TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

NOME: ANA PAULA DE OLIVEIRA SILVA

RGM:103.6783

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1º SEMESTRE

TURMA 2016/1

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO GERAL I

Atividades das aulas 3 e 4

1. Após a leitura da aula 3, responda:

  1. Quem foi Henri Fayol? (mínimo 4 linhas) (0,75)

R: Jules Henri Fayol nasceu em Istambul em 29 de julho de1841. Filho de pais franceses, seu pai, André Fayol, foi um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos: Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este sempre hostil as ideias do pai.Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da ideia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as consequências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.Fayol foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial Geral. Criou o Centro de Estudos Administrativos, no qual semanalmente reuniam-se pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam alguns nomes como: Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick. Sua visão, diferente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de gerente diretor. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry Fourchambault de Cazeville, que estava em falência. Restabeleceu a saúde econômica e financeira da empresa. Após seus 58 anos de estudos, pesquisa e observação, reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral, em 1916.Aposentou-se deixando a empresa dentro de uma situação de notável estabilidade. Ele dedicou seus anos de aposentado para demonstrar as consequências satisfatórias da previsão cientifica e dos métodos adequados de gerência.

Fayol defende a flexibilidade administrativa, calcada na experiência e conhecimentos tácitos, em detrimento de saberes teóricos e de posturas rígidas no planejamento e execução do trabalho. Faleceu em Paris, em 19 de novembro de 1925 (ARTIGONAL, 2012).

  1. Explique qual era o objetivo do modelo clássico ou Teoria clássica da administração de Fayol? Mínimo 4 linhas) (0,75)

R: O estudo da Teoria Clássica da Administração de Henri Fayol possibilita ao administrador ampliar a sua visão sobre o funcionamento da empresa, no que diz respeito aos papéis e às funções, e apreender novos conhecimentos mediante os princípios.

De forma simplificada, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização ou a empresa deveria possuir para ser eficiente.

Assim, tomavam-se como ponto de partida a organização e a estrutura global para garantir a eficiência de cada uma das partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.

A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização, a qual partia da estruturação de toda organização e chegava, finalmente, ao indivíduo.

Henri Fayol dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência. Esses princípios são úteis para estruturar qualquer organização, seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com