TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO

Por:   •  14/8/2015  •  Monografia  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

Marcus Vinicius Cavalcante Ale 1044829

Fisioterapia

 

LESÕES NO ESPORTE: EM ATLETAS DE ALTO NÍVEL PRATICANTES DE FUTEBOL DE CAMPO. UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Orientador: Prof. Luiz Fernando A. Selistre

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

2012

LESÕES NO ESPORTE: EM ATLETAS DE ALTO NÍVEL PRATICANTES DE FUTEBOL DE CAMPO. UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

                       

RESUMO

O futebol é um dos esportes mais praticados nos dias atuais e também um dos mais queridos envolvendo todos os tipos de sentimentos de seus admiradores. Um esporte que exige muito esforço físico e que os atletas sejam submetidos a uma intensidade muito grande a ocorrência de lesões de diversos tipos são muito comuns nessa modalidade esportiva.O estudo obteve dados com base revisões bibliográficas através de artigos e revistas relacionadas sobre o assunto .Esse estudo teve como objetivo mostrar qual é o tipo de lesão mais freqüente na modalidade e qual o mecanismo da lesão. Os resultados encontrados foram baseados em artigos que falam sobre o assunto e a conclusão foi que lesões musculares e ligamentares são as mais comuns na pratica dessa modalidade.

Palavras Chave: Futebol, lesões no futebol, esforço físico, modalidade esportiva.

ABSTRACT
Football is one of the most popular sports today and also one of the ones involving all kinds of feelings of his admirers. A sport that requires a lot of physical effort and that athletes are subjected to a very great intensity the occurrence of various types of injuries are very common in this type sports.O study obtained data based literature reviews through articles and related magazines on the subject. this study aimed to show what kind of injury more common in the sport and what the mechanism of injury. The results were based on articles that talk about the subject and the conclusion was that muscle and ligament injuries are the most common in practice this modality.

Keywords: Football, soccer injuries, physical exertion, sport.

INTRODUÇÃO

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo onde há um enorme envolvimento das pessoas que vivem ou praticam esses esporte.Trazido para o Brasil por Charles Miller que havia viajado ainda criança para Inglaterra para estudar onde conheceu esse esporte e no seu retorno ao Brasil decidiu trazer para onde nasceu e desde então tornando esse esporte uma paixão nacional. (KAROLINE BERTUOL M., CALÇADO D., et al 2010).

Há relatos na literatura de que a primeira partida de futebol em terra brasileira foi realizado no dia 15 de abril de 1895 em São Paulo entre os FUNCIONÁRIOS DA CAMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIÁRIA SÃO PAULO RAILWAY e o primeiro time a ser formado na Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888. (KAROLINE BERTUOL M., CALÇADO D., et al 2010), (LIMA, et al 2002).

Pelo fato do futebol brasileiro ser fruto de uma experiência trazida por Charles Miller da Inglaterra o uma grande rivalidade entre Brasil e Inglaterra nesse esporte. Os ingleses dizem que são os verdadeiros inventores do futebol no entanto os brasileiros dizem que são os criadores do futebol arte jogados nos dias atuais. (LIMA, et al 2002).

Isso é uma discussão que não terá um fim tão cedo, porem o futebol vem evoluindo conforme o passar dos anos, regras, campeonatos, times, jogadores, entre outros itens foram surgindo com o passar dos anos tornando então o futebol um esporte de conhecimento de classe mundial onde os atletas praticantes dessa modalidade encontram um meio de ganhar a vida com o que gostam de fazer que é jogar futebol. (KAROLINE BERTUOL M., CALÇADO D., et al  2010), (LIMA, et al 2002).

A profissionalização do futebol brasileiro começou a ocorrer na década de 20 onde os clubes já existentes tentando arranjar uma forma de atrair jogadores para seus times decidiram então pagar salários e gratificações a esses atletas assim acabando com o amadorismo do esporte e no inicio da década de 30 as entidades de Rio e São Paulo decidiram oficializar o profissionalização do futebol tornando assim um esporte que era apenas para lazer e diversão entre os praticantes para um meio de ganhar a vida se tornando um atleta de futebol profissional. (KAROLINE BERTUOL M., CALÇADO D., et al 2010), (LIMA, et al 2002).

Com a profissionalização do esporte, campeonatos foram criados e os vencedores conquistariam prêmios “em dinheiro” então a pratica do esporte começou a ser mais intenso assim nascendo as primeiras rivalidades e também ocorrendo as primeiras lesões devido a pratica excessiva do esporte e também devido o aumento da intensidade com que o futebol estava sendo jogado. (KAROLINE BERTUOL M., CALÇADO D., et al 2010)

Nos dias atuais o futebol virou uma industria onde seus atletas tornaram-se vitrine para patrocinadores, com muitos jogos em um curto período de tempo, viagens de longa duração em um curto período, inúmeras competições dentro de uma temporada favorecendo então o surgimento de diversas lesões nos atletas praticantes da modalidade. (KAROLINE BERTUOL M., CALÇADO D., et al 2010)

As lesões esportivas no atleta praticante de futebol são as mais diversas possíveis e tem a suas predominâncias como por exemplo goleiros com tendências a terem problemas maiores em membros superiores, laterais, zagueiros, meio campistas e atacantes com prevalências de lesões maior em membros inferiores porem isso também é muito relativo pois o futebol é um esporte onde existe muito contato físico entre os atletas e qualquer um deles seja da posição que for, estão dispostos a terem lesões de qualquer tipo e em qualquer lugar do corpo que é seu instrumento de trabalho. (BRITO et al, 2009).

Devido a intensidade e frequência com que esse esporte é praticado lesões como contraturas musculares, entorses e microlesões musculares tem como tendência a surgirem com mais frequências que as outras, porem nenhum tipo de lesão pode ser descartada dessa modalidade. (BRITO et al, 2009).

“Segundo o fisiologista da Unicamp  Clodoaldo de Chechi e o medico ortopedista Dr. Osmar de Oliveira em um levantamento realizado em 2009 em 8 clubes que estariam envolvidos em no mínimo duas competições de alto nível no futebol brasileiro foi possível notar que “posição em campo : meio-campista( 52 casos), atacantes(49), zagueiros (40), laterais(23) goleiros(7). ( na verdade, os jogadores de meio de campo machucam-se menos que os atacantes, porque a maioria dos times jogam com mais jogadores no meio do que no ataque).  local de lesões : coxa ( 58 casos) , mais na parte posterior que na anterior), joelho (40 casos), tornozelo(27), adutores ( 21), panturrilha( 9 casos)  ( 25% das lesões de joelho foram de ruptura do ligamento cruzado anterior, a mais grave para um jogador de futebol)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com