TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 2

Com o crescimento do mercado automobilístico as empresas estão a procura de melhorias com estudos nas diversas áreas da Administração e na Engenharia de produção para se mantiverem no mercado de competitivo, as empresas estão em busca de novas formas para baixar custos, agregar valores aos produtos com inovações nos processos e na gestão.

 ESTRUTURA MODULAR

A partir dos anos de 1990 o governo brasileiro passou a adotar novas politicas econômicas envolvendo as empresas automobilísticas e ampliando o mercado através do MERCOSUL. Assim tendo como consequência o estabelecimento e crescimento das empresas brasileiras com maiores investimentos e tornando altamente competitivas do mundo.

Através das ampliações de mercados e aberturas econômicas do sistema governamental brasileiro trouxeram alguns índices negativos. No início as grandes empresas eram familiares e de pequeno e médio porte e ocorriam muitos atrasos tecnológicos não sendo possível de realizar investimentos com as exigências do mercado.

Houve uma redução de numero das empresas do setor em 1990 existiam cerca de 2000 empresas e hoje cerca de 250. Outro fator foi à aquisição de empresas antes familiares por empresas multinacionais do setor, a fusão entre empresas e joint venture a fim de possibilitar novas tecnologias que atendam o mercado.

Estas empresas foram ganhando o espaço no mercado e se tornando líder, por ter alta produtividade, avanços tecnólogos e cada vez mais diminuindo seus fornecedores.

Algumas optando em utilizar o processo produtivo Consórcio Modular que consiste em uma parceria entre empresa e seus fornecedores, onde os riscos e investimentos são compartilhados em busca do mesmo resultado.

Onde todo o foco da produção passa a ser dos fornecedores com o objetivo l é redução de custos e tempo de produção, aumentando a competitividade dos produtos, divisão de investimentos, custos e riscos entre os consorciados e a empresa líder.

O consorcio modular tem como principal função modular a transferência de tecnologia de montagem da empresa do projeto par as empresas fornecedoras. Todo o processo de montagem pelos fornecedores de modulares, obrigações e responsabilidade bem definidas entre as empresas, sendo que a qualidade final é de responsabilidade da empresa líder.

Sendo assim o que atrai as empresas investirem no consorcio modular é a combinação de organização e divisão do mesmo produto para que se atinja o mesmo êxito com menores investimentos e responsabilidades.

Através da figura 1: Escada de Transformação no Consorcio Modular Fonte: Collins, Bechler & pires (1997) podemos entender o processo do consorcio modular.

 A FÁBRICA DE RESENDE

O primeiro surgimento do Consórcio Modular começou na indústria brasileira automobilística da Volkswagen em Resende, no Rio de Janeiro. Idealizado por Jorge Ignácio Lopez de Arriortua, que anteriormente trabalhava na General Motorsl.

Sendo a única da montadora que fabrica caminhões no mundo. A empresa começou a sua atividade de fabricação de caminhões e chassis para ônibus aqui no Brasil com a compra da Crysler em 1979 e depois com a fusão com a Autolatina, união da Volkswagen com a Ford no Brasil.

Com o fim da Autolatina em 1994 a empresa foi obrigada a construir a sua própria planta e complementou o projeto piloto de Consórcio Modular.

Para a construção da planta e integração do consorcio modular foi preciso dividir a planta em 7 módulos cada um sob-responsabilidade de um ou mais parceiros.

Figura 1: Consórcio Modular Volkswagen Resende RJ

Módulos Parceiros

Motores Cummins e MWM

Chassis Iochpe-Maxion

Eixos/Suspensão Rockwell

Armação Cabina Tamet

Pintura Eisenmam

Rodas/Pneus Ioche/Borlem/Firestone

Tapeçaria VDO

Assim, a Iochi/Maxion é responsável pela montagem do chassi, sistema de freios, chicote elétrico, linhas de combustível, linha de transmissão e caixa de direção. A Rockwell/Braseixos é responsável pela montagem dos eixos, molas, amortecedores e barras estabilizadoras, formando os kits de suspensão. A Remom realiza a montagem do conjunto roda e pneus. A MWM e Cummins são responsáveis pela montagem final do motor, sistema de transmissão, sistema de direção e pelo sistema de freios. A VDO é responsável pela montagem de bancos, painel de instrumentos, revestimentos internos, vidros e chicote elétrico. Também é de sua responsabilidade a montagem da cabine completa sobre o chassi. A Tamet é responsável pela montagem da cabine a partir das peças estampadas. E a Eisenmann é responsável pela pintura da cabine.

A escolha da fábrica de caminhões em Resende com o Consórcio Modular foi o fato de que o projeto de um caminhão e chassi de ônibus é menos complexo e é mais fácil de ser modularizado do que o projeto de um automóvel, e por estar afastada dos grandes sindicatos no ABC paulista, visto as alterações providas pelo Consórcio Modular no sistema de organização do trabalho.

No Consórcio Modular o contrato entre a montadora, líder do consórcio, e os consorciados, tem um prazo mais elástico. E o relacionamento entre a VW e os consorciados baseia-se na repartição dos investimentos, dos custos, das responsabilidades e dos riscos, o que o diferencia da relação simples de exterioridade proporcionada pela terceirização.

Na fabrica de Resende podemos destacar da Organização do

Trabalho as vantagens do consorcio modular:

• A maior parte da mão de obra pertence à Região de Resende;

• Os funcionários utilizam o mesmo uniforme, sendo diferente somente o logotipo da empresa consorciada;

• Todos os funcionários recebem o mesmo padrão de remuneração e benefícios;

• Há permissão de empréstimo de funcionários entre os consorciados da planta;

• A política de recrutamento e treinamento é comum para todos consorciados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com