TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOS PROCESSOS GERENCIAIS AO PARADIGMA DO TRABALHO DECENTE E DA GESTÃO DA DIVERSIDADE.

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO PAULA SOUZA

TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FATEC ZONA SUL – DOM PAULO EVARISTO ARNS

GERMANA BEATRIZ DEMÉTRIO LUIZ

GRACIANA HELENA LUZ MARZAGÃO TAMAROZZI

RAFAEL DE LIMA SANTOS

RAFAEL WANDERLY ARRUDA PAIXÃO

PROJETO INTEGRADOR 3 - ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS AO PARADIGMA DO TRABALHO DECENTE E DA GESTÃO DA DIVERSIDADE.

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do terceiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão Empresarial EAD sob orientação da Professora NIRLEI SANTOS DE LIMA.

SÃO PAULO

2018

CENTRO PAULA SOUZA

TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FATEC ZONA SUL – DOM PAULO EVARISTO ARNS

GERMANA BEATRIZ DEMÉTRIO LUIZ

GRACIANA HELENA LUZ MARZAGÃO TAMAROZZI

RAFAEL DE LIMA SANTOS

RAFAEL WANDERLY ARRUDA PAIXÃO

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE E DAS PRÁTICAS DO CONCEITO DE TRABALHO DECENTE NAS EMPRESAS TRADICIONAIS E NOS NOVOS MODELOSDE GESTÃO.

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do terceiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão Empresarial EAD sob orientação da Professora NIRLEI SANTOS DE LIMA.

SÃO PAULO

2018 

QUADRO-RESUMO

Tema Geral A importância da diversidade e das práticas do conceito de trabalho decente nas empresas tradicionais e nos novos modelos de gestão.

Questão específica da Pesquisa Diversidade e trabalho decente: impactos sobre a produtividade e a criatividade das organizações.

Justificativa As tecnologias encurtaram e derrubaram as fronteiras. Vivemos em um mundo globalizado onde diferentes culturas se relacionam o tempo todo. No meio organizacional a questão da diversidade e do trabalho decente se tornam diferenciais de competitividade em um mercado cada vez mais globalizado no qual os clientes estão mais exigentes e seletivos em suas compras, buscando por produtos que satisfaçam mais do que suas necessidades de consumo: buscam por produtos com valores sustentáveis agregados.

Textos que embasam a pesquisa http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2017/04/blogs/cotidiano/questao_de_genero/2097661-o-direito-e-as-questoes-de-genero.html;

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/discriminacao-e-a-pior-violencia-no-mercado-de-trabalho-afirma-jovem-com-deficiencia.ghtml;

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/a-inclusao-pessoa-com-deficiencia-no-mercado-trabalho.htm;

http://www.deficienteonline.com.br/percentual-e-calculo-da-cota-de-empregados-com-deficiencia-pcd___300.html;

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/livre-iniciativa/carreira-e-concursos/diversidade-e-sinonimo-de-lucro-para-as-empresas-mostram-estudos-62h9akvjk9zokpn8ry3i52ph5/;

https://www.ilo.org/brasilia/convencoes/WCMS_235190/lang--pt/index.htm;

https://www.ilo.org/brasilia/convencoes/WCMS_235330/lang--pt/index.htm;

http://www.acaointegrada.org/o-que-e-convencao-100-da-oi;

1. INTRODUÇÃO

O século XXI tem sido marcado pela rápida evolução das tecnologias, principalmente as de comunicação. A informação se torna acessível à maioria das pessoas de forma rápida e, se não fosse pelo gigante abismo social que ainda insiste em existir, teria um alcance de fato global.

É fato que no meio organizacional, este acesso mais fácil a informação tem redesenhado a forma das empresas produzirem, comercializarem seus produtos e serviços. Hoje, ao exercer suas atividades produtivas as empresas precisam cumprir as legislações que aos poucos se tornam mais rígidas e satisfazer os anseios da sociedade que está cada vez mais consciente do seu poder de consumidor e, também de agente transformador, que ao comprar algo busca suprir suas necessidades de consumo de forma mais sustentável.

O conceito de sustentabilidade empresarial se relaciona com a preocupação ambiental e social. Uma empresa para ser considerada socialmente sustentável, deve fomentar condições para que seus colaboradores, parceiros e, também, a comunidade a qual está inserida, tenham qualidade de vida. É preciso que as organizações pratiquem a responsabilidade social em toda sua cadeia produtiva e um dos desafios para que isto aconteça é o respeito aos direitos humanos.

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) órgão pertencente a ONU (Organização das Nações Unidas) formalizou em 1999 o conceito de trabalho decente: “promover oportunidades para que homens e mulheres obtenham um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana, sendo considerada condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável”.

Com efeito, o conceito de trabalho decente engloba a questão da diversidade, que por sua vez, defende a igualdade de oportunidade e de tratamento às pessoas de diferentes gêneros, raças, culturas, crenças, idades, tipos físicos e/ou com deficiências.

De acordo com Aguiar e Siqueira (2007), valorização da diversidade, é uma tarefa admirável, pois exige que as pessoas ignorem seus valores em função dos direitos comuns, deixando de lado o preconceito, tanto pessoal quanto organizacional, resultando na aceitação dos direitos coletivos. Cox e Blake (1991) acrescentam ainda que as empresas que não mantiverem uma força de trabalho diversificada e não souberem utilizar essas diferenças para resultar em melhorias poderão sofrer uma desvantagem concorrencial significativa, ao se compararem com aquelas empresas que o fazem.

De acordo com Cox (1991), o aumento dessa diversidade contribui para melhores tomadas de decisão, influencia positivamente para melhor o atendimento mercadológico aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com