TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

Por:   •  13/9/2015  •  Artigo  •  10.848 Palavras (44 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 44

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

  1. OBJETIVOS GERAIS

Os objetivos gerais da disciplina Administração de Operações Produtivas são voltados a se conseguir o estímulo ao desenvolvimento das seguintes competências:

  • Visão estratégica
  • Pensamento sistêmico
  • Orientação para processos, para as necessidades dos clientes e para resultados
  • Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas
  • Trabalho em equipe, orientação e empreendedorismo
  • Senso crítico e capacidade de contextualização

III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Buscar o entendimento e a compreensão:

  • De técnicas que auxiliam a melhoria e a prática de gestão, do desempenho e da capacitação das organizações.
  • Da função produção como apoiadora, implementadora e impulsionadora da estratégia da organização.
  • De como a Administração de Operações Produtivas é co-participante do desenvolvimento dos processos de Projeto.
  • Da participação da Administração de Operações Produtivas nos processos relativos aos fornecedores e parceiros.
  • Da metodologia da Administração de Operações Produtivas aplicada aos serviços
  • Da necessidade da função Produção estar focada nas necessidades e satisfação dos clientes.
  • De que a função Produção é uma das responsáveis pelas atitudes de responsabilidade social da organização.
  • De como a função Produção auxilia diretamente na busca da Excelência, através das práticas de gestão adequadas, pertinentes ao produto e ao processo.

Bibliografia:

CORRÊA, Henrique L.. Administração da Produção e Operações: Manufatura e Serviços. Primeira Edição. São Paulo: Atlas, 2004

SLACKS, Nigel e outros. Administração da produção. Segunda Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

O que é Gestão de produção e Operações ?

A gestão de operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando atender necessidades de satisfação da sociedade, quanto à qualidade, tempo, e custo. Além disso deve compatibilizar este objetivo de seus clientes com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos das empresas requerem.  

Toda organização, tem dentro de si uma função de operações, pois sempre gera algum “pacote de valor”, para seus clientes, os quais incluem algum composto de produtos e serviços.

Tomemos como base de exemplos o Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Este aeroporto convenientemente localizado na região central de São Paulo, é hoje o maior aeroporto do Brasil em numero anual de passageiros. Opera com nove empresas aéreas regulares, transportando diariamente 32.000 pessoas através de mais de 90 localidades de todo o país.

Possui uma rede comercial com lojas distribuídas entre as alas norte e sul e o saguão central, oferecendo ao usuário uma série de serviços que incluem lanchonete, engraxataria, cabeleireiro, joalheiro, livraria, banco, posto telefônico, drogaria, casa de câmbio, caixas eletrônicos, locadoras de veículos, lotéricas, perfumaria, tabacaria, e restaurantes.  O Aeroporto de Congonhas é uma minicidade. A empresa responsável pela sua gestão é a Infraero. A missão declarada dessa empresa é: “Atender às necessidades da sociedade relativas à infra-estrutura aeroportuária e aeronáutica, primando pela qualidade, segurança, competitividade e rentabilidade”. A sua visão, também declarada em seu site é: “Ser centros de negócios voltados para o desenvolvimento econômico, elos de uma cadeia logística, integrados à infra-estrutura urbana, comprometidos com o meio ambiente e socialmente responsáveis”.  

Algumas informações estatísticas sobre o Aeroporto de Congonhas impressionam: São 360 pousos e decolagens por dia, de e para 97 localidades, com passageiros usando três salas de embarque e duas salas de desembarque.

Diretrizes da Diretoria da Infraero:

1- Melhorar a qualidade de serviços e produtos com vistas a maior satisfação dos clientes e parceiros.

2- Fortalecer o relacionamento com as comunidades das regiões circunvizinhas ao aeroporto.

3- Otimizar a rentabilidade dos negócios no aeroporto.

4- Ampliar a oferta de serviços e produtos atentando para as necessidades dos clientes e as oportunidades de mercado.

5- Investir, atualizar e manter a infra-estrutura aeroportuária e de navegação aérea em harmonia com o meio ambiente e o patrimônio histórico.

6- Garantir a operacionabilidade da infra-estrutura aeroportuária e de navegação aérea perseguindo elevado nível de segurança e de funcionabilidade para o atendimento de clientes e parceiros.

7- Capacitar e valorizar as pessoas e garantir adequadas condições de trabalho, mantendo elevado nível motivacional e de comprometimento com as diretrizes e os objetivos empresariais.

Observemos então as diretrizes da Infraero, para que tenhamos clara noção do que é o papel da gestão estratégica de operações de um complexo como o Aeroporto de Congonhas. Que se encontra no cerne do atingimento de cada uma delas. Não por acaso, cada um dos itens a seguir refere-se a uma das partes deste estudo:

  • Na “Administração estratégica das operações” do Aeroporto, nunca

perdendo de vista que num ambiente crescentemente competitivo, de clientes e sociedade crescentemente exigentes e concorrentes cada vez mais competentes, os tomadores de decisões operacionais (os gestores de operações) devem sempre levar em conta seu impacto estratégico, tanto para os múltiplos grupos interessados, como para a lucratividade da operação, que em ultima análise impacta a capacidade de reinvestimento. Uma decisão de alteração de local de estacionamento, por exemplo, pode ter impacto não só na conveniência dos passageiros, mas também no trânsito da região onde está o Aeroporto; uma decisão de extensão de horários de funcionamento tem impacto não só para clientes de carga, por exemplo, mas também para os bairros que ficam nas rotas d aproximação. (diretrizes 1, 2, 3 e 5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.9 Kb)   pdf (390 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com