TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

BELO HORIZONTE (MG) UNIDADE I

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Trabalho de conclusão do curso administração da produção e operações,

Apresentado ao tutore presencial e a distância da Faculdade

Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de aprovação

Na disciplina do sexto período, sob orientação do professor Roberto Dias.

AUTORES:

Aksa Bruna Amorim Antunes......RA4300075777

Juliana Ferreira Marcia ............... RA9613502468

Marcelo Hitachi Miyata.............. RA4337807465

Michelle Cristiane Costa...............RA1299211238

Valdinéia Santos Moura................RA 4343831769

Nathan Archanjo Souza ............RA 8978221875

BELO HORIZONTE

2014

Introdução

As atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio à produção, dentro da gerência industrial, que leva seu nome. Como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.Para atingir seus objetivos, o PCP administra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo. Da Engenharia do Produto são necessárias informações contidas nas listas de materiais de desenhos técnicos, da Engenharia de Processo os roteiros de fabricação e os lead times, no Marketing buscam-se os planos de vendas e pedidos firmes, a Manutenção fornece os planos de manutenção,Compras/Suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoques, dos Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento, Finanças fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa, entre outros relacionamentos. Como desempenha uma função de coordenação de apoio ao sistema produtivo, o PCP de forma direta, ou de forma indireta, relaciona-se praticamente com todas as funções deste sistema. As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um plano de produção. No nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção, obtendo o Plano Mestre da Produção (PMP). No nível operacional, onde estão preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, seqüenciado, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

Identificação da Empresa

Razão Social: Polar Refrigeração Ltda.

Endereço: Av. Dois, 09 – Bairro Presidente Kennedy – Cep.: 32145-170 – Contagem – MG.

Telefone: (31)3036-1965 – Fax (31)3036-1952

Objetivo Social:

Fabricação, comércio e exportação de móveis e modulados específicos para exposição e ou conservação de produtos alimentícios em geral; móveis e modulados para exposição de produtos perecíveis em instalações comerciais tais como, supermercados, açougues, padarias, mercearias, lanchonetes e estabelecimentos similares. Os móveis são fabricados, com predominância de materiais sintéticos, madeiras e aço. Conforme ilustração abaixo.

Fig1 Ilhade congelados Fig.2 Expositor refrigerado Fig.3 Check out Fig.4 Gôndola

Informações sobre a empresa

A Polar Refrigeração é uma empresa Mineira instalada em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde 1994, a empresa desenvolve, produz e comercializa equipamentos para refrigeração comercial atendendo com excelência e respeito revendedores que vão distribuir nossos produtos para os diversos tipos de instalações comerciais em todo Território nacional.

Visão

Estar entre os principais fabricantes do mercado e ser referência de excelência e qualidade em refrigeração comercial.

- Apresentação de um breve histórico da empresa e suas principais áreas de atuação no mercado;

A atuação da empresa e a fabricação de moveis e refrigeradores para o seguimento do comercio varejista de alimentos, atendendo com produtos de estocagem e refrigerados.

Como são calculadas as previsões de demandas, averiguando o aspecto sazonal.

A Previsão de demanda e feita através de cálculos estatísticos baseados nos 2 últimos anos, onde tira-se uma media ponderada, porem o nosso sistema de produção e o o ATO : montagem sobre encomenda (assemble to order).

Calculo processos de produção, como são controlados os estoques de matérias primas

e os tempos de máquinas e horários de funcionários operacionais.

Nosso sistema de controle, foi desenvolvido e alimentando com dados referentes a cada produto produzido, com sua demanda de insumos e matérias para sua montagem, dados relativos a sua manufatura desde a funilaria, pintura, pré-montagem (células) e montagem (linha), compõem toda a cadeia produtiva ou seja, toda vez que vendemos um produto a demanda de material e calculo do PPCP, já esta definido alguns ajustes são feitos devidos a problemas pontuais e variáveis de tempo.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com