TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE

Estácio - FACITEC

2018

ANNALU CARLOS

KELE ALBUQUERQUE

MARCIO ZARANZA

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de operações, produção e serviçoes.

Prof. Átila Rabelo

Brasília

2018


Resumo

Introdução

        O artigo trata de um estudo sobre Administração da produção e gestão da qualidade realizado na empresa Metta Galvnoplastia Ltda, fundada em 2009, situada no município de Santa Cruz do Sul, com uma área de aproximadamente 70 m², tendo como objeto o caso da produção de espetos.

A administração de produção está ganhando destaque devido a necessidade do mercado de produtos com maior qualidade e menor custo, rápido desenvolvimento de novas tecnologias é uma das modificações realizadas pelas organizações.

Fundamentação Teórica

Administração do produto: deve ter como foco atender as necessidades do cliente: quando eles desejam, como desejam e quanto desejam pagar para atender essa necessidade.

Produtividade: é muito importante dentro das empresas sendo desta forma a maneira que pode ser controlada a sua produção, minimizando os custos com materiais agregados ao produto. Isso retrata a forma que é utilizada para produzir um bem ou produto, tendo o menor custo possível agregado a ele, dentre outras formas de redução de custo, através de melhorias dentro de seu processo como, mudança de layout, procedimentos operacionais, treinamentos etc. Podemos dizer também que o aumento da produtividade pode gerar vários benefícios, que atingem a empresa, os trabalhadores e a sociedade como um todo.

Eficiência: é a relação entre o que se produz pelo que deveria ser produzido, onde podemos utilizá-la, para o controlar as atividades auxiliares, com o objetivo do aumento da produção sem necessidade de investimento de capital e mão de obra adicional. Tanto o índice de produtividade quanto o de eficiência são calculados (num dia, num setor, num processo) tomando por base as seguintes informações:

Índice de Eficiência = Produção x Tempo Padrão/Tempo total de trabalho

Qualidade dos produtos: A forma encontrada pelas empresas de manterem seu produto em um mercado tão competitivo é colocar cada vez mais produtos com qualidade. Para isso se fez necessário encarar o processo industrial não como algo perfeito, produzindo produtos absolutamente iguais, onde inúmeras causas não detectadas produzem pequenas alterações de uma unidade do produto para outra. O problema não se resolve somente possuindo novos equipamentos, mas também com uma adoção de uma metodologia de trabalho que permita controlar falhas, de forma que não apresentem consequências a qualidade produtos.

Controle do ciclo operacional: Para as organizações podemos dizer que, o ciclo operacional inicia-se desde a compra dos materiais necessários até possuirmos o produto final, quando da venda ou do recebimento dos recursos. Quanto maior volume de produção ou maior o tempo para se concluir o ciclo operacional, maior será os recursos que deverão ser utilizados, para uma determinada produção de produto ou serviços prestados, quanto menor o tempo de ciclo menor será os recursos utilizados.

Balanceamento de linha: todo posto operativo ou estação de trabalho, necessita de um determinado tempo para executar sua tarefa, quando os tempos gastos nessas operações são iguais, podemos dizer que a linha está balanceada, pois, o aumento ou diminuição da produção depende apenas da cadência ou velocidade definida no sistema, porém, quando esses tempos são diferentes é necessário um estudo adicional. Em sistemas produtivos onde se possui vários postos de trabalho o balanceamento de linha torna-se uma ferramenta importante, pois possibilita a produção, com o balanceamento dos postos de trabalho de maneira que se consiga trabalhar com o mesmo tempo para cada posto.

Procedimentos Metodológicos

A metodologia para esse estudo foi a maneira que realizamos o estudo, através de pesquisa bibliográfica, entrevistas com diretor e colaboradores da empresa, assim enriquecendo muito, as informações que necessitávamos para elaboração dos estudos. 

Para concretizar o estudo, do ponto de vista metodológico, foi realizada uma abordagem qualitativa com o objetivo de buscar uma análise profunda da empresa Metta Galvanoplastia Ltda., verificando seus procedimentos e suas funcionalidades como: Produtividade e eficiência da sua produção e a qualidade de seus produtos, propondo melhorias, visando um aumento da receita contínua.

Coleta e Análise de dados

Buscando identificar as técnicas de como são feitos o acompanhamento e o controle da produção de espetos da empresa Metta Galvano, evidenciou-se que a administração da produção é feita pelo próprio gestor da empresa, além do controle da qualidade dos produtos. Não existe um controle burocrático como planilhas de eficiência e produtividade, onde sua produtividade é controlada apenas pelo número de espetos produzidos.

Com o objetivo de analisá-los, produtividade e eficiência, com essa metodologia estudada se propôs a criação de um diário de bordo da sua produção, para poder assim acompanhar e verificar o que está sendo produzido, qual o tempo que se está perdendo durante a produção por algum determinado motivo. Com essas informações conseguiu-se iniciar o processo para calcular a capacidade de cada etapa da produção de espetos: Corte, apontamento e polimento do espeto. Com a coleta desses dados obteve-se um resultado de quantos espetos está sendo produzido por hora bem como calcular a capacidade de produção da empresa, conforme o resultado de cada etapa do processo.

Através de incentivos aos colaboradores foi criado um novo processo de polimentos dos espetos que antes era completamente manual, bem como houve uma nova conformação dos equipamentos visando melhorias de segurança e ergonomia aos funcionários.

Através da planilha de acompanhamento das informações lançadas pelos funcionários da empresa como podemos observar, chegou-se ao resultado de quantas peças são produzidas por minuto em cada operação do processo, feita assim uma média para termos como base para calcularmos a capacidade de produção de cada etapa do processo. E através dos resultados que foram encontrados, conseguiu-se calcular a quantidade de produção diária do processo de corte, apontamento e polimento dos espetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (997.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com