TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM DE RECUROS HUMANOS

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

MOGI DAS CRUZES, SP

2019

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Camila Ferreira Nunes RGM: 11181501972

Cauan Augusto Prado de Miranda RGM: 11181100615

Julia Sophia da Silva Sierpinski RGM: 11181502628

Paulo Cesar Valeriano Magueira RGM: 11181502323

Diagnostico organizacional

Trabalho apresentado à Universidade de Mogi das Cruzes como requisito para obtenção de aprovação na disciplina de Diagnostico Organizacional da Prof.ª Dr.ª Renatta Lemes Sylva.

MOGI DAS CRUZES, SP

2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        7

2.        OBJETIVOS        9

3.        JUSTIFICATIVA        10

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        11

4.1 Clima Organizacional        14

5.        METODOLOGIA        16

REFERENCIAS        17

  1. INTRODUÇÃO

 Neste presente trabalho iremos abordar o seguinte tema, clima e estrutura organizacional, que é nada além da percepção coletiva que os colaboradores têm sobre a empresa e ambiente que estão inseridos. Já a estrutura organizacional é a forma de como a empresa se organiza internamente, como articula suas atividades e negócios e que irá impactar diretamente a eficiência da empresa.

 É de suma importância apurar o clima organizacional, quando falamos de clima estamos falando diretamente de desempenho, pois estamos pensando nas variáveis que podem ser: a estrutura física, modelo de gestão relacionamento com liderança e liderados entre diversos outros aspectos do ambiente de trabalho que irá influenciar o desempenho do colaborador. Então quando um colaborador está satisfeito dentro da empresa o nível de contribuição individual que ele irá fornecer a entidade aumentara consequentemente dessa forma falar de clima é estar falando de melhoria para ambas as partes, para a empresa que consegue alcançar esse desempenho melhor do colaborador e para o colaborador que tem mais qualidade de vida no trabalho e mais satisfação por isso é importante apurar o clima organizacional de determinada entidade.

A estrutura organizacional é de extrema importância para qualquer tipo de entidade, pois é através da mesma que iremos identificar toda a estrutura de determinada empresa, muitas vezes a estrutura é exemplificada com um organograma identificando a hierarquia e divisão em departamentos. Porem elas vão além de uma simples estrutura, servem de instrumentos para gestores possam enxergar para onde estão indo os esforços e se todos convergem de acordo com o planejamento da empresa, até mesmo pode ser utilizada para uma análise gerencial mais detalhada sobre algo departamento especifico tem uma visão mais ampla de como a empresa está funcionando.

Existem dois tipos de estrutura organizacionais elas são a formal e informal, as formais ainda são divididas em funcional, territorial, clientes, processos, projetos, matriarcal e mista. O aspecto formal da organização abrange problemas de estruturas, normas, métodos e processos de trabalho, já a estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.

  1. OBJETIVOS

O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional para qualquer empresa é maximizar cada vez mais, suas relações com os colaboradores. Oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho.

A pesquisa de clima organizacional tem uma utilidade muito grande. Tanto para conhecimento da motivação dos colaboradores, quanto para saber o que pode e tem que ser revisto.

  1. JUSTIFICATIVA

O diagnóstico organizacional é primordial para a empresa, pois sendo observada a atividade empresarial é possível identificar alguns pontos relevantes para a gestão através de tal diagnóstico como, por exemplo, táticas, estratégias e operação, de acordo com a análise do andamento da empresa.

Sendo assim, identificar e investigar os problemas organizacionais, visando a melhor forma de otimizar procedimentos para serem aplicados ou encontrar alternativas para resolução de problemas é uma das grandes vantagens do diagnostico organizacional, pois é possível observar de maneira mais clara todos esses pontos, contribuindo assim, para a melhoria nos resultados.

Além disso, o clima organizacional afeta diretamente o desempenho da empresa, pois está ligado com a interação entre pessoas, comportamento, satisfação com o trabalho e empresa. Desta forma, é essencial para o sucesso de uma empresa ter um clima organizacional agradável.

Por fim, é de extrema importância que a organização faça tal diagnostico, utilizando essa ferramenta a favor de uma boa gestão, contribuindo para a melhor analise da “saúde” da empresa e para poder resolver problemas que interferem no andamento e bem-estar de seus funcionários.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Estrutura Organizacional

“Qual a possibilidade de uma casa desorganizada funcionar corretamente? Imagine uma casa onde mora uma família numerosa, e como em toda e qualquer moradia, precisa de cuidados, manutenção e principalmente organização, de forma que todos possam viver pacificamente.” (Marques, José. 2016)

Deste modo, podemos classificar a definição básica de estrutura organizacional, se assemelhando muito a maneira como uma casa é gerida, podendo ser eficiente ou não, dependendo da maneira como ela é administrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com