TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS AO PARADIGMA DO TRABALHO DECENTE E DA GESTÃO DA DIVERSIDADE.

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CRUZEIRO – PROF. WALDOMIRO MAY

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

ALESSANDRO DOS SANTOS

ALEXANDRE COSTA

THIAGO AMORIM DA SILVA MELO

PROJETO INTEGRADOR III (TERCEIRO SEMESTRE)

TEMA: ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS AO PARADIGMA DO TRABALHO DECENTE E DA GESTÃO DA DIVERSIDADE.

CRUZEIRO – SP

2° SEMESTRE / 2018


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo integralizar as variadas disciplinas do Curso de Gestão Empresarial para compreender e associar ao tema proposto do trabalho, que é referente à diversidade e trabalho decente no meio corporativo. Com base nesta asserção será demonstrado como as empresas tem analisado e tomado decisões em relação à diversidade e trabalho decente nos dias atuais.

Ao logo dos anos, a sociedade passou a compreender a importância que as organizações possuem na luta contra a desigualdade, sendo que as empresas em geral tem um papel muito especial na criação de um mundo mais igualitário. Este é um compromisso de todos dentro das organizações e não apenas do setor de Gestão de Pessoas. Desta maneira, não importa a cor, a orientação sexual, a religião, etc.; mas o que precisa ser analisado são a qualificação, habilidades e competências do entrevistado, podendo ser contratado ou não com base nessas avaliações. Entretanto, a gestão da diversidade e trabalho decente ainda tem muito por melhorar; principalmente com relação às empresas brasileiras que estão dando os primeiros passos neste assunto.

Para tanto, é necessária a implementação de mais políticas que viabilizem a entrada dos menos favorecidos, ou seja, dos grupos minoritários dentro das organizações, valorizando-os no mercado atual. Os gestores precisam atentar-se a esses grupos, tomando decisões assertivas para beneficiar a todos. Dessa maneira, é muito importante realizar treinamentos e programas de incentivos a diversidade e trabalho decente dentro das organizações, para que possa ter sua aplicabilidade de forma eficaz e eficiente no dia a dia das corporações. Portanto, a gestão do trabalho decente e da diversidade nas organizações podem trazer inúmeros benefícios como: o reconhecimento e valorização dos grupos minoritários, favorecendo a pluralidade de ideias, criatividade e produtividade profissional. Também torna as empresas mais competitivas e demonstrando que a empresa é socialmente responsável.

Posteriormente a pesquisa, será demonstrada como as empresas têm adotado esta concepção da diversidade e do trabalho decente e como estão difundindo essas informações para seus colaboradores. Portanto, serão utilizadas como embasamento do trabalho, informações extraídas das seguintes disciplinas: Economia, Sociologia das Organizações, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Estatística Aplicada a Gestão. 


O TRABALHO DECENTE E A DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Dentro de um universo de assuntos importantes relacionados à gestão de uma organização, também temos a gestão do trabalho decente e da diversidade como pontos relevantes em seu ambiente interno e externo. Pois como sabemos, as empresas possuem um papel muito significativo no desenvolvimento social.

Segundo José Roberto Marques,

As empresas têm papel fundamental no auxílio para a construção de um mundo mais igualitário, e engana-se quem pensa que essa função cabe apenas ao departamento de RH, toda a organização deve trabalhar em prol da diminuição da desigualdade de gênero, do preconceito quanto a orientação sexual e racismo, visto que todo e qualquer profissional, desde que qualificado para a vaga em questão, merece a chance de ser contratado.

O conceito de Trabalho decente foi criado pela OIT em 1999, tendo como base a Declaração nos Princípios e Direitos fundamentais do trabalho. Com o objetivo de difundir o tema, foi instituída a Agenda Global de Trabalho Decente que tem como finalidade estabelecer compromissos com países membros. O principal objetivo é construir instrumentos que efetivem a aplicação e ampliação dentro das organizações de Trabalho Decente.

 Em suas conclusões sobre abordagens do trabalho decente, Anau e Conceição (2011, p. 65) admitem que “[...] o conceito sofreu transformações ao longo dos cerca de dois séculos e meio de existência do capitalismo moderno”. Um dos fatores principais da transformação deste conceito foi o aumento da desigualdade social e a piora nas condições de trabalho. Neste contexto, em defesa de uma condição digna para o trabalhador, surge o conceito de trabalho decente.

1. A Gestão do Trabalho Decente

É interessante que as organizações desenvolvam e monitorem políticas de melhoria na gestão do trabalho decente e da gestão da diversidade, pois o retorno deste investimento é elevado não apenas para a corporação, mas para toda a sociedade.

Por muito tempo pessoas sofreram com a gestão ineficaz do trabalho decente, pois as políticas de gestão eram precárias, transformando principalmente o ambiente de trabalho em um lugar hostil.

Quanto a esses temas, uma disciplina que nos ajuda muito a entender e compreender é a de Gestão de Pessoas que temos no terceiro semestre. Ela tem uma importância estratégica, pois ajuda administrar as organizações e conseqüentemente as pessoas que a compõe.

Em relação à gestão do trabalho decente, ela é importante para as empresas em geral, pois permitem instituir políticas mais elaboradas que encaminham a corporação para o sucesso. Mas em que ponto essa gestão trabalha?  Ela trabalha para a organização alcançar seus objetivos estratégicos e realizar sua missão, atentando-se pela segurança e bem-estar dos funcionários, desenvolvendo e mantendo a qualidade de vida no trabalho e nas relações interpessoais (sendo este último muito importante para a gestão da diversidade), desenvolvendo e mantendo políticas éticas e comportamento socialmente responsável, construindo uma empresa mais eficiente com o desenvolvimento dos colaboradores, etc. Todas estas iniciativas, além de outras, resultam em colaboradores mais qualificados e motivados, tornando o ambiente organizacional mais produtivo e a organização mais competitiva no mercado atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com