TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

TRABALHO EM GRUPO – TG

Marcos Vinicius Oliveira de Souza – RA 1322791

POLO

Itanhaém

2013

LIVRE COMÉRCIO

As zonas de livre comércio foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, diversos países se uniram para a formação de organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de vários tipos, entre eles, as zonas de livre comércio com o objetivo de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias nos países membros. O propósito da área de livre comércio é instigar o comércio entre os países participantes.

http://portogente.com.br/portopedia/o-que-e-zona-de-livre-comercio-78729

Além das zonas de livre comércio foram criadas as uniões aduaneiras (abertura de mercados internos entre os países membros ou com nações externas) ou de mercados comuns (livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais). As áreas de livre comércio são criadas por meio de acordos de livre comércio (ALCs) entre dois ou mais Estados.

Existem diversas modalidades de Zonas Livres de Comércio:

"União Aduaneira" - Adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países membros.

"Mercado Comum" - Elimina tarifas alfandegárias, capital e mão-de-obra entre os países membros e permite a livre circulação de pessoas,

"União Econômica e Monetária" - Elimina tarifas alfandegárias, unifica a moeda em circulação entre esses países. Ex.: União Européia e permite livre-circulação de cidadãos dos países membros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_livre-com%C3%A9rcio

Entre os blocos de livre comércio há o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), criado em 1991, com o objetivo de instalação de zona de livre comércio, eliminação de barreiras alfandegárias e união aduaneira. Os membros do MERCOSUL são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O livre comércio aquece os setores devido à redução ou isenção dessas taxas que seriam bem maiores caso não houvesse o acordo entre países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com