TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL EM SANEAMENTO BÁSICO: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESA PRIVADA

Por:   •  5/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL EM SANEAMENTO BÁSICO: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESA PRIVADA

Amanda Caroline de Souza Saraiva

                Elâiny Késsia Teixeira Ribeiro

                               Gabriella Arruda Nascimento Nogueira

                                               Luana Jarina Nunes Cordeiro                                                

                                                     Marcella de Souza Coelho

                                                        Raylane Pereira da Silva

Jefferson Izidorio Costa Silva

TURMA: ADM 11

        

MARABÁ

2015/1


RESUMO

Tratamento de água é fundamental quando não se tem um saneamento básico adequado, os problemas ambientais que nos cercam são graves e exigem respostas imediatas, sob esta perspectiva surge à empresa privada que entra no mercado de trabalho com uma visão totalmente estratégica sobre o respectivo assunto, com o âmbito de solucionar essa problemática onde o Governo público deixa a desejar... CONTINUAR

Palavras-Chave: Água; Saneamento Básico; Ambiental.


CARACTERIZAÇÃO

Através do presente memorial descritivo, iremos apresentar a relevância de uma empresa de tratamento de água e soluções ambientais diante da necessidade do município de Marabá, relacionada à água tratada, demonstrando soluções para este emblemático problema.  

A empresa apresentada atua no mercado desde 2012, sendo especializada no Tratamento e Reuso de Água e Esgoto (Efluentes); Venda, Manutenção e Instalação de equipamentos para filtragem em ambientes industriais, laboratoriais, hospitalares, comerciais e residenciais.  

Um dos principais objetivos apresentados pela empresa é a busca contínua por soluções para a melhor utilização e qualidade da água, desenvolvendo para os clientes projetos modernos, econômicos e ambientalmente corretos, oferecendo também, estratégias que busquem minimizar problemas relacionados à disponibilidade hídrica e ao lançamento de efluentes. A empresa trabalha para desenvolver, projetar, industrializar e comercializar equipamentos, sistemas e soluções para águas e esgotos em residências, comércios, hospitais, escolas, indústrias etc., proporcionando qualidade de vida através do consumo de água potável e de inigualável qualidade, buscando a sustentabilidade ambiental.

 A empresa apresenta ideias inovadoras em soluções para tratamento de águas, saneamento, efluentes hídricos e industriais, propiciando qualidade de vida, responsabilidade Social e Ambiental.

O principal objetivo deste estudo é apresentar soluções politicamente corretas para com o meio ambiente e a população marabaense, demonstrando ideias eficazes para o tratamento de água, e recursos plausíveis para um saneamento básico efetivo, evitando a contaminação de rios e mananciais aquíferos. 

 

METODOLOGIA

Os métodos utilizados para desenvolvimento da pratica supervisionada foram: consultas a livros e sites de pesquisas referentes aos assuntos abordados e se caracterizou como um estudo de caso, de natureza exploratória, e fez uso de entrevista também como análise de documentos internos como estratégia de coleta de dados.

RELATO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. É o conjunto de medidas adotadas em um local para melhorar a vida e a saúde dos habitantes, impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social. Essas medidas devem ser adotadas pelos três níveis de governo (Municipal, Estadual e Federal) e contemplar o abastecimento de água tratada; coleta e tratamento de esgoto; limpeza urbana; manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais.

Em 2007, após décadas de discussões e diferentes projetos de lei, a Lei Federal 11.445 foi sancionada e estabelece as diretrizes nacionais e a política federal ao saneamento. A partir da nova lei ficou definido que o planejamento do saneamento básico está a cargo do município, e a prestação dos serviços pode ser feito pelo ente público municipal ou por concessionária pública e/ou privada. (FONTE: Trata Brasil)

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2013) 82,5% dos brasileiros são com abastecimento de água tratada, 48,6% da população têm acesso, apenas 39% dos esgotos do país são tratados conforme pode ser observado na figura 1.

      [pic 2]

Figura 1 – Porcentagem de brasileiros que são abastecidos com água tratada e os esgotos tratados do pais. (Fonte: Autores)

O presidente do Instituto Trata Brasil, que explica a queda no ritmo de expansão: O Pará tem 2% de coleta de esgoto, é um estado inteiro que não anda. Publicado em 2011, o Atlas do Saneamento mostrou que o Pará, o Piauí e o Maranhão não tinham avançado desde a PNSB de 1989. Também em 2011, dados do Ministério das Cidades mostravam que 36 milhões de brasileiros não tinham água tratada e que menos da metade da população — 48,1% — contava com coleta de esgoto.

Localizado ao sudeste o Estado do Pará, o território as proximidades da bacia do Itacaiúnas, atual município de Marabá. Teve o marco inicial de sua colonização a partir de 1892, com ênfase na exploração e comercialização de riquezas naturais.

De acordo com Soares (1992) Marabá adotou a postura de centro urbano de médio porte, com formação de áreas periféricas e apropriação do espaço urbano pelos diversos grupos sociais, devido ao novo ambiente socioeconômico, decorrente do intenso fluxo migratório à região, em virtude da descoberta de diamantes no rio Tocantins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com