TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética num ambiente de trabalho

Por:   •  21/7/2015  •  Dissertação  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

      Antes de falarmos sobre o que é ser Ético, devemos separar o homem do animal, pois os humanos tem a capacidade de pensar e refletir sobre seus atos, diferente de um animal que age para apenas suprir suas necessidades. O homem tem inteligência, a consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. E com isso responder as consequências de seus atos. O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. O desejo é quem move o homem, pois a parti dele é que o  ser humano tem as suas atitudes sendo ela considerada boa ou ruim.

       Já os animais, considerados como um ser irracional, por mais que possamos pensar que ele é um ser livre, realiza seus atos pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural, para um fim de que ele mesmo ignora e cujas consequências não se consegue prever. Os animais são seres que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem. Os animais não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida. Eles não agem de acordo com desejos, não agem pensando em saciar algum desejo e sim em suprir a necessidade de um algo de sua natureza.

       Não podemos falar sobre ética achando que um humano age sem o pensar, e sim para suprir uma necessidade de instinto. Pois os homens antes de agir eles pensam e planejam antes de colocar algo em pratica. O ser humano desde muito cedo aprende o que é certo ou errado, e levam em suas consciência pra toda a sua vida podendo assim refletir ser o que estar fazendo é um algo certo e justo ou errado e injusto.

          Seguindo o raciocínio de que o homem é um ser pensante e de que ele tem a plena consciência sobre  os seus atos e atitudes. O que será que é a Ética? O que é ser Ético? A ética estar presente em nosso dia a dia, mas será que o seu conceito sobre ser ético é igual aos dos outros? Melhor, será que você seria ético em uma situação tentadora, como conseguir um alto cargo no seu trabalho?

    Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Ela é quem faz o ser humano saber distinguir o bem do mal ou bom do mau.  Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom. Deve-se ter em conta que cada sociedade possui suas próprias regras morais resultantes da própria cultura.

      Ser ético nada mais é que cumprir os valores da sociedade em que vive, é agir sem prejudicar o próximo, é agir e se responsabilizar pelas consequências de suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados. Cada sociedade criou e cria seus conceitos sobre o que é ser ético ou antiético. E para não julgarmos sem fundamentos precisamos conhecer primeiro as culturas diferentes da nossa e acima de tudo respeitá-las. 

É pela ética que podemos  avaliar atitudes ou atos de pessoas e decidir se é ético, ou seja, é certo ou se é errado. Se aquela atitude pode ser certa e que não prejudique ninguém, mas lembre-se que nem tudo o que é certo para mim, será certo para você. o conceito de ética varia de pessoa para pessoa  ou de cultura e região.   Um ato correto e justo, por exemplo, é ajudar uma senhora atravessar a rua, é dar lugar para os mais velhos quando você está muito cansado em um ônibus, e etc.  E um ato incorreto e injusto  (antiético) é roubar um trabalhador de família que dá duro o mês todo para poder proporcionar o pão de cada dia as seus filhos, uma roupa para vestir, um calçado bonito. Enfim, um ato correto e justo é fazer o bem para outros e um ato incorreto e injusto é fazer o mal para outros, pensando apenas em si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com