TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE INFLUENCIAM NA ABERTURA DE UMA LOJA DE FRANQUIA E NÃO FRANQUIA NO RAMO DE UTILIDADES NA CIDADE DE ARAÇATUBA - SP

Por:   •  14/11/2018  •  Monografia  •  6.285 Palavras (26 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 26

FATORES QUE INFLUENCIAM NA ABERTURA DE UMA LOJA DE FRANQUIA E NÃO FRANQUIA NO RAMO DE UTILIDADES NA CIDADE DE ARAÇATUBA - SP

Diego Elias D’Carlos – UNITOLEDO[1]

Érico Calesitne Rodrigues – UNITOLEDO2

Olimpio Matheus Silveira Rovieri Galileu – UNITOLEDO 3

Prof. Marcelo Henrique Fassa Gomes, Mestre – UNITOLEDO

RESUMO

Este estudo busca a identificação dos fatores que influenciam na abertura de uma loja franqueada ou de uma marca própria. Partindo de uma revisão literária sobre franquia, fatores de escolha versus marca própria foi elaborado um questionário, que foi aplicado em duas empresas distintas. O resultado da pesquisa evidencia o ponto de vista dos gestores em relação à apresentação da franquia e da marca própria, com os fatores positivos e negativos de cada escolha.

Palavras-chave: Franquia, Empreendedorismo, Marca Própria.

ABSTRACT

This study seeks to identify the factors that influence the opening of a franchised store or a label. Based on a literature review about franchise choice factors versus label a questionnaire was developed, which was applied in two separate companies. The search result shows the point of view of managers in relation to the presentation of the franchise and own brand, with the positive and negative factors of each choice.

Key words: Franchising, Entrepreneurship, Brand.

1. INTRODUÇÃO

A história recente mostra o desenvolvimento e crescimento da economia e do poder aquisitivo da população brasileira em geral. Este crescimento e independência financeira despertaram o desejo na população de realização do sonho de investir em seu próprio negocio e deixar de ser empregado para tornar-se patrão.

A partir dai surge a duvida do empreendedor: investir em uma franquia ou montar uma marca própria?

As técnicas comerciais desenvolveram-se de uma forma notável, principalmente devido à importância adquirida pela marca e pela propaganda comercial do produto (MENDEZ, LEHNISCH, 1991, p. 7).

Em busca do melhor investimento, o empreendedor busca esclarecer suas dúvidas em relação a essas duas vertentes. Mas é preciso atentar-se ao perfil do investidor, principalmente para não optar por um tipo de negócio que não tenha as características que se adequem ao futuro proprietário.

O conceito de franquia tem um sistema previamente formatado, seguindo métodos e regras operacionais já definidos. Tem seus aspectos positivos e negativos como em todo negócio (LEITE, 1991).

A marca própria é um modelo de negócio para quem não se adapta a muitas regras que não tenham exceções. É um modelo de gestão que permite maior liberdade ao gestor, mas como em todo negócio também tem seus erros e acertos, aspectos positivos e negativos.

Este estudo busca saber os prós e contras da escolha de abertura de uma loja de franquia e não franquia e desperta a questão problema da pesquisa: Quais fatores influenciam na abertura de uma loja de franquia ou não franquia no ramo de utilidades?

Assim, destacam-se como objetivos deste estudo conhecer os fatores que influenciam a abertura de uma loja de franquia ou marca própria, evidenciar os pontos positivos e negativos da escolha e demonstrar qual é a melhor escolha.

Este trabalho contém esta introdução, nas sessões seguintes traz o referencial bibliográfico que diz respeito à franquia, os fatores que influenciam na escolha de uma franquia e a franquia versus marca própria. Após o referencial bibliográfico é demonstrado à metodologia utilizada na pesquisa, a seguir os dados obtidos com a aplicação da pesquisa de campo, as considerações finais e as referencias.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Franquia

Nos dias atuais, cada vez mais empreendedores procuram investir seu capital em franquias, porque é uma forma organizada e estruturada de acessar o mercado.

Franquia é um termo derivado do inglês franchising, e denomina dois tipos de sistemas utilizados na distribuição de produtos e serviços. Sendo um deles tradicional, ou franquia de marca e produto, onde se recebe o direito de distribuição e uso da marca sem restrições. O segundo tipo é de franquia em formato de negócio, onde se implanta o conceito do negócio já determinado (MINADEO, 2008 apud SILVA, 2004).

Friedheim (2013) acredita que franquia “é uma estratégia de venda e distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados para a melhoria continua do sistema”.

De acordo com a lei 8.855/94 do Código Civil Brasileiro, o conceito de franquia é:

franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

O franchising ou franquia é firmado juridicamente através de um contrato no qual o proprietário da marca, do método ou da tecnologia, permite a alguém que explore o negócio, a marca (MINADEO, 2008, p.323).

O sistema conhecido hoje teve origem em meados do século XIX, nos Estados Unidos, em 1862. Nessa época, a fabricante de máquinas de costura Singer já concedia o direito de fabricação de suas máquinas e produtos para comerciantes independentes. Com o passar dos anos, a General Motors e a Coca – Cola adotaram o sistema de franquias, a fim de aumentar o crescimento de suas marcas e consequentemente a produção de produtos (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com