalizar isso, especialmente antes de se certificar o fato de que, para ser simples, não necessariamente significa ser destituída de conteúdo.

Como muitos outros países, o Brasil está reexaminando o papel do Estado depois do lançamento de uma reforma estatal em 1995. Como parte deste exercício, o país tem feito uma mudança consciente no sentido de uma administração gerencial, com uma maior orientação para resultados diferentemente do prévio modelo racional-legal. Há uma modernização do serviço público, com ênfase em serviço de qualidade, desempenho e profissionalismo.

5 Problema de pesquisa

Qual a importância da Ética na Administração Pública?

6 Metodologia

A metodologia que será utilizada será à pesquisa bibliográfica exploratória através de livros, revistas e publicações da Internet, buscando  identificar os principais aspectos da ética na administração pública.

7 Fundamentação teórica

ÉTICA: EVOLUÇÃO E CONCEITOS

Segundo RUIZ ALONSO (2010), desde Sócrates, na Grécia Antiga, a Ética tem sido uma parte importante da Filosofia. Esta, que as pessoas comuns consideram um saber abstrato e até inútil é, entretanto, o conhecimento racional da realidade, buscando saber a essência do mundo, dos seres, das coisas, do homem e da vida.

VINCENT RUGGIERO (2004, p. 3) define a ética como "o estudo das escolhas que as pessoas fazem sobre certo e errado". Este autor define a ética como o princípio pelo qual se faz escolhas na vida sobre o que é considerado certo ou errado - um código de conduta pessoal ou "regras para se viver".

Definir a diferença entre ética e moral, crenças ou valores podem ser bastante difícil. Valor é aquilo que se considera importante. Crença é o que se entende como verdadeiro, sem uma prova perfeita para comprovar. Já a moral são normas pelas quais se decide o que é certo ou errado. Com estas definições em mente, pode-se definir o significado de moral e ética, afirmando que são as crenças e os valores os determinantes da ética e moral de cada ser.

A Ética pessoal inclui lealdade, honestidade, mente aberta, responsabilidade, pontualidade, autorrespeito, respeito aos outros, equidade e persistência sem teimosia. Persistência sem teimosia é, provavelmente, a ética mais difícil que o autor deve aderir, mas a perfeição não é sempre possível, mas exige persistência dos esforços contínuos na busca da perfeição. Cada uma desta ética também exige que tempere a ética com a compreensão da situação na mão.RUGGIERO (2004, p. 6)

A palavra ética, por sua vez, vem do grego ethos, “modo de ser”, “comportamento”. Portanto, etimologicamente os dois termos possuem significados bem aproximados.

No entanto, ética designa mais especificamente a disciplina filosofica que investiga o que é a moral, como ela se fundamenta e se aplica. Ou seja, a ética estuda os diversos sistemas morais elaboradas pelos seres humanos, buscando compreender a fundamentação das normas e interdiçoes (proibições) proprias a cada um e explicitar os pressupostos, isto é, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam. (COTRIM, FERNANDES 2010, p. 291).

A ética é a fundamentação do comportamento das pessoas e com ela sabe-se qual a moral ele esta se expondo diante das adversidades, mesmo com interrupções de seus presussupostos, ou seja, o ser humano necessita da ética como forma de sobrevivencia.

O campo ético é, assim, constituido pelos valores e pelas obrigações que formam o conteudo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existencia ética. (CHAUI, 2010, p. 267).

A ética é a base de todo ser humano, ser ético é praticar as virtudes do bem, é ser responsável pelos atos de si próprio.

Nossa sociedade vive na atualidade uma redescoberta da ética. Há exigencias de valores morais em todas as instancias sociais, sejam elas cientificas, politicas ou economicas. Certamente, essa situação não significa se dá por acaso, basta observarmos que ela surge no mesmo momento em que a sociedade passa por uma grave crise de valores, identificada pelo senso comum como falta de decoro, de respeito pelo outros e de limites e, pelos estudiosos, como dificuldades de os individuos internalizam normas morais, respeito às leis e regras sociais. (PASSOS, 2011, p. 21)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com