TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO PESQUISA DE CAMPO NA COOPERATIVA COOPERFLORESTA

Por:   •  27/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE META - FAMETA

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

PESQUISA DE CAMPO NA COOPERATIVA COOPERFLORESTA

Rio Branco

2016

EQUIPE

Clicia Andrade

Eluana Araújo

Fernanda Correa

Geisibel Santos

Joeli Ferreira

Josiane Sousa

ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

PESQUISA DE CAMPO NA COOPERATIVA COOPERFLORESTA

Trabalho realizado durante a disciplina de Administração do Agronegócio como parte da avaliação referente à A4.

Professora: Cinthia Alves

Rio Branco

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DADOS DA EMPRESA        

3.        HISTÓRICO DA EMPRESA COOPEFLORESTA        

4.        CADEIA PRODUTIVA        

5.        ANTES, DENTRO E DEPOIS DA PORTEIRA        

6.        ORIGEM DA MATÉRIA-PRIMA RECEBIDA PELA EMPRESA        

7.        FASES OU CICLOS DO PROCESSO        

8.        POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR        

9.        AGREGAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO NA ETAPA DE INDUSTRIALIZAÇÃO        

10.  MARKETING        

11.  LOGÍSTICA        

12.  CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

        O agronegócio é conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento, distribuição e consumo dos produtos agropecuários ‘in natura’ ou industrializados. Por ter uma característica diversa relacionada a clima favorável, o Brasil é um país com vocação natural para o agronegócio. Por ser uma atividade de capital intensivo exigindo máquinas, equipamentos e uma tecnologia necessária, exigem também insumos caros e sofisticados.

        Geralmente o agronegócio é associado somente a produtos voltados ao consumo alimentício, porém, é muito mais abrangente.

        O presente trabalho abordará o processo das atividades realizadas na cooperativa dos produtores florestais comunitários – COOPERFLORESTA, onde exercem um trabalho cooperativo envolvendo famílias de comunidades e associações voltadas ao manejo florestal. O manejo florestal licenciado é de extrema importância para a contribuição da proteção do meio ambiente, pois existe planejamento, treinamentos dos envolvidos, reduzindo assim o desperdício da floresta. A procura por madeira certificada é grande e aumenta a acessibilidade ao mercado internacional.

                        

  1. DADOS DA EMPRESA

Razão Social: Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários.

Nome Fantasia: COOPERFLORESTA

CNPJ: 07.537.910/0001-57

Atividade: Manejo Florestal

Endereço: Rua Primavera, nº 199, Baixa da Colina.

  1. HISTÓRICO DA EMPRESA COOPEFLORESTA

A Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários - COOPERFLORESTA é uma pessoa jurídica, sem fins lucrativos, constituída no dia 04 de agosto de 2005, composta por 201 famílias cooperadas e pertencem a 10 comunidades. Antes da criação desta cooperativa já havia o manejo feita somente pelas pessoas das comunidades de forma desorganizada e sem direção. Os manejadores extraíam a madeira, mas não tinham pra quem vender.

Todo o processo que culminou com a constituição e funcionamento da COOPERFLORESTA, foi amplamente discutido entre os Produtores Florestais do Projeto de Assentamento Agroextrativista Chico Mendes, Projeto de Assentamento Agroextrativista Equador, Projeto de Assentamento Agroextrativista Porto Dias, Projeto de Assentamento Agroextrativista Remanso, bem como de cinco comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes. Estas discussões foram conduzidas até meados de 2005 no âmbito do Grupo dos Produtores Florestais Comunitários – GPFC, rede de Associações de produtores florestais que desde o ano de 2001 trabalhou na promoção do manejo florestal comunitário, facilitando o processo de comercialização, a troca de experiências, a busca de solução para os problemas comuns e a construção de estratégias para influenciar políticas públicas voltadas às questões de manejo florestal comunitário.

A gestão da COOPERFLORESTA passou por um processo de profissionalização no final do ano de 2005, fruto do apoio financeiro da Fundação Moore, através de um Programa de apoio à organização administrativa dos empreendimentos de organização coletiva dos produtores florestais. A COOPERFLORESTA iniciou suas operações industriais e comerciais efetivamente a partir de janeiro de 2006.

Desde então, tem funcionado como braço de comercialização de toda a produção extraída nas comunidades de Projetos de Assentamentos Agroextrativistas (PAE) que fazem parte do manejo florestal madeireiro comunitário com áreas certificadas pelo FSC e/ou em processo de certificação no Estado do Acre.

Sua principal função é liderar o processo de licenciamento, extração, beneficiamento e comercialização da produção no âmbito vertical da cadeia produtiva, associando-se a parcerias como instituições de fomento, assistência técnica e capacitação que atuam horizontalmente na cadeia produtiva, principalmente nos elos de licenciamento e extração florestal.

Atualmente trabalha com madeira em tora e madeira serrada, atingindo diretamente mercados do sul e sudeste e mercado externo através de parcerias com exportadores. Também atua no mercado de sementes florestais, fornecendo matéria-prima para viveiros de produção de mudas para reflorestamento na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (166.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com