TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética profissional no filme “Аmor sem escala”

Resenha: A ética profissional no filme “Аmor sem escala”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Resenha  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALA”............................4

2.1 SINOPSE DO FILME “AMOR SEM ESCALA”...................................................5

3. ANÁLISE DAS CICNO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO...............................................................................................5

4. CONCLUSÃO...............................................................................................................8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................9

1. INTRODUÇÃO

As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela intima interdependência das organizações e das pessoas. A conduta do profissional diante das situações é fundamental, sua ótica, entendimento ao seu redor, sua conclusão, determinam suas atitudes. Lidar com a diversidade cultural é algo requer a aplicação de modelos de liderança utilizados em grandes companhias do mundo e que geram resultados satisfatórios. Um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar com os funcionários ocorre pelo simples fato de ela não deixar claro para o novo colaborador as regras e o seu modo de funcionamento. A ética e seus princípios são à base de um profissional, pois avaliam a boa conduta, ao meio de um mundo corruptivo e repleto de oportunidades destrutivas.

Uma empresa a qual sua base é fundada na ética jamais um profissional sem ela estará qualificado para sua vaga. O mercado esta cheio de vagas para profissionais, mais existem profissionais e profissionais, aqueles que possuem um bom caráter, entendo que possamos somar ou dividir. Através do mapa conceitual temos uma forma modificada de ensinar, de avaliar e de aprender, entendendo que as mudanças são necessárias, e fazem parte de uma estratégia de sobrevivência. Pessoas não gostam de mudanças, pois se acomodam e se acostumam com o que tem ao seu redor, através de mudanças somos levados a sair desse comodismo.Já ouvi um estudo que um funcionário a mais de 10 anos na mesma função já não traz benefícios a empresa, e isso é verdade. As pessoas necessitam de renovar o gás de tempo em tempo, com isso a mente flui, abre a visão ao seu redor, se torna dinâmico, versátil, se torna pessoas com maior aceitação e menos reação, aceitam desafios metas e estão sempre focados, prontos para uma resposta positiva e não um questionamento que não produz nada.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Quando se assiste o filme “Amor sem Escalas” (Up In The Air, 2009), se espera um roteiro romântico acompanhado do sorriso irresistível de George Clooney. Porém, o que encontramos é uma história bem construída, focada nos múltiplos dramas existentes nas relações corporativas que se tornam ainda mais ácidas em um mundo economicamente em crise.

O tema do filme gira em torno de umaOutplacement empresas contratadas para agilizar (e tentar humanizar) os sistemas de demissão de massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante (o gestor direto) comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria. Porém, esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas (o distanciamento do sofrimento e do desconforto que a dor de outra pessoa pode causar) como também são sintomas gritantes de nossa época, superlotada de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional. Este movimento de fragmentação do convívio social também contaminou os sistemas corporativos, como bem retrata a pesquisadora da FGV Maria Ester de Freitas:

“muitas demissões foram feitas por e-mail, por telefone, no meio das férias, no final do expediente quando o individuo já estava no estacionamento (…) Negou-se ao homem demitido não apenas o direito de limpar as suas gavetas ou armários, mas também o de demonstrar a sua humanidade, fosse no adeus aos colegas de tantos anos, fosse na face que exprimia uma dor.”1

Devemos nos ater que a visão do trágico (na figura do outro que sofre) sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este contato nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca. É uma lição básica ensinada incansavelmente pelas religiões a milhares de anos, se a negarmos, estamos abrindo mão de nossa experiência humana, e finalmente estaremos nos entregando ao mecanicismo retratado no filme: Atualmente é comum entre os profissionais de RH, uma preocupação crescente em relação aos processos de dispensa, que foram diretamente influenciados pelo endurecimento de nossos tempos, em que virtualizaram o calor humano e terceirizaram o bom senso.

2.1 SINOPSE DO FILME “AMOR SEM ESCALA”

Desapegado, o executivo Ryan Bingham (George Clooney) tem como seu maior hobby viajar. Trabalhando em um escritório terceirizado que ajuda chefes de empresas em crise a demitir seus funcionários, ele passa a maior partes de sua vida voando pelo país, e raramente é encontrado em casa. Assim, ele não precisa ter relações mais duradouras com ninguém, nem mesmo com suas irmãs. E, até no amor, suas relações são casuais e sem qualquer tipo de compromisso. Tudo muda, porém, quando a jovem Natalie Keener começa a trabalhar com ele. Querendo mostrar serviço, ela sugere ao chefe que economize nas viagens, e que faça todo o trabalho através da internet. A possibilidade de não poder mais viajar aterroriza Ryan, que já não consegue imaginar sua vida longe dos aeroportos. A incerteza sobre seu futuro na empresa, junto com a proximidade do casamento de sua irmã caçula, e sua relação com a bela Alex, faz com que Ryan passe a questionar se vale mesmo a pena não querer se apegar a nada.

3. Análise das cinco situações envolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com