TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: Mediante leitura do livro A Administração

Por:   •  4/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Mediante leitura do livro A Administração, do autor Peter Drucker, nota-se que para o autor a premissa básica para um bom desempenho de uma organização é primeiramente detectar qual o proposito da mesma, visto que o lucro e a lucratividade são sim cruciais, porém não são caracterizados como objetivo final de uma empresa.

Para Peter Drucker é o consumidor quem determina o que é uma empresa, parte então desse pressuposto a finalidade das organizações.  Em um mundo cada vez mais globalizado a tecnologia avança de maneira desenfreada, fornecendo assim produtos modernos aos quais a população sente-se pressionada a obtê-los pela comodidade que proporcionam, coisas que antes eram inexistentes hoje fazem parte do dia a dia das pessoas como a internet, por exemplo, que atualmente se tornou ferramenta fundamental de utilidade  tanto para os indivíduos quanto para as organizações.

Ao longo do tempo as empresas se modernizam mais e mais, produtos e serviços se aprimoram de forma significativa trazendo assim conforto e praticidade para os consumidores, a questão é; Até quando a matéria prima de alguns produtos duraria para fabrica-los e quanto tempo seu estoque abasteceria uma população de consumidores ávidos por tais produtos? Nesse quesito as empresas investem em administrar materiais, função esta que dar um grande suporte ao controle do estoque das mesmas.

Contudo, a administração de materiais vai muito além de controlar estoque, esta precisa está preparada para saber o público que compra as mercadorias, as quantidades que precisam ter sempre no estoque para oferta e demanda, tem que esta atenta as inovações constantes que o mercado passa e assim por diante. Um bom gestor de materiais precisa antever suas ações, focar em seus gastos e em seus lucros e contar principalmente com uma equipe qualificada na empresa já que são esses colaboradores que sabem a melhor maneira de conduzir os processos de tarefas nessa organização.

Na administração de materiais o foco se volta para vários setores da organização, no capital humano, nos recursos investidos, na capacitação dos colaboradores, e até principalmente no controle de estoque. As organizações procuram manter sua produtividade baseando-se no que as pessoas se propõem a adquirir, hoje em dia os indivíduos querem muito mais que apenas comprar um produto, querem status, elevar seu ego, algo que proporcione um sentimento de satisfação.  

Segundo Peter Drucker “A inovação pode ser definida como a tarefa que dota os recursos humanos e materiais de novas e maiores capacidades para produzir riquezas” o que leva as organizações a estarem sempre em busca de produtos inovadores que agreguem valor para seus respectivos consumidores e para as próprias empresas, visto que se as mesmas não contarem com um controle de estoque compatível com suas necessidades ou até mesmo na hora do transporte dos produtos, a venda da mercadoria não aconteceria de forma satisfatória para ambas as partes.

A gestão de materiais é de suma importância para as empresas já que ela visa muito mais do que controlar estoque, ela abrange também um conjunto de métodos e praticas que inseridas na produção de um produto ou serviço vai melhorar sua qualidade, sua distribuição e até mesmo na hora da análise do lucro que poderão obter com tais produtos. Um bom gestor precisa está ciente que seu estoque tem que ser administrado por uma pessoa qualificada para tal função, visto que tudo interfere na hora do armazenamento dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com