TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética profissional no filme “Аmor sem escalas”

Resenha: A ética profissional no filme “Аmor sem escalas”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Ética e moral possuem significados diferentes. A ética é o estudo dos valores morais que orientam o comportamento humano na sociedade, já a moral são os costumes, as regras, os tabus e as convenções estabelecidas pela sociedade.

A palavra ética vem do grego “Ethikós”, que significa "modo de ser", e foi estudada a fundo por Aristóteles (o filósofo). Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “Morales” que significa “relativo aos costumes”.

A Ética, nada mais é, do que o comportamento humano conduzido por sua moralidade. Ela é muito importante para nosso meio social e profissional sendo ela uma ferramenta essencial para o bom convívio e sucesso profissional de uma organização e seus colaboradores.

Porém, esses valores estão se dissipando com o tempo e muitas organizações estão esquecendo-se do verdadeiro conceito que a palavra Ética representa.

É mais do que necessário que toda a sociedade humana se conscientize e repasse para sua geração, os benefícios que se obtém com a boa prática da conduta ética.

Na década de 90, foi feita uma pesquisa em âmbito global sobre a ética empresarial, e foi ressaltada a existência de três inter-relacionados de abordagem de ética nas empresas.

Precisamos abordar cada vez mais o Código de Ética Profissional, seus deveres, direitos, proibições e infrações, dentro das organizações.

Entendê-lo é o primeiro é o primeiro passo para obtermos organizações sérias e respeitadas, por todo o mercado e afins.

1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

1.1 Sinopse do filme.

‘AMOR SEM ESCALAS’

(UP IN THE AIR, 2009)

O filme ‘Amor Sem Escalas’ retrata a vida de um Profissional que cujo serviço é demitir pessoas, e fazê-las ver um lado positivo nisto.

George Clooney interpreta ‘Ryan’ que, trabalha em uma empresa que é contratada por outras organizações, em que estão realizando demissões em massa, para dar a triste noticia aos agora ex-empregados.

Com isso, ele tem uma vida bem agitada, em que passa a maior parte do ano viajando e colecionando Milhas aéreas.

Neste trabalho, Ryan, passa por situações constrangedoras em que precisa manter a Conduta Ética e a Postura Profissional, para obter sucesso em suas demissões.

Porém, seus métodos são ameaçados quando se depara com um projeto criado por uma jovem executiva, em que as demissões serão efetuadas via vídeo conferencia.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

1º SITUAÇÃO:

Quando o supervisor de uma grande empresa de consultoria de RH estuda implantar um novo processo de demissão à distância, mostrando através de gráficos de custo e uma demonstração online o novo método de demissão, reduzindo até 85% de custos de viagem.

Assim deparando com o mundo contrastado com a situação nova, que são os consultores contratados para minimizar o impacto da dor da perda do emprego e viabilizar uma oportunidade de recomeçar um novo desafio.

É o consultor (George Clooney) quem tem a missão de demonstrar quais são as dificuldades e situações de conflitos interpessoais de cada demitido que após anos de empresa, nos primeiros minutos da entrevista ficam sem chão para continuar a caminhada profissional.

2º SITUAÇÃO:

Primeira demissão do consultor (George Clooney) com sua assistente.

Em primeiro lugar ele inicia a conversa conforta e mostra que há luz no fim do túnel (em sua saída do emprego atual).

Segundo: Ele observa a conduta de sua assistente, que perde o controle da entrevista de demissão, houve com atenção e vê as divergências de pensamentos e em cima da sua principal preocupação e frustação do demitido, abre a grande janela de oportunidade e resgate de sonhos antigos (trocados por um salário oportuno para a época) mostra que o consultor se preparou antes de iniciar o processo de demissão analisando o histórico do demitido antes e durante sua passagem profissional na empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com