TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE ESTRUTURADA – VISITA A UMA EMPRESA

        A atividade estruturada da matéria Administração da produção e operações me deu a possibilidade de selecionar uma organização para conhecer e analisar a atuação de uma empresa de bens e consumo. E identificar através das entrevistas feitas, a cadeia de valor da empresa e seus principais processos de produção e negócios, além de analisar e aprender com as principais dificuldades dos processos.

Já estou em fase de entrega da atividade estruturada.

I. Organização avaliada: RESTAURANTE GRUTAS ART SABOR.

II. (Nome do entrevistado: José de Souza Netto Proprietário) e também (Gerente de Recursos Humano): Gerente de vendas.

III. Definição da cadeia de valores da Empresa:

        Conforme entrevista com o senhor Jose de Souza, o proprietário da empresa do ramo alimentício, ficou claro que o objetivo é fazer com que todas as pessoas que trabalham na empresa (três funcionários), possam compartilhar e expressar seus valores e trabalho. E com essa atitude ajudar a fazer dos seus produtos competitivos. Realizei uma pesquisa dentro da própria empresa, como o número de funcionários não e grande apenas três pude fazer varias perguntas e conhecer todas as áreas. Que contou com a participação de pessoas, funcionários, que estão diretamente ligados à produção e aos clientes. Foram analisadas com muita atenção todas as respostas, e fiz um grande exercício de interpretação de sua cultura atual, criando assim uma cadeia de valores. Com projeto, trazendo ganhos para todos os funcionários e clientes. Foram definidos alguns valores que tem a missão de identificar os desafios referente aos produtos da empresa, através da avaliação dos resultados e análise com liderança de cada empresa, e a visão de identificar o propósito da empresa com foco no nos produtos alimentícios e derivados e revenda dos mesmo.
Os valores definidos são:

Foco nos produtos da empresa;
        Com a pesquisa que fiz dentro da empresa sobre o que ela produz e comercializa busquei aprofundar no assunto e encontrar o significado desses valores para a empresa e o tipo de comportamento para torná-los realidade dentro do mercado.

O resultado foi o seguinte:

• FOCO NAS PESSOAS: Gerar satisfação para todas as pessoas que se envolvem na organização, através de uma equipe valorizada, competente e realizada, e instruída a realizar as suas funções, e assim agregar valores em todos os sentidos, sendo humanos ou materiais.

1) Estabelecer relação cordial e respeitosa.

2) Considerar o impacto das decisões e ações, visando o futuro dos seus produtos.

3) Buscar o auto desenvolvimento, valorizar e apoiar o desenvolvimento das pessoas, assim podemos interagir e aumentar a produção e vendas.

4) Reconhecer o trabalho e as contribuições das pessoas.

• CONFIANÇA: construir relações íntegras, transparentes e verdadeiras.

1) Tratar positivamente as críticas e buscar soluções.


2) Esclarecer expectativas mútuas e cumprir compromissos assumidos.

• ATITUDE POSITIVA: antecipar e enfrentar as dificuldades e desafios.

3) Interage e colabora com os outros para gerar os resultados desejados.

3) Ser pro ativo, reconhecendo oportunidades e riscos de forma antecipada e agindo rapidamente.

• MELHORIA CONTÍNUA: Buscar constantemente o desenvolvimento, através de soluções simples e inovadoras que gerem qualidade nos serviços e produtos, rentabilidade e produtividade. Através de um processo que busca um caminho a ser seguido, passando por etapas e atividades em desenvolvimentos e formas de planejamento.

1) Ter iniciativa de buscar soluções criativas que desafiam e melhoram o padrão.

• ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Buscar o sucesso de vendas garantindo a sua sustentabilidade financeira.

2) Otimizar os recursos disponíveis, maximizando os resultados.

3) Considerar o impacto das suas decisões e ações na rentabilidade do negócio, no meio ambiente e na sociedade.

        Descrição das principais dificuldades encontradas no âmbito total e os conhecimentos aprendidos em uma situação real, Foi possível perceber que a maior dificuldade a ser vencida diante dos processos dentro da empresa, é a mudança de cultura. Outro ponto a comentar seria a questão do comprometimento. Falar de comprometimento na teoria parece-nos muito interessante, porém se este não se exteriorizar no dia a dia da empresa de nada adianta. Todos aqueles que compõem a empresa são importantes para seu crescimento e precisam se conscientizar tornando o comprometimento real. Precisamos observar que este comprometimento pode depender muito das vezes de uma maior motivação e reconhecimento. A empresa precisa de fato colocar isto em prática, o que poucas vezes ocorre.
Foi levantado também certo desequilíbrio no tratamento interno da empresa. Independente de posições é necessário que os empregados tenham tratamento igualitário por parte dos empregadores, para que não gere descontentamento e por fim descomprometimento.

Foco na Produção e fidelidade dos clientes.

        Dentre os processos de produção da empresa optei por falar do processo de produção sendo neste caso a matéria prima um objeto rotativo com alto custo de armazenagem, difícil de alocar dentro dos meios disponíveis de estoque, sendo que a maioria da matéria prima estraga com muita rapidez, tendo que ser guardado em freezer ou áreas bem refrigeradas, por esse motivo a matéria prima se torna rotativa e rápida no uso. Assim, mantê-los em perfeito estado de conservação e de uso é uma atividade de grande importância nos negócios ao considerarmos os seguintes aspectos, dentre outros:

Proporciona uma boa aparência. Causando boa impressão nos clientes.
Reduz custos de produção, estoque bem armazenado aumenta a vida útil da matéria prima.
Neste caso a melhor maneira de elevar o grau de acerto em todos os aspectos seria uma total e plena organização em todos os segmentos dos setores ate o produto final, sendo um setor altamente dependente do estoque, controle sobre esse setor proporciona fluidez no processo de produção final, agilidade e satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com